04 março, 2017

NOITE DE GALA.


FC PORTO-NACIONAL, 7-0

O Dragão está bem e recomenda-se vivamente. Continua na luta pelo título e apresenta-se de jogo para jogo em grande forma. Os portistas mostram ter fio de jogo, ideias claras e com várias soluções para todas as posições. Isto apesar de nos andarem a lesionar alguns jogadores e a expulsar outros indevidamente.


Foi uma noite de barriga cheia, com sete golos para todos os gostos. Com uma moldura humana bastante apreciável, o FC Porto alcançou a oitava vitória consecutiva (record da prova), a maior goleada da Liga e tem o melhor goal-average de todos os clubes envolvidos na competição com o melhor ataque e a melhor defesa. Para ser perfeito, falta só alcançar a liderança, a qual só depende de si para lá chegar.

Mas uma coisa de cada vez. Desde que a época começou, o FC Porto já sofreu oscilações. Teve alguns altos e também baixos que deixaram dúvidas no comum adepto do futebol. Mas actualmente, a equipa portista parece ter atingido um patamar de estabilidade que lhe permite, quiçá, discutir o título até à última jornada.

Um caminho impressionante regista o Dragão que não perde qualquer ponto desde a penúltima jornada da 1ª volta quando se deslocou à Mata Real em Dezembro do ano passado. Daí para cá, os Dragões só conhecem o sabor da vitória, conquistando 24 pontos em 24 possíveis. Escrevi aqui há umas semanas que seria importante o FC Porto não perder pontos até à visita à Luz. Para atingir esse objectivo, o Dragão terá que vencer em Arouca na próxima jornada e depois o V. Setúbal em casa.


Com 65 pontos, o FC Porto apresentar-se-á frente ao Benfica com todos os argumentos para lutar pela vitória e catapultar a equipa para a liderança definitiva na Liga NOS. No entanto, alerto os mais eufóricos (normalmente os mais derrotistas nos piores momentos) de que é fundamental pensar jogo a jogo e esse próximo é em Arouca.

Não posso deixar de enaltecer dois aspectos no FC Porto actual. Primeiro, a grande união que existe no seio do plantel, reforçada com as alterações fundamentais entretanto operadas na estrutura da direcção do clube. Segundo, o apoio incondicional e maciço dos adeptos em casa e fora, com grande destaque para os Super Dragões e os Colectivo 95, grandes dinamizadores de mobilização de massas. Se o FC Porto não vencer este campeonato, não será claramente por falta de apoio.

O Nacional da Madeira, adversário desta noite e a besta do Dragão e das Antas na história de confrontos com os azuis e brancos, entrou no relvado num sistema ultra-defensivo, com o propósito de retardar unicamente o golo do FC Porto. Só fez o primeiro remate do jogo na segunda parte, já depois do FC Porto alcançar o 3-0.


A primeira meia hora de jogo revelou-se algo chata e os pupilos de NES tiveram que ter paciência e calma para chegar ao golo. Depois do golo inaugural de Óliver aos 31 minutos, o Nacional manteve a postura chata de quem não quer jogar futebol. Só depois do 2º golo de Brahimi, a terminar o primeiro tempo, é que vimos futebol bonito.

Foi então que os Dragões partiram para uma das melhores exibições da temporada. Neste capítulo realço o meio-campo portista e Brahimi. Principalmente o argelino, o jogador com mais talento no plantel azul e branco. Confesso que já não me lembrava que existiu o Brahimi desta noite no Dragão. Mas foi há tanto tempo que começava a pensar que tinha sido um flop. O FC Porto pode beneficiar muito da grande forma de Brahimi para o último terço do campeonato.

O Brahimi que todos queremos, é um jogador altamente desequilibrador e causador de grandes aflições para as equipas adversárias. Ora, acredito mesmo que o melhor Brahimi vai resolver o campeonato a favor do FC Porto. Por isso, força Brahimi! Vamos a isso!

Depois Óliver. O médio espanhol regressa em grande, depois de durante alguns meses apresentar uma condição intermitente. O 30 portista é o jogador com mais classe do plantel, acompanhado muito de perto pelo desaproveitado João Carlos Teixeira. Com Óliver em forma, A. André a subir e o muro de betão Danilo, o FC Porto fica com um meio-campo bastante reforçado.


Na segunda parte, festival de golos e de futebol jogado. André Silva e Soares bisaram e Layún, que substituiu o castigado Maxi, provou estar pronto e de regresso para a ponta final da prova com um golo de belo efeito na cobrança de um livre directo.

Pouco depois de entrar no último terço do jogo, houve oportunidade para ver em acção Octávio, Diogo Jota e João Carlos Teixeira. Os três jogadores mostraram que são opções bastante válidas para esta equipa.

O FC Porto contabiliza 59 pontos, menos um que o líder da prova. A importância de não ceder pontos até ao fim do campeonato é cada vez mais determinante para a definição de quem vencerá a presente edição da Liga NOS. Os jogadores estão comprometidos com a missão de levar o clube ao título. E nós, adeptos, também!

Bem hajas, Dragão!




DECLARAÇÕES

Nuno: “O Dragão também merece desfrutar com a sua equipa”

Manter o rumo
“O coletivo diz-me que para a semana há mais jogo. O trabalho hoje acabou aqui, foi uma boa vitória e merecida. O Dragão também merece desfrutar com a sua equipa. Agora vamos ver o nosso jogo e melhorar para o próximo. Há que manter o rumo, o trabalho diário, acreditar no talento que os jogadores têm e que podem demonstrá-lo. Concentração, dedicação, exigência máxima, isto é o fruto de tudo isso.”

Pressão sobre o Benfica
“Só pensamos no nosso jogo. Fizemos o nosso trabalho, mas como equipa técnica o nosso trabalho não acaba aqui, há que ver, refletir e encontrar formas de melhorar, o crescimento tem de ser sustentado e continuado. Cumprimos, três pontos, continuamos.”

A luta pelo título
“Já sabíamos que ia ser até ao fim, competir numa liga tão exigente como a nossa e conseguir vitória atrás de vitórIa exige muito trabalho. Estamos nessa luta e conscientes do nosso dia a dia, que é o fundamental.”

A oitava vitória consecutiva e os 15 golos de André Silva
“Temos dito que esta sequência de vitórias significa apenas e só que o próximo jogo é o mais importante. É isso que vamos fazer esta semana, trabalhar com a máxima exigência para o jogo em Arouca. O André Silva fez um bom jogo, fez golos e está de parabéns.”

Muitos golos nos últimos jogos
“A importância que têm é que significam vitórias. Não mudou absolutamente nada, o fundamental é que mantemos o rumo, a dedicação e sabíamos que o talento dos jogadores iria aparecer naturalmente.”

Uma equipa que nunca deixou de procurar o golo
“É importante a ambição dos jogadores, que querem mais. A melhor maneira de respeitar o adversário é manter a intensidade, não relaxar e continuar o nosso jogo, porque assim potencia-se o crescimento e aproveita-se cada minuto da competição para melhorar. Nisso os jogadores estão de parabéns e é fundamental que assim seja, a ambição tem de estar sempre presente num jogador do FC Porto.”



RESUMO DO JOGO

0 comentários:

Enviar um comentário