05 fevereiro, 2018

UM CAMPEONATO NOJENTO SEM VERDADE DESPORTIVA...


A menos que aconteça um fenómeno extraterrestre, em que os árbitros e VAR´s desatem a tomar decisões de arbitragens erradas a favor do FC Porto, durante uns 5/6 jogos consecutivos, o saldo de erros de arbitragem da presente temporada acabará inevitavelmente por ser demasiado penalizador para o FC Porto.

Não sou eu que o digo, mas sim a generalidade dos comentadores de arbitragem, maioritariamente ex-árbitros, muitos deles insuspeitos de serem Portistas, que factualmente analisaram vários erros de arbitragem contra o FC Porto.

Vamos a contas simples, numa analise séria e racional sobre o que se tem passado, apenas nos jogos do FC Porto, porque com a casa dos outros posso eu bem.

Vila das Aves, penaltie claríssimo por assinalar sobre Danilo perto do final do jogo. Opinião unânime entre todos os comentadores de arbitragem dos jornais desportivos: foi penaltie claro! Resultado final foi um empate. Muito provavelmente 2 pontos subtraídos!

Jornada seguinte no Dragão frente aos rivais da 2ª circular. Decisão péssima do fiscal-de-linha ao assinalar incrivelmente fora-de-jogo a Aboubakar, que se encontrava em jogo uns bons 2 metros, sendo que no seguimento Herrera marcou golo. Ou seja, o senhor nem sequer respeitou o protocolo do VAR de não assinalar fora-de-jogo em caso de dúvida, inviabilizando qualquer decisão do VAR naquele lance. Conclusão, muito provavelmente 2 pontos subtraídos!

Jogo da passada semana em Moreira de Cónegos. O gr moreirense soca literalmente a cabeça de Felipe, nem árbitro, nem VAR, nem AVAR piaram. Opinião unânime entre todos os comentadores de arbitragem dos jornais desportivos: foi penaltie claro! Em resumo, muito provavelmente mais 2 pontos subtraídos.

Sim, como eu, ao contrario da maioria dos “doentes” que comentam em tvs e rádios, tento na medida do possível analisar as coisas seriamente, porque de outro modo entramos no reino da palhaçada que a mim pouco me interessa, é verdade que o FC Porto foi beneficiado no jogo com o belenenses no Dragão. Admitamos que o FC Porto arrecadou mais 2 pontos em virtude do beneficio de arbitragem que teve.

Fazendo contas simples, e descontando todos os outros erros em jogos onde o FC Porto venceu, o FC Porto viu-lhe subtraídos 6 pontos em jogos onde foi unanimemente prejudicado pela arbitragem e viu-lhe serem acrescentados mais 2 pontos num jogo onde foi beneficiado pela arbitragem. Ou seja, são quatro pontos que o FC Porto não tem mas devia ter. E não tem porque os árbitros foram incompetentes e porque os VAR´s não viram aquilo que toda a gente viu.


Se houvesse verdade desportiva neste campeonato, algo que como se percebe não existe porque os erros têm tido geralmente o mesmo sentido, o FC Porto lideraria o campeonato com mais 6 pontos que os seus rivais, com 45 minutos ainda por disputar, ou seja, possibilidade de alargar vantagem para 7 ou 9 pontos.

É diametralmente diferente liderar com 2 míseros pontos de vantagem sobre os rivais ou com 6, 7 ou 9 pontos, uma vantagem que num campeonato como o português em meados de fevereiro é quase garantia de festa em maio. Mas não, durante esses meses de competição aquilo que se fez foi tentar “reanimar um moribundo”, que pouco ou nada jogou durante meses e meses e simultaneamente, “puxar para baixo” a equipa que melhor jogou e mais competente foi (por sinal, a única que passou a fase de grupos da Champions num exigente e difícil grupo) através de indecentes e incompreensíveis decisões de árbitros, VAR´s e AVAR´s.

Assim se transforma um campeonato que, fossem respeitadas as mais básicas regras de arbitragem em alguns jogos do FC Porto, seria um autêntico “passeio” do FC Porto num campeonato renhido e equilibrado em que a diferença pontual entre os 3 da frente se resume a 2 pontos.

Sinceramente, temo os próximos meses, porque os mesmos do costume continuarão na sua imparável caminhada de "puxar para baixo uns" e "levantar outros" e vamos andar nisto até sabe-se lá quando. É cansativo, já enoja e não aparenta que vá mudar nos próximos tempos. Até um dia, que as pessoas definitivamente percam a cabeça...

PS: Reflitamos no seguinte... Paulo Fonseca é neste momento um treinador cotadíssimo que se prepara para ser bicampeão na Ucrânia, depois de inclusivamente se ter apurado para os oitavos-final da Champions League num dificílimo grupo com Nápoles e City (ao contrario de outros génios do treino que fizeram ZERO pontos!)... Lopetegui irá orientar a seleção espanhola no Mundial depois de um apuramento num grupo onde constava a Itália... NES lidera um dificílimo Championship com larguíssima vantagem sobre os rivais, algo incomum num campeonato com estas características. Tudo o que tem acontecido nos últimos meses levanta várias reflexões que não podem deixar de ser feitas agora: terão sido erros assim tão grandes a contratação de alguns dos últimos treinadores? Não foram alguns dos últimos treinadores grandes vítimas de fatores extra-futebol que prejudicaram o FC Porto em momentos-chave das últimas épocas e que depois precipitaram finais de época sem títulos? Tudo isto cheira muito mal...

3 comentários:

  1. Caro RCBC, GRANDE PS de reflexão! Muito pertinente!

    Quanto ao penalty das Aves, bastou ler o zêlo do Rascord relativamente ao lance idêntico que neste fds deu golo ao Tottenham frente ao Liverpool, em q Van Dijk pontapeou Lamela por trás!

    Quanto aos inúmeros fdj inexistentes que nos marcaram...basta ver o golo que deu a vitória do Chaves em Vila da Feira, ontem e como o VAR já funcionou como devia...SEMPRE!

    Enfim...MESMO com todos estes obstáculos que nos vão atirando para a frente do carro, não nos farão sair da estrada!!! Lá chegaremos ao destino em Maio. Na frente, pois claro!

    ResponderEliminar
  2. essa dos treinadores e pertinente , mas tambem tem a ver com as consicoes que a sad ofereceu aos mesmos, lopetegui exagerou nos espanhois de segunda categoria porque nao lhe deram melhores, o nuno tambem bnao teve jogadores para na altura certa ganhar, o fonseca idem aspas, se ao pouco poderio da sad se juntarem as arbitragens ....... a disciplina ....... esta tudo dito.

    ResponderEliminar
  3. No PS, apenas aponto alguma quota parte de culpa a Paulo Fonseca, por ser demasiado imaturo a liderar um balneário de nomes consagrados (Sérgio Conceição com aquela equipa era campeão europeu :-) ). Pois como se sabe, chegou a liderar a liga com margem confortável.

    Quanto a Lopetegui e NES, numa competição honesta tinham sido campeões com relativa facilidade. Nisso não haja dúvidas.

    ResponderEliminar