29 setembro, 2017

CARTA ABERTA AO DR. FERNANDO GOMES: DEMITA-SE DA FPF!


Caro Dr. Fernando Gomes,

Permita-me, antes de mais, dar-lhe os parabéns pela sua recente nomeação pela UEFA para a Comissão Executiva da FIFA. É sempre bom ver que lá fora reconhecem tanto ou mais o seu trabalho que a região de Lisboa e Vale do Tejo, que tão bem o adoptou e onde V. Exa se sente tão à vontade.
Mas o assunto da minha carta é outro: como você próprio reconheceu em texto escrito no jornal A Bola, nem tudo vai bem no futebol português e, cito-o, “existem sinais de alarme no futebol português”. Essa é, digo-lhe já, a única coisa em que estamos de acordo. Mas já lá vamos.

Como ponto prévio, gostaria de me oferecer para o cargo de Data Protection Officer na FPF. Como sabe (ou deveria saber), a UE publicou uma nova Directiva sobre Privacidade de Dados, mais conhecida como RGDP, que será directamente aplicável nos países europeus a partir de 25 de Maio de 2018. Entre várias novidades, as entidades públicas e privadas serão obrigadas a indicar um encarregado de protecção de dados para as suas organizações e também a comunicar pública e atempadamente um ataque aos seus dados e à segurança dos mesmos.

Ora, ao que parece, a FPF, mais que do que nunca, precisa de alguém competente nestas matérias. Depois do famoso “roubo” dos computadores da FPF, sabemos agora que os seus e-mails (sim, os emails do próprio Director da FPF!) são encaminhados por funcionários da Federação para o Benfica. Existe, portanto, um clube do nosso campeonato que teve acesso a toda a sua correspondência profissional e, quiçá, privada. Não é caso de somenos, terá que concordar comigo. Assim sendo, ofereço desde já os meus préstimos para o ajudar nessa difícil tarefa, que é de conseguir que as suas comunicações sejam invioláveis.

Posto isto, felizes de nós se os problemas fossem só estes, Dr. Fernando Gomes. Há mais, como bem sabe, muitos mais. Vamos a isso:

Gostava de saber a sua opinião, se é que a tem, sobre as lavagens de dinheiro e apostas ilegais no futebol português. Sabemos bem que os clubes pequenos vivem afogados em dificuldades, cada vez mais dependentes de receitas extraordinárias para manter as suas actividades correntes, como pagar salários, deslocações e prémios de jogo.

Outra coisa que tenho curiosidade é a sua opinião sobre os No Name Boys e Diabos Vermelhos. Sabe quem são? Nunca ouviu falar? Pois eu elucido-o: são as claques afectas ao Sport Lisboa e Benfica, existem há dezenas de anos e continuam a actuar de forma ilegal, completamente fora do enquadramento jurídico vigente. Bem sei que V. Exa. não é licenciado em Direito, mas perceber a gravidade da situação não é propriamente ciência espacial, muito menos para um membro de tão ilustre comité FIFA.

Ainda sobre esse caso, seria importante fazer-lhe a pergunta: sabe o Presidente da FPF que um adepto simpatizante do Sporting, de nacionalidade italiana, foi atropelado mortalmente nas imediações do Estádio da Luz, após um confronto entre claques rivais? Foi disso informado?

Continuamos, Dr. Fernando Gomes.

Voltemos à fragilidade dos clubes ditos pequenos. Nunca lhe mereceu nenhum comentário as actuações do clube do Restelo, em especial do seu atleta Miguel Rosa (quando lhe é permitido jogar, o que é raro) contra o Benfica? Acha tudo normal? Não vislumbra V. Exa. nenhuma dependência ou subserviência de um clube face a outro? Sabia que a Benfica SAD é, por exemplo, credor da Belenenses SAD? Isto não lhe causa desconforto?
E do jogo da mala, Sr. Fernando Gomes? Nunca lhe disseram nada sobre um certo Marítimo x Benfica?

