13 março, 2018

PERDEMOS… GANHOU A MANHA E A ALDRABICE! O PAÍS REJUBILA.


Não, Sérgio Conceição não é o treinador perfeito, comete erros, nem sequer foi uma escolha consensual para o cargo de treinador do FC Porto, disto estaremos todos de acordo.

Mas acho verdadeiramente incrível ler e ouvir algumas das críticas a Sérgio Conceição após a primeira derrota da época numa pocilga pequena e encharcada. Escolheu mal o onze?!?! Errou na abordagem tática?!?! Sinceramente tudo isto me dá enorme vontade de vomitar. O FC Porto sem 5 titularíssimos, dois dos quais fundamentais na manobra ofensiva da equipa (Soares e Marega), sem o seu melhor defesa e sem o seu melhor médio, queriam que Sérgio escolhesse que jogadores? Oliver em vez de André André… O espanhol tem feito uma época muito abaixo do que pode e sabe fazer, num terreno encharcado frente a uma equipa que fez tudo menos querer jogar futebol, não creio que adiantasse muito mais do que André André, apesar deste também não ter jogado bem.

Por mais que me esforce, não consigo apontar nada ao treinador nesse caso concreto, nem em termos táticos, nem na escolha dos jogadores, dados os enormes constrangimentos com que se tem debatido ao longo das ultimas semanas, sem nunca se ter queixado, contrariamente a outros treinadores com folha salarial bem melhor que a de Conceição.

É simplista dizer que foi apenas um dia mau, e que algum dia haveria de aparecer a derrota mas sejamos totalmente sérios e honestos connosco próprios: em 125 anos de história o FC Porto nunca acabou uma época invicto nas provas internas, muito dificilmente seria justamente este ano em que tal aconteceria, com todos os constrangimentos que se conhecem, nomeadamente os financeiros com óbvias implicações na construção do plantel, uma fatura que apenas uma pessoa está a pagar (depois de tanto dinheiro mal gasto nos últimos anos!)!

É verdade que do ponto de vista teórico, tínhamos todas as condições para levar de vencida aquele jogo naquele pantanal, e que podíamos ter jogado bem mais e melhor, mas não é honesto esconder os vários fatores específicos (nomeadamente os climatéricos) em que decorreu o jogo.

Por mais que façamos o pino, que viremos e reviremos o que se passou, Sérgio Conceição teve 1000% de razão em tudo o que disse, quer na flash interview, quer na conferência de imprensa. Já disse isto mais de mil vezes e repito-o sem nenhum problema ou complexo, todas as equipas têm o direito de utilizar as táticas que entenderem, sejam eles autocarros de 9 defesas ou táticas suicidas de 9 avançados. O que as equipas, sejas elas quais forem, não têm é o direito de serem manhosas e aldrabonas, com o único objetivo de simular e enganar do primeiro ao ultimo minuto do jogo.

À parte de todas as nossas óbvias responsabilidades no mau jogo realizado, há jogadores do Paços de Ferreira que deveriam ter vergonha na cara por aquilo que repetidamente fizeram a partir do minuto em que marcaram o golo. Ultrapassaram-se todos os limites da decência, exagerou-se até ao nível máximo do nojo, não é possível pensar-se que vale tudo para sacar um mísero ponto ou uma vitória que tire uma equipa da linha de água. Uma coisa é uma equipa defender em bloco baixo, tentar baixar os ritmos de jogo durante a maior parte de um jogo, e depois nos últimos 5/10 minutos simular uma ou outra lesão. Outra coisa completamente diferente é ver jogadores a simular lesões aos 25 minutos de jogo e isto prolongar-se e acentuar-se durante os 90 minutos de jogo. Claro que se o resultado não lhes é favorável, acabam num ápice as lesões, as manhas, a aldrabice e tudo o que sejam táticas nojentas de enganar tudo e todos. Só vejo duas formas de tentar atenuar essa nojeira: árbitros darem mais minutos de compensação (porque não 10 minutos?!?!) e toda a gente expor ao ridículo jogadas como aquela em que sem ninguém lhe tocar, o GR pacence se atira para o chão, rebolando-se e fazendo parar o jogo mais uns minutos.


O país rejubila com a derrota (finalmente!!!) do FC Porto ao fim de longos e intermináveis 35 jogos mas numa analise séria aquilo que se viu foi tudo menos um jogo de futebol sério, em que duas equipas querem jogar, cada uma com as suas armas e estratégias, mas a quererem jogar futebol.

