20 dezembro, 2017

NEM SÓ DE VERMELHO SE VESTEM OS LAMPIÕES.


Passada meia década de furacões e tempestades no mundo das finanças, os ventos de bonança parecem finalmente querer soprar com força. Vê-se no movimento das ruas, no frenesim das compras, nos rostos mais abertos. Numa altura em que o país está na moda, talvez esta alegria ingênua tivesse influênciado os senhores que regem a ETAR que distribui os caixotes do lixo, afastando de terras lusitanas o odor putrefacto dos seus ditames.

Tempos estranhos estes, onde com uma simples moedinha, conseguimos entrar num stand, trazer o carro, e ainda exigir o troco. Bem menos estranha, é aquele gene humano incapaz de se dedicar simplesmente ao bem dos outros, sem que para isso tenha que desviar para o bolso próprio uns milhares, regados a creme de gambas.

Contudo, nem todas as formas de ganhar dinheiro extra têm de ser corruptas, desonestas ou ilegais. Porque estamos em época natalícia, vou-vos revelar um método absolutamente infalível. 
- Esqueçam depósitos a prazo! Isso não dá nada. Além que O mais certo é, num futuro próximo, terem de pagar aos bancos para eles poderem estourar o vosso dinheirinho à vontade.
- Esqueçam acções ou obrigações! Num dia vocês estão na boa, no outro, um governante qualquer decide criar uma empresa mais tóxica do que Chernobyl para guardar a vossa riqueza. Resultado: ficam sem cheta!
- Esqueçam ouro e prata! Com loja sim, loja sim de compra de metais, acham que sobrou alguma migalhinha verdadeira?

O que está a dar, absolutamente 100% garantido, é fazer um "all-in" no próximo jogo entre slb e Tondela. Penhorem a casa, carro e jóias, que o retorno é muito melhor, e mais seguro, do que as taxas de juro dos países africanos. Duvidam?

Vamos fazer então uma pequena retrospectiva.

Como é sabido, a equipa beirã ascendeu à I Liga na temporada 2015/2016. Equipa jovem, e sem experiência anterior de primeira divisão, esperavam-se dificuldades em manter-se no patamar mais elevado do futebol nacional, dificuldades essas que vieram a confirmar-se, salvando-se sempre, e até à data, no último assalto. 

Quando todos apontavam a equipa tondelense como "bombo da festa" contra os grandes, dois empates contra o Sporting, e uma vitória e uma derrota pela margem mínima contra o FC Porto, mostravam uma equipa lutadora, raçuda, a vender cara a derrota com os seus parcos meios. Na época e meia seguinte, apesar de só conseguir pontuar mais uma vez frente a Dragões ou Leões, não deixou de mostrar-se sempre uma equipa complicada.

O seu histórico nestas 2 época e meia é:

Vs  FC Porto 1V 1E 3D   golos: 1 marcado - 6 sofridos
Vs  Sporting 0V 2E 3D   golos: 5 marcados - 11 sofridos

Se tivessemos acabado por aqui a crónica, teria ficado a imagem de uma equipa pequena, contudo lutadora e honrada. Pois... mas não acaba aqui a história.

Taxativamente, os resultados desta equipa contra o slb são:

0V 0E 5D  golos: 2 marcados - 23 sofridos (!!!)

Acham estes resultados normais? Ninguém atua? É permitido ter as equipas B, C, D... T na I Liga?

Paradoxalmente, até sou da opinião que o slb é inocente neste ponto. Esta aberração acima demonstrada chama-se Nacional Benfiquismo!

Constituído por seres que, por submissão, ou pelo apelo do coração, ocupam lugares de destaque à frente destes clubes, sem no seu ser possuírem um pingo de profissionalismo, ética ou honestidade na defesa das suas camisolas. 

No seu mandato, o Sr. Gilberto Coimbra, presidente do Tondela, contratou Vitor Paneira, Rui Bento, Petit e Pepa. Alguém consegue decifrar um ponto em comum em todos os treinadores que orientaram o clube na I Liga? Será que o presidente também vai ver se eles têm a quota encarnada em dia antes de os contratar para orientar a equipa? 

Como é possível que indivíduos que orientam clubes como o Tondela, mas também o Belenenses, o Setúbal, o Aves entre outros, consigam olhar nos olhos dos filhos, dos netos ou familiares e não sentirem vergonha deles próprios?

E se acham que todos no mundo do futebol são iguais, lembrem-se o que aconteceu em Janeiro de 2016, quando Sérgio Conceição esteve supostamente com um pé no Dragão e outro no Afonso Henriques. Pois é: Venceu-nos!

Isso chama-se honra. 

Algo que cada vez mais parece estar esquecido. No futebol. E na sociedade.

Votos de Boas Festas e um 2018 repleto de títulos, Carago!

0 comentários:

Enviar um comentário