Passemos agora para as arbitragens, o tal tema em que não se coibiu de mandar uma bicada a alguém, e cito-o: “para disfarçar insucessos próprios”. Não façamos joguinhos, Sr. Presidente da FPF: estamos carecas de saber que fala de Jorge Nuno Pinto da Costa. É verdade que o nosso Presidente tem muitas responsabilidades no que aconteceu nas 4 épocas anteriores. Dou-lhe isso de barato. Mas não é menos verdade que, se não houvesse túneis, se não existissem juristas como o Dr. Ricardo Costa, EstorilGate e Colinhos, o FC Porto teria hoje mais 2 ou 3 títulos de campeão nacional. Não menosprezando os nossos erros internos – que existiram e foram notórios – fique sabendo que é muito, mas mesmo muito difícil ganhar jogos arbitrados por padres ordenados e cartilhados.

Olhe, para lhe dar um exemplo, viu o mais recente Benfica x Braga? Viu a gravata de Samaris sobre João Carlos Teixeira? Não lhe parece verdadeiramente escandaloso que um árbitro não sancione tal conduta nem sequer com um amarelo? Não denota algo de estranho quando não se punem as condutas assassinas de Samaris, Pizzi e Eliseu, mas pelo contrário já se sanciona severamente Jorge Sousa, por pôr em ordem um jovem guarda-redes, ou um central maritimista que ia defrontar o Benfica por chamar – pasme-se, algo nunca visto! –  filho da polícia à mãe de um adversário? Não lhe parece que estamos a caminho de celebrar missas e homilías nos relvados nacionais?

Não nota nenhuma diferença de tratamento quando o Benfica joga para as competições europeias? Acha normal que o campeão nacional português seja aviado com 5 golos sem resposta perante um Basileia desta vida que no campeonato suiço de 10 equipas se situa em 3º lugar? Não vislumbra V. Exa. que quando o Benfica joga fora fá-lo mal, de forma atabalhoada e sem a tranquilidade que aparenta demonstrar dentro de portas? Percebe que a bota não bate com a perdigota? Nunca se apercebeu que lá fora (e lá fora) o Benfica leva vermelhos a torto e a direito e comete penalties como quem troca de cuecas?

E continuando nas arbitragens: o que tem a dizer do VAR? Qual a sua opinião? Acha que tem estado bem? Ouviu as gravações de Bruno Veríssimo sobre o “aguenta aguenta, é fora-de-jogo”? Que comentários lhe merecem?

O que pensa do facto de haver um clube que manipula imagens a seu bel prazer em todos os jogos que disputa dentro de portas? Entende que os árbitros ordenados têm condições para continuar a apitar o FC Porto e o Benfica? Não lhe parece estranho que um padre – desculpe, um árbitro de nome João Pinheiro – chegue a internacional com 2 jogos nas pernas, nenhum deles na I Liga? Acha bem que o VAR se baseie nas imagens transmitidas pelo canal oficial de um dos clubes da I Liga que desenha conforme lhe interessa linhas imaginárias no relvado? Não vê aqui um latente conflito de interesses?

Pequena nota de rodapé: Se não souber o que é isso de latente, diga-me e eu escrevo a explicar-lhe. Se não souber o que é conflito de interesses, idem.

Ainda sobre as arbitragens, desculpe maçá-lo com este tema, mas é que temos pano para mangas: Por que é que Marco Ferreira, que foi árbitro internacional, desceu de categoria depois de ter sido o segundo melhor árbitro nacional e logo depois de – coincidência – ter apitado 2 das 3 derrotas do Benfica nessa temporada? E porque é que, depois disso, o Sr. Marco Ferreira pediu uma audiência a Luís Filipe Vieira? E porque é que, já agora, Jorge Sousa simulou uma lesão para a sua nota não baixar e assim evitar a despromoção de categoria? Tem respostas para alguma destas perguntas, Sr. Fernando Gomes?