É dilacerante constatar que perdemos pela primeira vez na época perante uma equipa medíocre e ordinária que sobretudo pretendeu não querer jogar futebol a partir dos 20/25 minutos de jogo. Mas infelizmente é a realidade que temos. Foi-se toda a margem de erro que ainda tínhamos na liderança do campeonato. A partir de agora todos os jogos, com exceção do jogo do galinheiro, apenas têm um resultado possível se o FC Porto quiser ser campeão: a vitória. Ao contrario do que já li por aí não acredito que o nosso rival mais direto perca pontos em 6 dos 8 jogos que faltam, os jogos contra os pequeninos da liga são limpinhos para o nosso rival. Depois eles têm os 2 jogos, 1 contra nós e outro contra o rival da 2ª circular, aí sim jogos com alguma probabilidade de poderem perder pontos. Ainda assim, a partir de agora, é bom que a consciência plena seja a de que qualquer ponto perdido pode ser o fim de um objetivo que já pareceu tao perto e agora parece bem mais longe.

PS: Apesar do tom do post e da muita tristeza e deceção após a derrota na pocilga de paços, continuo a acreditar que é possível sermos felizes em maio. Nos últimos 4 anos, nunca estivemos tâo perto do sucesso, de ganhar algo e de terminar uma época com possibilidade de ter um futuro risonho, com um treinador competente e totalmente enquadrado no clube. No futebol quando as coisas são bem feitas, pode não se ganhar nada uma ou duas épocas, mas mais cedo ou mais cedo o rumo vai dar resultados muito positivos, as vitorias surgirão e as conquistas de troféus serão uma consequência natural do trabalho que se faz. Sérgio Conceição mais do que ninguém merece este ano ser o treinador responsável pela quebra da maior seca de títulos da era Pinto da Costa, ou ganhando a taça ou conquistado o campeonato, ou num cenário épico conquistar a dobradinha. Sim, dado tudo o que tem acontecido, as condições em que se iniciou esta época, os constrangimentos financeiros, etc, etc, conquistar a dobradinha daria direito a entrada no museu, com estátua e tudo!

PS2: Dois dos principais responsáveis pelo nojento e execrável anti-jogo pacense, o seu GR e o seu treinador tiveram a distinta lata de no final do jogo abrirem a retrete e falar de profissionalismo, seriedade e do incómodo em relação às polémicas do futebol português. Ao treinador uma palavrinha, o desejo do pior possível em termos profissionais e que no último jogo do campeonato percas a possibilidade da manutenção frente a uma equipa cujo GR perca 50 minutos a receber tratamento medico por simulação de lesões. Ao GR, que a nojice dos teus atos um dia se vire contra ti, porco de m****!!!!


1 comentário:

  1. amigo, estou mais recomposto e vou comentar, sergio conceiçao no poprto, repito no porto tem de ganhjar e nao ficar nos entretanto como em braga numa final de taça onde a ga nhar por dois e mais um em campo perdeu. Sergio conceiçao esta a passar ao treinador lirico, cheio de manias e convencido que e o outro mestre da tatica, sergio conceiçao teve ja varias liçoes e nunca aoprendeu, continua teimoso, agarrado a emoçao e aos jogadores porreiros. Porque manter jogadores acomodados e sem o espiroto de campeaO VOMO ANDRE2, HERNANI, CORONA , o que tem warris que nao tem paciencia, porque nao jogou reys a trinco, porque nao jogou paulinho e paciencia de inicio, oporque perdendo ja uma taça nos penaltis continuamos sem parcadores serios de penaltis, O JOGO EM PAÇOS ERA PARA GANHAR UM A ZERO, REMATAR DE LONGE E APROVEITAR OS RESSALTOS, TER UMA EQUIPA FISICA E DE LUTA A MEIO CAMPO, Paciencia e melhor que abou dez vezes, tem rimo, esta com vontade, qual a diferença entre galeno e warris? FALTA HUMILDADE A SERGIO CONCEIÇAO E MAIS OU ATINA OU NAO GAN HAMOS NADA ESTA EPOCA MUITO POR CULPA DE MAS OPCOES, NAO NOS PODEMOS ESQUECER QUE MUITOS DOS JOGADORES QUE TEMOS ESTAO HABITUADOS A PERDER E CAEM COM FACILIDADE COMO ABOU, sergio conceiçao falhou rotundamente em paços como ja tinha falhado mcomm om besitkas, o liverpool, o moreirense, o aves apesar das arbitragens, OU SC PRETENDE QUE AS OUTRAS EQUIPAS ESTENDAM AS PASSADEIRAS PARA AS CORRERIAS DO SEU FUTEBOL, PORQUE A AVERSAOM DEN SC A JOGADORES DO MEIo CAMPO?

    ResponderEliminar