03 janeiro, 2017

TRÊS ANOS E MEIO.


Há precisamente três anos e meio, o FC Porto conquistava o seu último título oficial, uma supertaça disputada no Municipal de Aveiro frente ao Vitória.

Em condições normais, para qualquer grande clube europeu, estar três anos e meio sem conquistar qualquer título oficial é pouco frequente. Para o FC Porto, um clube que nas últimas 3 décadas ganhou o que ganhou, dentro e fora de portas, um clube que em termos internacionais venceu 2 Taças/Ligas dos Campeões Europeus, 2 Taças UEFA, 1 supertaça Europeia, 2 taças Intercontinentais (tirando o restrito grupo dos grandes “tubarões”, quantos clubes têm um palmarés europeu superior ao FC Porto nos últimos 30 anos?), estar três anos e meio sem vencer um único título oficial é um cenário inimaginável.

Dito isto, devo também dizer o seguinte: uma taça de Portugal, uma supertaça ou uma taça da Liga nunca, em circunstancia alguma, podem salvar uma época em que não se consiga o objetivo principal que é o título de campeão nacional.

A grande questão que pretendo colocar neste post prende-se com uma das coisas que se têm perdido a olhos vistos no período de seca por que passamos (e de que ainda não saímos) nesses últimos anos: o hábito de vitórias! Durante muitos anos, o hábito de vitórias, o vício de vencer e uma ambição desmedida em querer sempre mais fizeram do FC Porto um dos clubes mais bem sucedidos em toda a Europa. Nos últimos anos, perdeu-se o hábito de vitórias, perderam-se dinâmicas de vitória e por conseguinte reduziu-se e muito aquilo que todos nós dizemos que as grandes equipas têm, ou seja, a chamada estaleca de campeão.

Durante esse período de seca, apenas estivemos na final de uma competição, a final da taça do ano passado, e nessa final percebeu-se bem que a chamada estaleca de campeão do FC Porto anda desaparecida, anda mesmo desavinda com o próprio clube. Claro que quem faz a dinâmica de vitorias são os jogadores e treinadores, respondendo em campo de forma competente e séria. Tudo isso se consegue com a competência de todos, incluindo de quem tem a responsabilidade de construir o plantel, escolher a equipa técnica e definir a política de contratações.

E por mais voltas que dermos, uma das coisas que se perderam e que tem de voltar a ganhar-se é o hábito de vencer competições oficiais, sejam elas quais forem. Quando Pinto da Costa chegou ao clube, não começamos imediatamente a ganhar campeonatos e Ligas dos Campeões. É triste dizê-lo mas mais de 3 anos sem ganhar nada têm de fazer-nos voltar, não digo às origens, mas seguramente a um grau de humildade em que encaremos cada competição oficial com a máxima seriedade.

Não é uma taça de Portugal ou uma taça da Liga que salvam o que quer que seja num clube como o FC Porto mas é imperioso que se comece a encarar toda e qualquer competição com a máxima seriedade para retomar o mais rápido possível o caminho das vitórias, dos sucessos e por conseguinte dos títulos, ao fim ao cabo o objetivo de qualquer clube. A sensação que dá é que muitos profissionais do FC Porto andam ao longo desses 3 últimos anos a brincar com coisas sérias e encarar algumas competições oficiais como se de uma brincadeira se tratasse.

Que fique bem claro, a taça da Liga é, atrás da supertaça e da taça, a competição menos relevante do panorama interno. Mas sinceramente não faz sentido o FC Porto estar há quase 2 anos sem vencer um único jogo nesta competição. Menos sentido fará que o FC Porto num grupo com duas equipas que lutam para não descer e outra que vegeta no meio da tabela, não consiga uma única vitória...

Tenho o feeling que muito provavelmente a vitória do FC Porto em Moreira de Cónegos, mesmo que por números gordos será insuficiente para atingir as meias-finais, mas a equipa tem de demonstrar total seriedade e dar tudo em campo em prol de um objetivo claro: não ficar fora de mais competição. Não podemos continuar com a enorme frustração de sair fora das competições sem ter a sensação de que tudo fizemos para lá continuar. Espero pelo menos que haja dignidade e seriedade de todos.

PS - Perguntar-me-ão por que raio acredito que mesmo ganhando em Moreira de Cónegos não conseguiremos o apuramento para a fase seguinte? Sinceramente estou farto, já começo a ficar enojado mesmo, com as "manhas" do futebol português que nada têm a ver com futebol, das constantes simulações de lesões desde o primeiro minuto de jogo, das paragens de tempo até ao exagero, do futebol mesquinho, nojento e medíocre. Tirando os jogos do FC Porto, sinceramente vejo cada vez mais apenas e só Premier League, um campeonato onde se joga futebol, sem manhas, sem nojeiras, sem ordinarices que existem jogo sim, jogo sim senhor, na liga portuguesa. Toda esta conversa para dizer o quê? Posso estar muito mas muito enganado, mas o "enorme" jogo que o feirense fez no Dragão, festejando inclusivamente um ponto que de nada lhe serviu como se da Liga dos Campeões se tratasse, resumir-se-á amanhã a um jogo fraquito no restelo. Espero estar enganado e já agora espero que o FC Porto também faça a sua parte que é ganhar em Moreira de Cónegos, sem estar à espera que as coisas lhe caiam do céu aos trambolhões.

1 comentário:

  1. Vamos acabar com a vergonha: http://peticaopublica.com/?pi=PT84097

    ResponderEliminar