01 fevereiro, 2017

PRA CIMA DELES...!!!


Em 28 de Dezembro de 2016, na antecâmara da abertura do mercado de Inverno, deixei AQUI a minha proposta de 5 medidas a implementar com o intuito de abordar a fase final da época com um plantel mais curto e mais competitivo. A verdade é que a génese esteve lá, e existiram essencialmente duas diferenças significativas: entrou Soares, não saiu Herrera!

Saíram, e muito bem, Evandro, Varela e Adrian Lopez a quem se juntou Sérgio Oliveira. Ora, não tendo saído Herrera, saiu Sérgio, mantendo desta forma o número de médios. Herrera não terá saído porque as propostas não terão chegado e/ou agradado, pelo que se mantém.
Contratamos Soares, o que bem vistas as coisas, e não sabendo nós os valores oficiais, foi melhor do que fazer regressar Hernâni. Isto porque melhoramos na zona de finalização e ganhamos objectivamente um extremo: Diogo Jota!
A aposta em João Carlos Teixeira tem-se reforçado, mas é óbvio que o retorno de Brahimi da CAN e a recuperação de Otávio, limitará as oportunidades ao português, mas sublinho que sempre que tem entrado tem dado boa conta de si.
Regressou Kelvin, e bem! Pode-nos esticar o jogo e é importante ter um jogador dessas características. Não regressou Hernâni, mas como já referido, acredito que tenha sido melhor assim.
Rui Pedro, claramente, tornou-se um jogador da equipa A, e prova disso é a contratação do jovem português André Pereira à Sanjoanense para ponta de lança na equipa B, recordando que Areias está no Pedroso por empréstimo e com uma clausula de opção com um valor que julgo ser absurdo.
Em resumo, ficamos com 25 jogadores como preconizei (com Herrera e Soares, sem Sérgio Oliveira e Hernâni) e com um plantel que acredito estar preparado para o que aí vem. E já agora, ao contrário dos últimos anos, sublinho pela positiva que não andamos a comprar Venezuelanos, Paraguaios ou Nigerianos para a equipa B ou juniores, o que para mim significa um claro sinal de mudança do paradigma da gestão desportiva.

É portanto com Casillas, Sá e João Costa; Maxi, Layun, Telles, Felipe, Marcano, Boly e Chidozie; Rúben Neves, Danilo, André André, Herrera, Otávio, Oliver Torres e João Carlos Teixeira; Corona, Brahimi, Kelvin, Jota, André Silva, Soares, Depoitre e Rui Pedro que vamos tentar ser campeões e ir o mais longe possível na Champions! Podia ser sempre melhor, mas, na súmula, entre poupança salarial, limitações orçamentais e ambição desportiva, acredito ser um bom plantel.
É com estes que temos que ir para cima deles, é nestes jogadores que depositamos as nossas esperanças, vão ser estes os atletas que vão ser alvo do nosso apoio.

As coisas estão melhores do que há algumas semanas atrás. A distância para o primeiro lugar encurtou, os árbitros deixaram de errar sempre no mesmo sentido, o clube reforçou a agressividade comunicacional, a equipa melhorou os índices de confiança, o principal adversário começou a tremer. Tudo isto junto leva-me a ter um pouco mais de esperança no futuro.

Mas não nos podemos iludir, facilitar ou serenar! Não... mais do que nunca temos que ser agressivos, não facilitar um centímetro, não ter medo das palavras ou das guerras, não pensar que os outros vão falhar ou de que nós vamos ganhar sempre. Temos que perceber que os encornados andaram entretidos com os lagartos na primeira fase da época, mas agora que esses estão a ficar para trás (sábado temos que os enterrar definitivamente!) as baterias vão ser apontadas para nós, a btv já ontem retomou a senda de ataques ao nosso presidente, através de um dos fieis sucessores de Alfredo Farinha e Aurélio Márcio: Valdemar Duarte!

Temos que estar conscientes que vamos ser em breve prejudicados à má fila, nos vão tentar travar, nos vão tentar prejudicar, nos vão tentar desestabilizar. A tudo isso temos que ser capazes de responder e reagir com a força do Dragão, a tenacidade do povo Tripeiro, a garra das gentes do Norte. Temos que fazer apelo aos nossos valores, aqueles que nos trouxeram até aquilo que somos hoje. Recuar ou ceder nesse caminho, será a morte do artista, será fazermos o jogo dos rivais. Todos juntos, todos a uma só voz, todos a remar e lutar para o mesmo lado, todos com um só objetivo: estarmos em Maio nos Aliados!

Até sábado, no sítio do costume!

2 comentários:

  1. Vamos lá ver se o jogo com os lagartos não é...à porta fechada ;-)
    Se houvesse tempo...!!!

    Pedro pinto

    ResponderEliminar
  2. Capaz disso eram eles pois a vergonha é coisa que essa corja não usa. Depois de ver ontem o Universo Porto da bancada só podemos concluir que temos de fazer cada vez mais barulho e denunciar o colinho vermelho. Como é que aquele Tiago Martins pode apitar depois de termos visto aquilo que ontem vimos? Só neste país desportivo a brincar em que as leis para os vermelhos são umas e para os outros são outras. Que faz a comissão de arbitragem? Que faz o vendido Fernando Gomes da FPF? Nada! assobiam para o lado e a vergonha continua.

    ResponderEliminar