12 abril, 2017

ALERTA MÁXIMO... OS PIORES SÃO OS DISFARÇADOS!


A 14 de Dezembro do ano passado, escrevi aqui algo intitulado como “Desertor e o Gang”.
Como é óbvio e salutar em democracia, existiram opiniões concordantes e discordantes, as quais eu saúdo tendo por base o pressuposto de que foram emitidas por portistas intelectualmente honestos.
Mas, infelizmente, a pouca vergonha parece não ter fim, e o aparente silêncio dessa Seita que esmifrou e quase arruinou o nosso clube, apenas se deve ao clima menos propenso para tal, visto que felizmente a união e comunhão dos adeptos com o clube parece ter regressado para ficar.

A referida Seita, cujo seu rosto maior até teve a desfaçatez de tentar arrastar o nosso presidente para o processo da SPDE, continua activa naquilo que sempre foi o core da sua actividade: gestão da carreira de jogadores! Só que antes tinham a vantagem de ter os escritórios da SAD do Dragão como sede social. Agora, apesar de não o terem, fazem uso do tempo que lá passaram e dinheiro que lá amealharam para continuar a desenvolver o seu core, mas ainda assim com outros rostos, pois não vão assumir quem são ou o que são, dado que isso poderia hipotecar as ambições futuras de um dia terminarem aquilo que começaram.

Na semana passada, tivemos três momentos fantásticos que ilustram o poder que essa Seita continua a manter dadas as suas parcerias estratégicas em diferentes sectores que concorrem com o mundo do futebol.

Começamos por ver o eng. Luís Gonçalves na zona mista do estádio da luz a ter uma atitude na qual 99,99% dos portistas se revêm. Só faz o que o nosso diretor-geral fez, aqueles que têm o portismo a correr nas veias, aqueles que se sentem maltratados pelo centralismo, aqueles que se sentem injustiçados pela comunicação social ao serviço do regime, aqueles para quem as vitórias do FC Porto são o seu único objectivo. Outros, no seu lugar, e perante momentos ainda mais graves e cáusticos (basta lembrar que há 40 anos não eram tri e nem durante a ditadura foram tetra), ignoraram, calaram, esconderam-se e deixaram-nos desaparecer dos centros de decisão, como quem faz sumir a água de um poço.
E eu pergunto: Quem publicamente elogiou a sua atitude? Quem publicamente teve a coragem de dizer que isto é ser Porto? Quem publicamente traçou termos comparativos com o passado? NINGUÉM!!!

Mas, curiosamente na mesma semana, e vamos agora entrar no segundo momento fantástico da semana passada, tivemos o jornal O Jogo a fazer o culto da personalidade do desertor, com a notícia do suposto interesse do Sevilha nos seus préstimos. Estrelinha que o levasse para a Andaluzia, para ver se se esquecia que nós existimos. Mas, infelizmente, este convite foi igual ao do PSG, do Tottenham, do City ou de tantos outros que nunca passaram de falácias plantadas por quem apenas sempre se preocupou com a auto promoção e divulgação da sua imagem interna e além fronteiras.
O artigo do referido jornal fazia eco do rei Midas que tudo em que tocou transformou em ouro, só faltando dizer que tinha sido ele a ensinar a Pinto da Costa o que é o futebol e que depois da sua saída, apenas de golfe se percebe alguma coisa naquela SAD. Para mal dos nossos pecados, tivemos que levar com os Quinoñes, Caballeros ou Predigers desta vida, sempre em negócios clarinhos como a cor de pele do Danilo.

