13 outubro, 2017

ATITUDE SÉRIA.


LUSITANO DE ÉVORA-FC PORTO, 0-6

O FC Porto estreou-se na Taça de Portugal com um resultado volumoso perante uma equipa da Distrital de Évora. O Lusitano, não podendo usar o seu campo para a realização deste jogo por supostas faltas de condições, recebeu o FC Porto no Estádio do Restelo., em Lisboa.

Perante o impedimento da FPF para a realização do jogo em Évora pelas condições já referidas anteriormente, seria de bom tom acabar com tanta hipocrisia em que se converteu esta prova. Quando a FPF vem transformar a Taça de Portugal numa suposta festa, alterando o sorteio puro pelo sorteio condicionado, para depois tomar este tipo de atitudes, está tudo dito.


A condicionante introduzida é uma hipocrisia pura. Essa condicionante que coloca a jogar em casa as equipas dos escalões inferiores, é tudo menos uma realidade. Esta noite foi um desses casos. Se realmente o campo do Lusitano de Évora não tem condições para receber um clube grande, então para quê vir com essa treta de dizer que quer colocar os clubes inferiores a jogar perante o seu público? Não me admira que esta situação ocorra porque se o presidente da FPF revela a sua imagem em relação ao actual polvo do futebol português, no que concerne a outras questões, nada me espanta que tenha o mesmo tipo de procedimentos.

Sérgio Conceição apostou num onze apenas com três titulares absolutos e mais um habitual titular (Ricardo Pereira). De resto, deu oportunidade a jogadores menos utilizados e incidiu a sua aposta em Diogo Dalot na lateral esquerda. Um claro sinal de confiança para os jogadores que entraram em campo ficou bem patente desde o primeiro minuto.

Os jogadores corresponderam quase na plenitude e encararam o jogo com grande seriedade, procuraram justificar a aposta e mostraram garantias para o futuro próximo.


Os primeiros vinte minutos foram de assalto à baliza eborense mas efeitos práticos não foram visíveis. O Lusitano resistiu o que pôde, mas à passagem do 20º minuto, Brahimi assistiu Aboubakar e este rematou para o fundo das malhas. Um minuto depois nova jogada pela esquerda dos azuis-e-brancos e Dalot cruzou para a cabeça de Aboubakar que bisava no encontro.

A primeira parte continuou a ser jogada num único sentido. Óliver ainda teve uma oportunidade de golo e o Lusitano chegou apenas com relativo perigo à baliza portista. O intervalo ditava uma eliminatória sentenciada.

Na segunda parte a história do jogo manteve-se. O FC Porto a jogar em ritmo de cruzeiro chegou facilmente aos 5-0 antes dos 15 minutos da etapa complementar com golos de Marcano (50´), Otávio (55´) e Galeno (59´). Entretanto, Sérgio Conceição decidiu poupar bem cedo Brahimi, Aboubakar e Marcano para o difícil jogo da Champions League. Para os seus lugares entraram Galeno, Luizão e Jorge Fernandes, três elementos da equipa B que deram bem conta de si.


Galeno, como já escrevi, fez o gosto ao pé mas perdeu uma oportunidade soberana de baliza aberta. Tal como Luizão, o ponta de lança que esteve a milímetros de facturar na partida. Temia-se uma goleada histórica, no entanto, algumas oportunidades desperdiçadas e, posteriormente, um abrandamento residual do FC Porto impediu um resultado muito mais pesado para o conjunto de Évora.

Aos 90 minutos, Hernâni fechou a contagem na meia-dúzia, com um golo de golpe de escorpião. Num cruzamento para a grande área de Dalot, a bola tabelou nas cabeças de jogadores portistas e lusitanenses e Hernâni num golpe artístico, bateu Laurentino pela sexta vez.

O jogo terminaria pouco depois com uma vitória robusta do FC Porto que fez um belo ensaio para Terça-feira frente ao Leipzig, sem desgastar os habituais titulares. Melhor não poderia pedir o técnico portista, a não ser lamentar mais uma lesão de Soares que ficou inapto durante o último treino antes do jogo para a Taça de Portugal.

O FC Porto desloca-se a Leipzig na próxima Terça-feira para jogar com a equipa local, num jogo a contar para a 3ª Jornada da Champions League. Um bom resultado catapultará a equipa azul-e-branca para a fase seguinte da prova.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: “Houve seriedade durante os 92 minutos”

Respeito e oportunidade aos mais novos
“O mínimo que devíamos ter era seriedade e respeito pelo adversário, são as primeiras caraterísticas para se ganhar o jogo. São forças diferentes e fica aqui uma palavra de apreço pelo esforço que o Lusitano fez. Nos também fizemos o nosso papel, fomos sérios, determinados e ambiciosos, mesmo quando estávamos a ganhar por uma diferença que poderia deixar-nos descansados. Houve seriedade durante os 92 minutos. Também foi importante lançar um ou outro jovem da equipa B e aqui fica uma palavra especial para a sua equipa técnica e nomeadamente para o Folha, que tem feito um trabalho muito bom com estes miúdos. E o mar azul continuou, mais de 4.000 adeptos num jogo da Taça em Lisboa, frente ao Lusitano de Évora, é fantástico”.

E se o jogo fosse em Évora?
“Se o palco não for o melhor, se a relva estiver em piores condições, isso beneficia a equipa inferior tecnicamente. Nós sabíamos que independentemente do campo onde fossemos jogar, estaríamos sempre preparadíssimos para ser muito competitivos, como fomos. Foi uma vitória importante porque teve várias situações que me agradaram, falo dos jogadores da equipa B e também de jogadores menos utilizados, que deram uma resposta fantástica. A motivação é grande, independentemente do adversário.”


A escolha da equipa
“Tinha de ter pelo menos oito jogadores que tivessem sido utilizados nos últimos três jogos. Fora esses, jogou o Sá, que não tinha minutos, o Hernâni, para lhe dar conhecimento, e o Dalot. Se não houvesse essa situação, provavelmente começaria mais um ou outro jogador da equipa B, mas temos de respeitar as regras. Fiquei satisfeito com todos e é Importante dar minutos, porque temos seis jogos para fazer em 18 ou 19 dias e é importante ter toda a gente motivada e preparada para as competições onde estamos inseridos.”

Galeno e os outros jovens
“Tivemos também o Luizão, que entrou no meio-campo de forma muito interessante, o Dalot, o Jorge… O Galeno é um jovem com qualidade, tem feito um campeonato fantástico, à semelhança do ano passado. Fez toda a pré-época connosco, conhece o que é pedido no centro de ataque e na ala. Tenho atenção a todos, há uma interação muito positiva entre equipa A e B. Não podemos tirar deste jogo conclusões precipitadas, mas são jovens a ter em conta, aos quais estou atento.”



RESUMO DO JOGO

0 comentários:

Enviar um comentário