24 julho, 2017

OS DESAFIOS DE SÉRGIO.


NOTA INTRODUTÓRIA: Em primeiro lugar, os meus votos da mais rápida recuperação para o nosso Presidente após o percalço desta semana. Força e que regresse o mais rápido possível!

Desde logo, Sérgio Conceição terá pela frente o maior desafio que algum treinador jamais teve nos últimos 35 anos, ou seja, tentar resgatar o título de campeão nacional após 4 anos sem o ganhar. Jamais outro qualquer treinador enfrentou um período de seca semelhante no banco do Dragão.

Sérgio demonstrou efetivamente uma vontade férrea em assumir o comando técnico do FC Porto, algo que por si só nada quer dizer, mas que conjugado com outros fatores como competência, raça, conhecimento e experiência pode levar a um caminho de sucesso no FC Porto. Sérgio era um ídolo em Nantes, clube que levou da agonia do fundo da tabela até a um excelente 7º lugar, à beira do apuramento para a Liga Europa, para além de ser um dos técnicos mais bem pagos da Ligue 1, abdicando de sensivelmente metade do ordenado em relação ao que vai auferir no FC Porto. Eu sei, nada disso quer dizer algo por si só também, mas no atual momento do clube, de seca inédita no consulado de Pinto da Costa, todos estamos sedentos de profissionais competentes, mas também de profissionais comprometidos com o projeto FC Porto. E o comprometimento com um projeto é tão ou mais importante que ter competência técnica.

Depois como disse outro dia Domingos Paciência, Sérgio tem como missão ganhar algo com um plantel constituído maioritariamente por jogadores que nos últimos 4 anos não ganharam rigorosamente nada. É bom que não nos esqueçamos do que se dizia de Marcano após aquela escorregadela na final da taça perdida frente ao braga ou do que se dizia de Aboubakar no final da época 15/16. Os dois serão provavelmente titulares indiscutíveis desta equipa.

É também inegável que os vários erros que foram cometidos sobretudo nos últimos anos têm uma fatura clara no atual momento. Investimos até agora 1 milhão de euros em Vaná, os sinais indicam que até ao final do mercado de transferências não deverá entrar mais nenhum jogador (o que era necessário!), ou seja, um cenário de investimento inédito em muitos anos. Não sei de cor os valores do R&C da SAD mas não devo estar muito longo da verdade se disser que nos últimos 10 anos o investimento no plantel tem sido sempre à volta dos 30/40 milhões de euros. Ficam evidentes as diferenças para um ano em que até agora se investiu 1 milhão de € num GR que não deve passar do banco ou da bancada.

Finalmente, o desafio que Sérgio terá de enfrentar em contraponto com o que tem acontecido nos últimos anos. O FC Porto perdeu a ultima vez com o slb em finais de 2014, isto é, há quase 3 anos, nos jogos com o outro rival da 2ª circular o equilíbrio tem sido a palavra de ordem. O FC Porto perde é demasiados pontos sobretudo nos jogos em casa e com equipas de menor dimensão. O ano passado por exemplo, os 4 pontos perdidos com Feirense e Setúbal foram fundamentais na decisão do título de campeão nacional. O que quero dizer com toda esta conversa? Pois bem, Sérgio terá de estar preparado para defrontar, sobretudo no Dragão, em 95% dos jogos equipas que pura e simplesmente não querem jogar futebol, mas apenas queimar tempo, inventar lesões e jogadores deitados no chão e colocar um autocarro de 5 andares à frente da sua baliza. É contra isto que a equipa tem de estar preparada, ou seja, te de ser uma equipa dinâmica desde o primeiro minuto, intensa, rápida e criativa. As dinâmicas defensivas são importantes mas a manobra ofensiva é o fator decisivo numa liga como a portuguesa. O importante não é perder poucos jogos (NES só perdeu 2 em 34 jogos!) mas sim ganhar muitos! Jogar apenas para manter a invencibilidade não é suficiente...


2 comentários:

  1. Nenhum de nós queria, tenho a certeza, um treinador que não quisesse ganhar. Refiro-me aos títulos e não ao cheque em cada fim de mês. Todos nós sabemos que vamos jogar contra clubes apostados no anti-jogo, constituidos por jogadores "emprestados" que apenas querem fazer o serviço para o qual foram "encomendados". Sérgio Conceição sabe isso tudo, ele mesmo andou dentro dos relvados, balneários e outros espaços. É por eu saber que ele conhece tudo dentro do futebol, que me tranquiliza ao estar no FCP, com a vontade e o saber que se vê e, porque não, com raiva. Apoio o Sérgio porque nunca me defraudou como jogador, apoio-o por todas as razões que nos são conhecidas, entre muitas delas, a sua capacidade técnica e de chefe. Acredito, acredito sempre neste FCP, acredito que os apelidados de "molengões" que nos deram na época anterior momentos de tristeza, estão a reaparecer aos olhos de todos como os exímios jogadores que todos sabemos que são. Sérgio Conceição não é homem para tretas, ele sabe o que quer e também sabe o que nós queremos. Força, Sérgio e, regresse depressa, Senhor Presidente, não queira perder o espectáculo maravilhoso que se aproxima.
    Saúdo todos os Dragões

    ResponderEliminar
  2. a fé para este ano, com Sérgio Conceição a comandar a nau, por todos e mais alguns motivos, é mais que grande, é imensa... finalmente, alguém que está nada preocupado com a sua imagem, e sim, preocupado com a equipe que lidera.

    a partir deste propósito, tudo de BOM é expectável, tudo... o futuro, encarregar-se-á de mostrar se é mesmo assim, ou nem tanto.

    ResponderEliminar