10 abril, 2017

RESPEITO PELAS LEIS DO JOGO!


Foi emocionante de assistir à bonita campanha lançada pela APAF para os jogos da Liga deste fim-de-semana, onde árbitros e jogadores seguraram orgulhosamente uma tarja com a comovente mensagem: “RESPEITO PELOS ÁRBITROS, POLICIAMENTO OBRIGATÓRIO JÁ!”.

Humildemente, proponho que para os jogos do próximo fim-de-semana seja lançada uma nova campanha, desta feita, uma campanha multidisciplinar, que relacione medicina (na vertente da oftalmologia) e verdade desportiva (respeito pelas leis do jogo). Não tenho em minha posse provas que evidenciem intencionalidade nas dezenas (talvez centenas, se somarmos tudo desde a 1ª jornada) de erros de arbitragem que têm acontecido durante este campeonato, sendo assim, resta apenas uma explicação para tudo isto: problemas oftalmológicos! Problemas oftalmológicos com uma característica especial, dificuldades de visão quase sempre a favor do mesmo lado, quase sempre contra o mesmo clube. Se na loucura os árbitros começassem, mesmo que tarde e a más horas, a aplicar as leis jogo adequadamente, vendo e ajuizando corretamente os lances, já não seria mau...

Tudo isto já começa a roçar o ridículo, já farta e enoja de tão repetitivo que se tornou na presente época. Num campeonato que está a ser disputado ao ponto, já todos percebemos também que o fator arbitragem pesa e muito na atual classificação do campeonato.

Não é pelo facto do FC Porto ter ganho ao belenenses por 3-0, num jogo claramente dominado e controlado pelo FC Porto ao longo de todos os 90 minutos, que os dois penalties claros cometidos por jogadores do belenenses e não assinalados pelo sr. de preto (que no início do jogo segurou uma tarja pedindo respeito pela sua classe!) deixam de ter relevância. O que se tem passado, repetida e reiteradamente ao nível da arbitragem neste campeonato, é VERGONHOSO! Está tudo preparado para os festejos do tetra-campeonato, esfregam-se histericamente mãos à espera que no próximo fim-de-semana o ordinário anti-Portista simão trave o FC Porto, mas seja de que ponto de vista for, a verdade é só uma: a arbitragem deste campeonato só pode corar de vergonha os responsáveis pelo sector.

A ideia com que fico, é que ando a fazer figura de tolo quando ainda dispenso parte do meu tempo a ver jogos do atual campeonato. Já nem os habituais meios de comunicação social afetos ao clube do regime conseguem disfarçar aquilo que se passa, de tal forma escandaloso e evidente que é, torna-se impossível de esconder.

Quando no jogo de moreira de cónegos, de resultado magro e muito equilibrado, se vê luisão a ter uma entrada para vermelho e apenas levar amarelo (lembram-se da explusão de Maicon aos 25 minutos num jogo de dilúvio no Dragão frente ao boavista?!), se vê o golo do nosso rival surgir de um livre em que não houve qualquer falta do jogador moreirense e finalmente se vê samaris a dar um murro na barriga de um adversário (tal como já tinha esmurrado Alex Telles) e não ser expulso, penso que não vale a pena falar muito mais de tudo isto.

Já se ultrapassaram todos os limites do razoável. Acabe-se de uma vez por todas esta palhaçada, entregue-se o tão ambicionado campeonato da “treta” e deixemos TODOS de fazer figura de tolos ao perder tempo a ver um campeonato que de verdade desportiva pouco ou nada tem!

PS - Aconteça o que acontecer até final da época, uma verdade não pode ser apagada nunca, o FC Porto tem sido reiterada e brutalmente prejudicado pelas arbitragens desde o início do campeonato. Nem é necessário fazer muitas contas para perceber que o FC Porto já podia e devia estar em primeiro lugar. Admito que para os jogadores não deve ser fácil lidar meses e meses com erros sempre contra e em momentos importantes. Confesso que já não tenho muitas forças para lutar e falar contra isso. Será provavelmente a ultima vez que escrevo de arbitragens porque já estou farto e já enjoa este tema. Sabem que mais, roubem à vontade, preparem a festa no marquês, façam uma grande festa no parlamento e na presidência da republica para festejar o treta-campeonato inédito, mas uma coisa não tenham a lata de dizer: que este campeonato não foi uma das maiores vergonhas de que há memória.

3 comentários:

  1. Moreirense 0 Polvo 1

    Depois de assistir-mos a este jogo vergonhoso, como é possível a APAF vir pedir o respeito pelos árbitros ?????
    O respeito a quem o merece, e ontem esta equipa de arbitragem merece é o meu repúdio e profundo nojo.
    Já repararam que a única fase, pequena é verdade, em que a arbitragem foi realmente isenta, só aconteceu depois das pretensas ameaças à integridade física dos homens do apito???? E que esse pequeno período de tempo foi suficiente para o SLB perder a larga vantagem que dispunha na classificação????
    Os mesmos homens que jornada atrás jornada, prejudicaram o FCP e SCP e ajudaram o SLB, como por magia começaram a fazer arbitragens isentas e esses mesmos homens, agora que se aproxima o final do campeonato voltam à primeira fase....
    Será que só conseguem ser isentos sob a ameaça de levarem uma carga de porrada????
    Se assim é, então chegou a hora de fretaram uma camioneta com a equipa do Canelas, a fim de fazerem uma visita de estudo à sede da APAF, pois tal como "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta" aos árbitros exigisse exactamente o mesmo.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo o parágrafo deste texto:
    Os mesmos homens que jornada atrás jornada, prejudicaram o FCP e SCP e ajudaram o SLB, como por magia começaram a fazer arbitragens isentas e esses mesmos homens, agora que se aproxima o final do campeonato voltam à primeira fase....
    Será que só conseguem ser isentos sob a ameaça de levarem uma carga de porrada????
    Se assim é, então chegou a hora de fretaram uma camioneta com a equipa do Canelas, a fim de fazerem uma visita de estudo à sede da APAF, pois tal como "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta" aos árbitros exigisse exactamente o mesmo.
    Valdemar Martins

    Relativamente ao post digo o seguinte
    Há um conluio gingantesco em Portugal para beneficiar os lampiões:
    1 - Os jornalistas e comentadores benfiquistas, escamoteiam e distorcem a seu bel prazer tudo que não é conveniente para o SLB
    2 - Os juizes do apito: condicionados, coagidos psicologicamente pela gente (dirigentes e adeptos)fanática vermelha, com receio de ir para a "JARRA", ou seja, de verem cerceada a sua carreira, actuam de modo a agradar ao Benfica...!
    3 - Mas mais, Petit o actual treinador do Moreirense ao queixar-se da arbitragem já aceitou que foram erros humanos e por isso desculpáveis; claro está que se os ditos erros fossem a favor do FC Porto a dimensão da contestação seria outra e muito diferente...!
    Abraço portista (sócio nº2770)
    Armando Monteiro
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/2017/04/10/tiago-martins-o-arbitro-proveta/

    ResponderEliminar
  3. Vi algures por aí uma das coisas mais fantásticas que já li nos últimos tempos… Dizia o comentário mais ou menos algo como: “se o FC Porto ganhar este campeonato, será equivalente ao nível de dificuldade de ganhar a Champions”.

    Com a máxima seriedade, em toda a minha vida nunca vi um campeonato com arbitragens tão inclinadas, numa espécie de contributo de todos para que o “desígnio nacional” se concretize na sua plenitude…

    É literalmente lutar contra tudo e contra todos!

    Não nos resta nada mais do que ir ganhando os nossos jogos…


    ResponderEliminar