02 junho, 2017

D. SEBASTIÃO JÁ MORREU!


Não parecem restar grandes dúvidas quanto ao facto de Sérgio Conceição ser o escolhido para ser o próximo Treinador do nosso clube, estando a faltar apenas a desvinculação do Nantes que já se percebeu não vai facilitar em nada a mudança.

Se realmente se confirmar, é uma escolha que me agrada e dentro dos nomes que se falaram como possibilidade para o FC Porto, sempre foi aquele que mais me agradou. Por ser um Treinador com provas dadas em diversos clubes, mas acima de tudo por ter a atitude que se exige, e hoje em dia mais do que nunca, a um Treinador do nosso clube.

No entanto, o Universo Portista, muito por culpa da seca de Títulos dos últimos 4 anos, vai vivendo um pouco na ilusão e na esperança de que um D. Sebastião possa aparecer e resolver todos os nossos males num ápice. Esse sentimento tem um efeito bastante negativo, pois é hábito ao primeiro desaire a malta começar “Ai se tivéssemos o....”. Começa-se a colocar tudo em causa muito cedo, pelo simples facto de se gostar mais do Treinador X, em vez do que aquele que na altura nos dirige.

Também é preciso referir que o individuo que até ao momento ocupava o desígnio de “D. Sebastião” é alguém que treina no competitivo Campeonato da China, que trocou uma Cadeira de Sonho por uma Carteira de Sonho e que, em mais lado nenhum a não ser no FC Porto, fez algo de jeito na carreira. Mas, infelizmente, é por este senhor que muitos Portistas continuam a suspirar.

No entanto, as últimas semanas têm mostrado que uma nova figura pode vir a afirmar-se como o novo D. Sebastião do nosso clube. Falo do atual treinador do Watford e ex-treinador do Hull City. Pelo que vou lendo e ouvindo, parece que estamos a falar de um supra sumo que acabou por nos fugir para uma Equipa que não vai fazer mais do que evitar seguir o mesmo caminho que o Hull City seguiu esta Temporada. Não sei se o FC Porto esteve interessado nos serviços desse Treinador, mas se realmente esteve e ele preferiu ir lutar para não descer na Premier League, isso mostra bem o que é que este senhor procura no Futebol.

Os Portistas têm que meter na cabeça, de uma vez por todas, que no FC Porto só faz falta quem quer cá estar. Quem não está cá, e como é o caso, já mostrou que prefere andar pelas Chinas e Watfords desta vida, não serve para treinar o FC Porto, como tal, não adianta andarmos a chorar por essas pessoas colocando em causa o trabalho de quem treina o nosso clube, que é quem merece o nosso maior apoio.

É preciso remarmos todos para o mesmo lado, porque não falta quem queira desestabilizar o nosso clube e os nossos adeptos. Já montaram a campanha da quinquagésima escolha, já montaram a campanha do ninguém quer Treinar o FC Porto e o que me faz mais confusão é ver Portistas a embarcar neste discurso profundamente idiota e que tem como único objetivo denegrir a imagem do FC Porto.

Apelar à união pode parecer um lugar comum, mas acreditem que temos de ser Nós contra o Mundo. Sempre foi assim que vencemos e não voltaremos a vencer de mais forma alguma.

Uma palavra de incentivo para as nossas Modalidades que este Fim-de-Semana jogam cartadas decisivas na discussão de Títulos. Campeonato Nacional no Basket e Hóquei e Taça de Portugal no Andebol. Esperemos também que os senhores do apito façam aquilo que lhes compete que é atuar com isenção e evitar terem influência clara no resultado final como recentemente aconteceu no jogo de Andebol na Luz, onde viríamos a perder a liderança do Campeonato, e no jogo de Hóquei em Oliveira de Azeméis onde deixamos de depender exclusivamente de nós.

Um Abraço Azul e Branco e Até Julho,
Pedro Ferreira

3 comentários:

  1. Concordando com a ideia subjacente ao post, isto é, os problemas não vão desaparecer dum dia para o outro, vai ser sempre penoso, deixe-me discordar de algo que vejo escrito muitas vezes: AVB também ganhou coisas de jeito fora do FC Porto. Foi campeão na Rússia e venceu a Taça de Inglaterra.

    ResponderEliminar
  2. Já está na hora de se perceber que AVB saiu do FCP em completo acordo com JNPC. Estava difícil fazer vendas nesses dias, Hulk afinal não seria vendido tão facilmente, e JNPC chamou " um figo " aos 15 M€ que entraram, a pronto!
    Querem maior prova disto, do que o Dragão de Ouro atribuido ao mesmo AVB, logo na primeira oportunidade, poucos meses depois?

    ResponderEliminar
  3. Relativamente ao primeiro comentário, fazer apenas a devida correção: Villas Boas não ganhou nenhuma Taça de Inglaterra. É verdade que foi campeão na Rússia, mas convenhamos, ser Campeão com um Plantel de luxo como aquele que tinha e mesmo depois de ter falhado uma primeira tentativa não me parece que seja nada de extraordinário.

    Quanto ao segundo comentário, com o devido respeito e consideração, está completamente fora do contexto do artigo. Mas, de qualquer das formas, lanço eu uma questão: Acredita que Villas Boas nunca terá sido abordado sobre um possível regresso?

    ResponderEliminar