Insisto que sou chato: porque é que Nuno Cabral, ex-árbitro e ex-delegado da Liga, envia a Paulo Gonçalves, director jurídico do Benfica, relatórios sobre as notas atribuídas ao árbitro Rui Costa? E porque é que LFV assume que é preciso “dar cabo da nota” a esse árbitro? E porque é que o mesmo Nuno Cabral pede ao mesmo Paulo Gonçalves para que lhe arranje uma nomeação para um jogo da I Liga? E porque pede também a sua intervenção para que se melhore a nota do árbitro João Pinheiro? E proque é que Adão Mendes, ex-vice-presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga, pede também ao mesmo personagem para melhorar as notas do seu filho e de Manuel Mota? E mais: porque é que Ferreira Nunes (ex-vice-presidente da Comissão de Arbitragem responsável pelas classificações dos árbitros) pede também ele apoio para as eleições para a Presidência da AF Coimbra? Porquê tantos pedidos, das mais diversas personagens ligadas à arbitragem, a um mero director jurídico de uma SAD?

Peço desculpa, mas ainda não acabei, Dr. Fernando Gomes. Aguente, aguente…

Chegando ao tema dos e-mails, não existindo um negação clara e inequívoca da veracidade dos mesmos, o seu conteúdo não lhe merece censura, Sr. Fernando Gomes? Ou vai apenas olhar para a forma dos mesmos, fazer como a avestruz e enfiar a cabeça na areia do sigilo da correspondência privada? Se bem se lembra, durante o Apito Dourado, o conteúdo das gravações telefónicas, estando em segredo de justiça, foi partilhado até à exaustão. Valha a verdade, e se bem nos lembramos, nunca ouvimos a sua voz, enquanto Administrador da SAD do FC Porto, levantar-se contra o que quer que fosse nesse capítulo. A sua ou de Antero Henrique, já agora. Permita-me a provocação: os Administradores da SAD que rodeavam Pinto da Costa tinham muito em comum com os administradores do BES: entravam mudos e saíam calados. V. Exa, por exemplo, nunca foi responsabilizado por nada e os insucessos foram todos culpa do Presidente.

Mas depois do FC Porto, assumamos, a sua carreira tem sido imparável. De Presidente da Liga a Presidente da FPF, com um Europeu ganho pelo meio e agora com direito a assento executivo na FIFA, diria mesmo que o Senhor só parará como novo Blatter. Calado que nem um rato, sem fazer verdadeiramente nada que se veja, o Senhor tem abusado daquela máxima de que, para se ser promovido, basta estar quieto, simular um ar inteligente e deixar o tempo correr. Nisso, você tem sido mestre, tiro-lhe o chapéu.

Manifesto ainda a minha surpresa pelo tempo e espaço da sua carta de indignação. Explico: tempo, por ter sido depois da entrevista de FJM ao Record; espaço por tê-lo feito não no site da FPF, não numa entrevista televisiva, mas sim no jornal oficial encarnado, A Bola. No fundo, você sabe quem manda e já dizia alguém: manda quem pode, obedece quem deve.

E agora passando pela Selecção Nacional, não o preocupa que a mesma esteja capturada por um empresário, havendo até quem lhe chame o Clube Mendes? Não acha estranho que Ricardo Pereira, melhor lateral de França durante 2 épocas consecutivas, nunca tenha sido chamado aos eleitos de Fernando Santos, em favor de Cancelo e outros que tais? E ao invés, não lhe parece estranho que tenham bastado 2 ou 3 jogos a titular de Bruno Varela para merecer uma convocatória?

E ainda sobre esta questão, não lhe parece estranho que o futebol português seja albergue de três clubes que são autênticas plataformas giratórias de jogadores do mesmo intermediário, vendendo qualquer perneta seja de idade for por quantias de 15 milhões? Isso não lhe suscista qualquer interrogação ou incómodo?

Confesso que, do seu texto, chamou-me a atenção o facto de referir V. Exa. referir que – palavras suas – “o Estado, Governo e AR, os diferentes responsáveis institucionais devem envolver-se cada vez mais neste objectivo colectivo de combater de forma efectiva as ameaças ao futebol, nas suas diversas vertentes”. Estará você a manifestar-se/assumir-se publicamente incompetente e incapaz de fazer seja o que for e a suscitar a investigação urgente por parte da PJ e do MP? Se sim, porquê só agora vem a terreiro manifestar tamanha preocupação? Foi preciso que FJM e o Porto Canal começassem a mostrar o que estava à vista de todos?

