09 maio, 2018

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.


Após uma longa e severa seca de títulos, endurecida pela banalidade com que os portistas do pós-25 de abril se tinham habituado a olhar para as conquistas internas, eis-nos finalmente de volta ao nosso destino. O de campeões!

28º título. Tantos títulos, que porventura alguns deles até nos podem motivar breves lapsos ou confusões de caras e de nomes, como ocasionalmente ocorre quando as repetições acontecem em pequenos espaços de tempo. Verdade. Pode acontecer. Menos neste. Este título vamos recordá-lo por muitos e bons anos. Não pela louca alegria de um pontapé certeiro ao 92º minuto, ou pela angústia da espera pelo apito de um tal Calabote. Este título vamos recordá-lo como o do "contra tudo e contra todos"!

Não só contra a tentacular rede de compadrios, interesses e, sobretudo, controlo de todas as vertentes do futebol nacional, dentro e fora das 4 linhas, montada ilegalmente por determinado clube da capital, mas também contra a própria hierarquia do clube, cuja actração passada (?) por comissões e comissõezinhas em jogadores de duvidosa qualidade e interesse, levou a que o clube tivesse que ser intervencionado pelas instâncias europeias, deixando ao recém-chegado técnico, o sonho de poder reforçar um plantel já de si estigmatizado pelo insucesso, com refugo da casa.

Do que se vai ouvindo e lendo, pouco faltará para a imprensa e rivais fazerem do actual plantel do FC Porto, o mais poderoso de Portugal. Os mesmos que o colocavam ao nível do Sporting de Braga em Agosto último. Contudo ninguém se iluda.
Não fomos nós que, no início da época, gastámos largos milhões de euros em contratações para um treinador também ele pago a peso de ouro.
Nem somos nós que tinhamos o dream team treta campeão, já para não falar em padres, polvos e toupeiras.
Deixemo-nos de lavagens cerebrais. O nosso reforço para 2017/18 foi, o ainda virgem em minutos, Vaná.

Agradecendo a arte, empenho e superação dos atletas do plantel, obreiros materiais do título, o meu especial agradecimento por esta conquista, vai inteiramente para Sérgio Conceição e para os Adeptos Portistas.

Sérgio Conceição conseguiu o feito, quase equiparado a milagre, de reunir os cacos de épocas passadas, e fazer deles uma EQUIPA! Todos unidos, sem excepção, na busca de um objectivo. O de serem campeões. O de mostrarem a qualidade que sempre tiveram, e que por tantos factores, muitos deles externos, os próprios já começavam a questionar. O grande feito de Conceição, não foi a "invenção" da profundidade de Marega, ou a perfeita simbiose entre Herrera e Sérgio Oliveira. O grande feito de Conceição foi limpar a cabeça de um grupo estigmatizado de jogadores, e fazê-los sentir que eram campeões. Mesmo antes de o serem.

Se o treinador é o mentor da conquista, nós todos, Portistas, somos a ALMA que empurrou a equipa para a vitória.
A Alma que vibrou e contagiou de esperança, na apresentação da temporada e no longo e vitorioso arranque do campeonato.
A Alma que amparou a equipa nos pesados desaires caseiros europeus, ou nas derrotas da Mata Real e Belém.
A Alma que nunca abandonou os seus, e teve o merecido prémio no passado fim de semana.

Sim, este título também é nosso.

PS. Em tempo de comemorações, quero também endereçar os meus parabéns ao FC Porto B, pela sua vitória na Premier League International Cup, contra o Arsenal, em pleno estádio Emirates. Um brilhante final de época para os nossos miúdos, que chegaram inclusivé a liderar a II Liga, antes da sangria de empréstimos que o plantel sofreu em janeiro. Como cereja no topo do bolo, vamos lá ganhar no Seixal, e ajudar o Ministério Público e FPF a arranjar espaço para o slb na II Liga, ao mandar a formação secundária deles para o Campeonato de Portugal.

Cumprimentos Portistas.

1 comentário:

  1. Boa tarde caros PORTISTAS
    Na hora da vitoria a muito facil falar e ser correcto. No entanto e apesar de tudo nao posso deixar de dar os parabens a todos mesmo a todos os PORTISTAS por este magnifico titulo acompanhado destas fabulosas manifestaçoes de exuberancia vitoriosa, bem como congratular-me com a condecoraçao da CMPorto ao nosso presidente. Bem hajam portanto a todos os obreiros deste feito diveras dificil mas tambem deveras saboroso. Quero deixar uma palavra a todos os adeptos PORTISTAS. Realmente somos diferentes somos muito melhores. Nao e facil nem simples assistir as manifestaçoes de apoio intransigente dos adeptos a equipa mesmo depois de termo perdido em casa com o Liverpool. Essa etapa deste caminho foi fundamental, pois com isso a equipa tornou-se ainda mais equipa e unida em torno de um ideal.
    Espero tambem que tenhamos aprendido com os erros do passado recente em nao nos aburguesarmos por tras deste enorme exito de modo a que com humildade e trabalho possamos continuar a celebrar como o estamos agora a fazer

    OBRIGADO PORTO

    Um portista do sul com muitas saudades do nosso PORTO

    Joao Feliciano

    ResponderEliminar