Tivemos depois o terceiro momento da semana, porventura, o mais épico de todos.
Ao cabo de mais de um ano sem agenciamento, e depois de muita disputa entre empresários (entre os quais, Jorge Mendes), o nosso Rui Pedro assinou pelo iraniano Kia. Finalmente, apareceu alguém que cobrisse as suas exigências financeiras (300.000,00 de prémio de assinatura e um bónus de 4 rodas para o pai) e o puto de Castelo de Paiva lá entrou na galeria dos milionários. Até aqui tudo normal! O resto é épico.
Quem foi o advogado de Kia neste negócio? Raul Costa! Recordam-se dele? O assessor jurídico que saiu pouco tempo depois da “demissão” de Antero. Curioso como o senhor em causa trata dos negócios de empresários que mantinham negócios com o FC Porto, quando o mesmo trabalhava no clube. Claro que tal não acontecia quando o distinto advogado exercia funções... é que nem pensar! Longe de mim pensar que o douto ex-colaborador jogava nos "dois lados".
Curioso é que quando Raul Costa e o seu "guru" estavam no clube, o processo de renovação com o Rui Pedro foi muito complicado... será que só agora descobriram que afinal o natural de Pedorido tem muita qualidade? Só falta perguntarem ao Kia porque razão decidiu “ele” investir tamanha quantia no nosso menino.
Mas, não será curioso que na passada sexta-feira, o jornal O Jogo (o tal do culto da personalidade transmontana) tenha feito uma nota sobre Rui Pedro na sua primeira página, ele que andava tão desaparecido desses espaços? Não... ninguém está a dizer que quem está por trás deste negócio e respectiva promoção mediática do jogador, é alguém que controle este jornal e seja “língua na boca” com Joaquim Oliveira... é que nem pensar!
Vergonha... tenham a vergonha e a decência de não continuarem a gozar com o nosso clube! Terem enriquecido à custa dele e agora continuarem a querer ainda enriquecer mais.

Meus caros, tudo isto para dizer que temos de estar muito atentos, os nossos verdadeiros adversários continuam bem vivos.
Por muito que se disfarcem de aliados, as suas verdadeiras intenções são precisamente as opostas.
É por isso que temos de nos unir em redor de nós próprios, em redor do que é nosso e de quem nos defende.
Temos que elogiar quem nos serve com portismo e ignorar aqueles que nos levaram quase tudo... identidade, valores e mística!
A guerra até ao fim vai ser árdua, mas a única hipótese de a vencer, é sermos verdadeiros soldados no campo de batalha... um por todos e todos por um... um por todos e todos pelo Porto!
Cada minuto conta, cada metro de terreno é uma conquista, cada batalha um bem precioso.

Até sábado... no sítio do costume!

2 comentários:

  1. Quase tudo dito! Porque se falamos de um temos que forçosamente falar do outro. Embora aceito que sejam casos diferentes ou temos memória ou não temos e ambos minaram o nosso clube com negócios que lhe convinham. O outro, apesar de ter perdido esta "corrida" do Rui Pedro, continua lá agora mais do que nunca! Faz parte constantemente da nossa comitiva sem fazer parte do Clube nem da SAD. Fico a aguardar um post sobre isso amigo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Rodrigo Botelho

    Obrigado pelo teu comentário e alerta.
    Se há matéria factual, conforme aqui descrita sobre o Antero, que conheças sobre o "outro", agradeço que aqui a indiques ou possas fazer chegar ao mail do blogue para que se possa abordar o tema em oportunidade futura.
    De outra forma, preferências pessoais ou rumores alimentados por essas preferências, não têm cabimento naquilo que escrevo.

    Quanto a ter memória....eu tenho e muita...e se um dia debito as minhas memórias, puff!
    Negócios que convinham a um ou outro, não sei! Sei é que um tinha o poder de decidir, o outro só podia fazer o que outros decidissem, o que em si é uma diferença do tamanho do Mundo!
    E sobre ganhar ou perder a corrida ao Rui Pedro, a conclusão a que chego é que não estás por dentro do processo de renovação e agenciamento do Rui Pedro

    Fico portanto á espera de receber informação factual que nos permita aqui no blogue abordar todo e qualquer tema.

    Um abraço....todos a remar para o mesmo lado, sem lobos em pele de cordeiros!

    ResponderEliminar