Confesso que o pouco respeito que ainda tinha por si, granjeado pelo facto de num passado longínquo ter defendido de forma aguerrida as cores do FC Porto nos pavilhões de basket desse país fora, se perdeu irremediavelmente com o texto que escreveu no Jornal A Bola. Com tanta coisa para se preocupar, com tanta coisa em que é necessário um trabalho de fundo no futebol português, vem a terreiro agora apelar a uma pacificação porquê? Com que intuito? Não viu acima que há temas de sobra com que se preocupar? O seu texto foi para agradar a quem? Infelizmente, temos que voltar às palavras de Carlos Queirós, que continuam hoje a fazer sentido, é preciso varrer o lixo da Federação.

Sr. Fernando Gomes, formulo um pedido: tenha vergonha na cara e demita-se da Federação Portuguesa de Futebol! Na UEFA, coutada do Senhor Platini e quejandos, é que você estará bem. O Sr. foi apenas e só o guardião que permitiu que todos os cartilheiros e padres deste País tomassem conta do futebol português. Foi você que, movido pela inveja e alimentado pelo sentimento de vingança contra o Presidente Pinto da Costa, albergou, instigou, alimentou e deu asas e tentáculos ao Polvo Encarnado. Repito com urgência: Sr. Fernando Gomes, seu cartilheiro, tenha vergonha na cara e demita-se! V. Exa. é o lixo da Federação!

Rodrigo de Almada Martins

15 comentários:

  1. Ora aí está algo que merece ser lido e partilhado. Parabéns Rodrigo Almada Martins

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo... Saudações Vitorianas (VSC)

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está para see lido. Parabens Rodrigo Almada Martins 👍já partilhei

    ResponderEliminar
  4. Que carta absolutamente EXTRAORDINÁRIA, vale a pena cada letra que escreveu. Muito, muito obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Brilhante! Vou partilhar, se me permitem. Abraço

    ResponderEliminar
  6. Não é preciso acrescentar mais nada. Está perfeito !!! Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns pelo excelente texto. Vou já partilhar.

    ResponderEliminar
  8. Potente e a enviar com carta registada!

    ResponderEliminar
  9. «Foi você que, movido pela inveja e alimentado pelo sentimento de vingança contra o Presidente Pinto da Costa, albergou, instigou, alimentou e deu asas e tentáculos ao Polvo Encarnado. Repito com urgência: Sr. Fernando Gomes, seu cartilheiro, tenha vergonha na cara e demita-se! V. Exa. é o lixo da Federação!» :Claro que li tudo e com tudo estou inteiramente de acordo; Mas este ultimo paragrafo diz-me algo mais, diz-me porque, não agora que ele FG é presidente da FPF, mas ainda ele FG subia e descia o elevador da Torre das Antas e eu já alertava alguns de meus amigos então a laborar naquele espaço que ele, FG ia acabar por trair PC e o FCP.Já lá vai mais de uma década mas alguns dos que por lá laboravam podem ainda hoje confirmar aquilo que eu já então previa.Porquê, bem isso são contas de outro rosário.

    ResponderEliminar
  10. Muito bom, vou partilhar nas minhas redes sociais.

    ResponderEliminar
  11. excelente vamos conseguir varrer toda a escumalha nortenha que se vende ao clube Salazarento pois já não chegava os ricardos costas deste país??????ainda temos estes vendidos de merda.

    sem mais comentários.

    ResponderEliminar
  12. Excelente pena é que esse amorfo de personalidade não a leia, é uma grande desilusão de pessoa e tantas palmas lhe dei quando este invertebrado era nosso atleta de basket e e espero que nunca na vida volte a ser nosso dirigente

    ResponderEliminar
  13. como é possivel um senhor que se mudou para Lisboa e logo se deixou contaminar , será que nos SMS havia algo que lhe dá aperto nas bolas ? por é impossivel uma pessoa sewr tao cega se nào estivesse comprometido .

    ResponderEliminar