06 março, 2018

DISCO RISCADO.


Decerto que todos vós já passaram, alguma vez na vida, por aquela situação irritante da nossa mente empancar numa qualquer música ou refrão detestável, e termos que aguentar impotentes à repetição ad-eternum dos mesmos acordes ou cantilena.

Pois bem, para um portista que já ultrapassou a barreira das quatro décadas, o que se passou na passada semana foi o "bom" e velho disco riscado de desvalorizações e calúnias, que os nossos rivais lisboetas, e seus sequazes dos media, sempre colocaram em momentos de superioridade incontestável do FC Porto. Desde a novela de faca e alguidar em torno do Gelson, até ao argumento de ficção científica pseudo-kafkiano de uma imaginária viciação do resultado da 2ª parte do jogo com o Estoril, de tudo valeu um pouco para nos tentar desestabilizar. Aliás, a previsibilidade alfacinha é tanta, que na minha última crónica tinha finalizado desta forma "Por diferentes razões teremos um país a torcer contra nós. Um país que irá criar todo o ruído para nos desconcentrar e desunir. Um país que irá fazer de tudo para falharmos."

Pena o Euromilhões ser bem mais difícil de acertar.

Desconstruindo ambas as situações temos que:
  • Depois de uma absoluta infantilidade do Gelson Martins, ao forçar literalmente a expulsão no jogo contra o Moreirense, tivemos uma semana surreal no enaltecimento da atitude do Gelson, no pobre Gelson, no humano Gelson, no corajoso Gelson, nas leis injustas. Caramba, só faltou o PAN entrar com uma proposta-lei no parlamento para defesa de espécies ameaçadas, nomeadamente a dos neurónios em extinção nos jogadores de futebol. À última, o Sporting ainda tentou testar a comoção dos juízes do conselho de disciplina, que inacreditavelmente ficaram-se pelo "Nim". Aceitaram o protesto sportinguista, contudo mantiveram o castigo. Já para jogadores portistas, bem que podem ser abalroados por árbitros (Danilo), ou ser expulsos por incompatibilidades de idiomas (Brahimi), que não há "nims", nem sequer uma mínima palavra de apreço.

  • Houve uma clara tentativa de mostrar um Sporting fragilizado, passando o ónus da responsabilidade da vitória para o FC Porto. Querem mais desonestidade intelectual do que esta? Para começar, e falando em titulares indiscutíveis, as faltas eram de 5 portistas (Alex Telles, Ricardo, Tiquinho, Danilo e um inferiorizado Aboubakar) contra 3 sportinguistas (Bas Dost, Gelson e Piccini). Entre as 2 duplas de avançados, apenas 1 golo as separa (38 contra 37) com vantagem leonina. Pelo que por aqui, estamos falados quanto ao impacto no ataque que a falta destes jogadores fazem a ambas as equipas. No entanto, foi estranhamente omitida a importância que Telles e Ricardo têm na manobra ofensiva portista. Colocar um veterano, e um Júnior nos lugares do melhor assistente e do melhor lateral direito da liga, por muita qualidade que tenham, nunca é a mesma coisa.

  • Por fim, numa equipa que se reforçou com jogadores do Barcelona, Real Madrid, um clube que adquiriu jovens promessas portuguesas e brasileiras, fora uns quantos mais para encher plantel, não se compreende o "choradinho" do cansaço, ou da falta de opções no plantel. Que diremos nós, cuja única contratação real foi um guarda-redes para reforçar a bancada, mais três jogadores no mercado de inverno, que apanharam uma locomotiva em velocidade desenfreada.
Bem mais rasteira do que as congeminações futebolísticas acima descritas, foi a cobarde insinuação de compra do resultado do jogo com o Estoril. Cobarde, porque ao contrário de Francisco J. Marques, que tem sido o rosto principal na denúncia às práticas corruptas benfiquistas, o indivíduo que avançou com esta queixa preferiu a obscuridade da sombra para o fazer. Cobarde, porque ao contrário das acusações fundamentadas em documentação e factos divulgadas no Porto Canal (entre outros), esta denúncia é um claro tributo a tempos em que à Santa Inquisição ou à PIDE, bastava o sussurro de uma borboleta para condenar um inocente. Cobarde, porque é uma mentira reles! Basta a simples análise das datas dos documentos originais, para remeter para o campo da cartomancia, o conhecimento das incidências que o Estoril - Porto iria ter. Em Novembro de 2017, data da factura, o jogo seria mais um, entre os muitos que as duas equipas já disputaram. Como prova da inocência portista, temos também a página 54 do recente relatório de contas, em que já assinalava o valor em questão... antes sequer da denúncia ser feita.


Infelizmente, continuamos a ter que aguentar a podridão de um país onde transferências injustificadas entre Benfica e Belenenses, continuam a passar entre os pingos de chuva da lei, e da comunicação social, ao passo que a um movimento contabilístico justificado e legal é colocado artificialmente um manto de suspeição.

No domínio da pura especulação, parece-me uma incrível coincidência as tentativas de César Boaventura em colar o FC Porto a actos ilícitos, com esta denúncia. O objectivo é claro. Puxar o clube azul e branco para o lamaçal onde se encontra a colectividade vermelha, arranjando assim os típicos álibis para a incompetência própria, tão do agrado do rebanho benfiquista.

Mesmo assim, contra tudo e todos, a primeira grande batalha está ganha. Sabendo que até ao final podemos perder uma, ou empatar duas, o melhor mesmo é vencer todas e trazer a festa, em Maio, para os Aliados.

Cumprimentos Portistas

*** Atualização ***

"Paulo Gonçalves detido por suspeita de subornos ligado ao caso dos emails"
Já se começa a perceber o porquê de tanta urgência em criar distrações e atirar areia aos olhos.

1 comentário:

  1. o sporting ja era, agora so para a taça. Depois nao e o pais todo contra nos e quase todo. Nao podemos esquecer e que portugal ja existia muito antes de lisboa ter sido conquistada e anexada. Vieira tera de se demitir e no dia a seguir vai dentro. As invençoes do casp estoril tinham o proposito de calar o vieira outra vez convocado para depor e agora este caso do badocha. OS ATAQUES MAIS CERRADOS VIERAM DA CMTV ONDE UMA TIPA QUE TEM ODIO AO PORTO SO DIZIA BARBARIDADES perante a estupfaçao dos que la estavam, o jornalista tadito fazia de verbo de encher. TEMOS MESMO DE GANHAR, MAS NAO PODEMOS CALAR NUNCA QUE OS LAMPUIOES E OS LAGARTOS SO AINDA ESTRABUCHAM DEVIDO AO PRESTIMO DOS PADRES, SEM ISSO ESTAVAM A 12 PONTOS SEM ESPINHAS. E mais dificil o p+aços de ferreira do que o benfica por isso.............

    ResponderEliminar