16 setembro, 2017

MEMÓRIA E COERÊNCIA.


O sabor amargo da derrota chegou esta Semana. O resultado, a meu ver, acaba por ser enganador mas penalizou, essencialmente, a nossa ineficácia no último terço e também a falta de soluções no banco para contrariar o conjunto organizado e experiente do Besiktas. Não era isto que queríamos para iniciar a Liga Milionária, mas também não é o fim do Mundo. O apuramento continua perfeitamente em aberto e acredito que neste Grupo não haverá nenhuma que se irá sobressair, sendo a passagem disputada ao limite pelos quatro conjuntos. É hora de voltar a mudar o chip para a Liga, onde nos espera uma sempre complicada deslocação ao Estádio dos Arcos. 3 Pontos são Ouro, Ouro esse que todos esperemos que se possa espalhar sobre o Mar Azul que voltará a invadir Vila do Conde.

A semana ficou também marcada por um “caso” que envolveu o Aboubakar. Penso que todos conhecem a História, não sendo necessário estar com grandes explicações sobre o que se passou. Ponto prévio: Acho que o Camaronês não esteve bem. Acredito que nunca pensou que aquilo se pudesse alastrar às proporções que são conhecidas, muito por culpa da Imprensa afeta ao regime diga-se de passagem, mas a verdade é que a divulgação daquele vídeo, depois da partida e independentemente de ter sido filmado antes ou depois do jogo, era perfeitamente evitável e o nosso Ponta de Lança deveria ter tido esse cuidado, por respeito ao Clube, aos Colegas e aos Adeptos.

No entanto, isto não é motivo para se fazer um caso como a máquina de propaganda benfiquista o tentou fazer. Acredito que uma conversa séria no balneário seja o suficiente para que o Aboubakar perceba que errou e que isto não se volta a repetir. Porém, na minha opinião, esta situação é também uma boa oportunidade para muito boa gente fazer uma auto-reflexão.


Muitos daqueles que imediatamente criticaram o nosso número 9 pela sua atitude, são os mesmos que aplaudiram de pé alguém que teve atitudes como a que é ilustrada na imagem deste meu artigo. Todos conhecemos o contexto da imagem. O FC Porto empatava na Luz, ficava praticamente fora do título, o Treinador do FC Porto Julen Lopetegui acabava de ter um bate-boca à entrada do túnel com o Treinador do nosso rival Jorge Jesus e passado uns segundos acontecia isto. Então, como é que alguém pode criticar o Aboubakar pelo que se vê naquele vídeo e depois tratar como um Herói alguém que tem uma atitude destas, num jogo onde o FC Porto praticamente perdia o título em casa do maior inimigo?

Este é apenas um exemplo, poderia falar das últimas Épocas com Jesualdo onde as faltas de respeito para com o Treinador, Colegas e Adeptos eram constantes, poderia falar das saídas de campo amuadinho, também poderia lembrar o jogo de Lille (um dos primeiros jogos oficiais de Lopetegui) onde depois de ter sido nomeado um dos Capitães decidiu ser o primeiro a abandonar o terreno de jogo sem sequer agradecer aos adeptos que estiveram em França apenas porque foi lançado em jogo já perto do final da partida, entre outros casos de comportamentos menos felizes e pouco dignos de um Profissional do FC Porto.

Obviamente que gostos não se discutem e aceito que existam muitos Portistas, provavelmente a sua esmagadora maioria, que gostem do número 7 do Besiktas, no entanto, não posso aceitar nem permitir que muitas dessas pessoas, após passarem 70 minutos a aplaudir um adversário no nosso Estádio, venham depois atirar-se para cima de um jogador do FC Porto apenas porque ele teve uma atitude que é bastante menos grave do que aquelas que o jogador que tinham acabado de venerar teve com as nossas cores.

Domingo todos a Vila do Conde na luta por mais 3 pontos!

Um abraço Azul e Branco,
Pedro Ferreira

4 comentários: