15 janeiro, 2018

CONCEIÇÃO MERECIA, MAS…


Depois de quatro anos de muitos desvarios financeiros, disparates atrás de disparates, tantos que um só post não dava para enumerar e classificar todos eles, eis que chegamos ao atual momento em que, muito provavelmente, não haverá capacidade de atacar o mercado como deve ser.

Mais do que qualquer outro treinador nos últimos 4 anos, Sérgio merecia um reforço do plantel e merecia-o pelo trabalho que realizou em apenas 6 meses e meio. Pela primeira vez em 4 anos, o FC Porto segue nas 4 competições com hipóteses reais de sucesso, sendo que à semelhança também do que aconteceu sobretudo no ano de NES, tem sido alvo de várias arbitragens inacreditáveis.

O reforço do plantel não consiste em ir buscar um “Vaná desta vida” só para fazer número (tenho o maior respeito pelo jogador em causa, mas alguém percebeu a sua contratação?!?!) mas sim consiste em ir buscar alguém que acrescente, que já tenha algumas provas dadas de preferência num bom campeonato (não um craque das Honduras ou da Estónia), no fundo um jogador que acrescente qualidade ao atual plantel. Não duvido que com lesões à mistura (Brahimi está fora do Estoril) e castigos em catadupa, a excitação dos senhores de preto já os faz expulsar jogadores do FC Porto com uma rapidez que não se vê nos jogos dos nossos rivais, seriam necessários reforços para atacar o que resta da época. Não duvido eu, e não duvida o Presidente ou qualquer outro elemento da SAD.

O problema? O problema reside numa coisa simples que se chama finanças. E que assola qualquer pessoa, instituição ou país quando são cometidos erros graves durante vários anos. Portugal ou a Grécia não estenderam a mão ao FMI por acaso, fizeram-no por se terem cometido muitos disparates durante muito tempo. Depois, teve que se apertar o cinto e pagaram sobretudo os que menos contribuíram para a situação difícil onde se chegou.

E o problema agora é que já não há os milhões, ou pelo menos quem os emprestava já não empresta, que houve para gastar em Imbulas e Adrians Lopez. Oxalá esteja enganado e a SAD consiga dar a Sérgio mais condições para lutar por títulos nesta época, mas sinceramente não acredito. Porque contratar para fazer número, mais vale então estarem quietos.

Este é sobretudo um post crítico de quem nos geriu durante estes 4 anos mas é uma critica construtiva de alerta a que não se repitam os mesmos erros que nos conduziram até aqui. Construir uma hegemonia demora décadas, para destruí-la bastam 2 ou 3 anos...

PS: Nos últimos 10 jogos oficiais, o clube encarnado do minho perdeu 9 jogos e empatou 1 frente ao clube encarnado da 2ª circular... o treinador do clube encarnado do minho, que há uns meses disse ter tido o prazer de trabalhar com Sérgio Conceição e que agora diz nem o conhecer pessoalmente, falou em “erros não forçados” e numa quantidade absurda de perdas de bola com erros não forçados. A verdade é que seria tão lógico pensar que o clube encarnado iria tirar pontos ao clube encarnado da 2ª circular como acreditar no Pai Natal, não me espantou por isso rigorosamente nada o resultado, apenas me surpreendeu não terem sido 5 ou 6. Resumidamente, terá de ser um FC Porto quase perfeito na 2ª volta para chegar ao título, direi que para além dos 2 jogos contra os rivais direto onde naturalmente tudo pode acontecer, a margem de erro do FC Porto resumir-se-á a mais 1 ou 2 jogos no máximo dos máximos. E não, não é por estarmos a falar da Premier League, nem dos nossos rivais serem equipas estratosféricas (nenhum deles se apurou para os oitavos da CL, um deles nem um mísero ponto fez) é por outros fatores que nós infelizmente todos conhecemos (e dos quais pelo menos o Ministério Público também suspeita)...

0 comentários:

Enviar um comentário