17 julho, 2017

ARRUMAR A CASA.


Fica cada vez mais claro que a palavra de ordem neste defeso consistirá em aproveitar jogadores que estavam emprestados e que poderão resolver problemas do atual plantel, reduzindo assim a necessidade de ir ao mercado e simultaneamente não piorar a já de si complicada situação financeira.

Na baliza, creio que a chegada de Vaná indica que Sá poderá estar de saída. Sendo que Fabiano apenas regressa em novembro fruto de uma lesão complicada e que João Costa continuará a ganhar experiência na equipa b, o brasileiro deverá ser o concorrente direto de Casillas. Caso contrário, a contratação do brasileiro é mais um mistério a juntar a tantos outros.

No sector defensivo, ainda persistem algumas dúvidas nomeadamente quanto à continuidade de Layun, Martins Indi e Reyes. Muito provavelmente a possibilidade de um bom encaixe financeiro poderá levar a que um ou mais desse lote de jogadores venha a sair, sendo que aí apenas será necessária a contratação de um defesa-central, uma vez que de laterais estamos bem servidos, em quantidade e qualidade.

No meio-campo, continuo a dizer que nos falta um jogador com características diferentes dos que temos atualmente. Obviamente que Decos e Luchos não se encontram ao virar de cada esquina mas era importante termos no nosso plantel um jogador de meio-campo que se distinguisse dos que temos atualmente sobretudo nas valências ofensivas, ultimo passe e surgimento na zona do golo.

No ataque, ao que parece, afinal o parceiro de Soares irá ser o regressado Aboubakar. Sobre esta solução não quero ser catastrófico ou augurar algo de menos bom, mas recordo, para reflexão, que há apenas dois anos ABoubakar era o “patinho feio” da equipa, sendo um jogador muito criticado pela sua evidente falta de consistência psicológica. Sobre as características técnicas do camaronês, não há dúvidas de que se trata de um bom jogador, os golos que marcou no Besiktas, clube que ajudou a conquistar o título turco, são disso prova. Mas, há também as expulsões (o ano passado foram 3!!) que comprovam também a instabilidade psicológica do jogador. Espero bem que Sérgio Conceição retire o máximo do camaronês e que este seja recuperado como peça fundamental no FC Porto, mas confesso que tenha as minhas dúvidas nesta solução. Por outro lado, vender Aboubakar por tuta e meio e gastar 6 milhões num Depoitre ou 11 milhões num Adrian Lopez, é mesmo melhor estarmos quietos e tentar reaproveitar Aboubakar. Em relação aos extremos, creio que se nenhum sair, também não haverá necessidade de ir ao mercado, que neste momento já não é mau, tendo em conta que as idas ao mercado do FC Porto nos últimos anos têm sido desastrosas. Reaproveitar em vez de inventar pode não ser uma má ideia. Quando o dinheiro não abunda, os vícios também não.

PS - O FC Porto foi ilibado em toda a linha daquilo pelo qual foi acusado no âmbito dos processos apito dourado e final. Foi investigado, esmiuçado e julgado quer nos tribunais civis, quer na justiça desportiva. A principal acusação prendia-se com um jogo frente ao último classificado em 03/04, época do FC Porto campeão europeu. Se perante o que foi divulgado ultimamente e aquilo que ainda falta divulgar em relação ao caso dos e-mails, nada for levado a tribunal... cada um tire as suas conclusões!

1 comentário:

  1. nem é bom lembrar a "quantidade" que já foi à vidinha e para outras paragens, com a certeza que em nada enfraqueceu os 15/16 principais... para bom entendedor, meia palavra basta.

    pior que errar, é persistir no erro... por vezes, há males que vêm por bem!

    ResponderEliminar