15 janeiro, 2017

COMPROMISSO COM A VITÓRIA.


FC PORTO-MOREIRENSE, 3-0

Depois das escorregadelas dos adversários directos, restava ao FC Porto vencer o jogo desta noite frente ao Moreirense. O compromisso com a vitória tinha de ser cumprido jogando mal, bem ou assim-assim. E ele foi alcançado com maior ou menor dificuldade perante um adversário que deu pouco trabalho, apesar de ter tido a primeira oportunidade do jogo.


Depois do regresso aos resultados menos conseguidos e de mais uma panóplia de actuações de arbitragens vergonhosas, o FC Porto teve um resultado tranquilo perante uma arbitragem discreta. Com um erro ou outro sem influência directa no resultado, os Dragões levaram de vencida o conjunto de Moreira de Cónegos.

Depois de uma oportunidade soberana no início de jogo desperdiçada por Geraldes, assistiu-se a uma avalanche ofensiva azul e branca. Apesar disso, até à meia hora de jogo, os azuis-e-brancos não fizeram um jogo muito conseguido. Várias intenções de golo mas não passaram de ameaças.

Aos 30 minutos, Telles cobrou um livre junto à área verde e branca. O guarda-redes sacudiu para perto da bandeirola de canto e Marcano, recuperando a bola, cruzou para a área onde apareceu Óliver a rematar para as malhas. Estava aberto o marcador.


Depois disso, receava-se um abrandamento do Dragões, se olharmos para o histórico de partidas desta época, mas os portistas procuraram mais golos. O certo é que o FC Porto aumentou o seu caudal ofensivo e o jogo pareceu mais fluído. Foi então que se assistiu a um bom jogo, até porque o Moreirense tentou subir mais e entrar no jogo, proporcionado um duelo aberto.

Não espantou ver o FC Porto chegar ao 2º golo. Numa perda de bola dos Cónegos no meio-campo portista, permitiu a Diogo Jota cavalgar mais de 30 metros, deixar a bola para Corona que, depois de tirar um adversário do caminho, rematou para defesa apertada do guarda-redes contrário. Na sequência, a bola sobrou para André Silva que em salto de peixe enviou a bola para as malhas.

O FC Porto atingia um resultado confortável e mais confortável se sentiu depois de Geraldes ser expulso por acumulação de amarelos.


A partir daqui só deu FC Porto. O Moreirense foi para intervalo com o objectivo de não ser goleado na etapa complementar e os Dragões procurar aumentar o score.

Na segunda parte, o FC Porto chegou com facilidade ao 3-0 na cobrança de um pontapé de canto. Marcano apareceu completamente solto na área e cabeceou para a grande área.

Os Dragões tiveram mais de uma mão cheia de oportunidades para aumentar a vantagem com destaque para André Silva que, só à sua conta, desperdiçou três boas ocasiões.

O FC Porto com esta vitória diminuiu a diferença para o primeiro classificado e aumentou a distância para o terceiro, repondo a diferença que se verificava no início da ronda anterior. Nada demais pois há muito para percorrer.


A 1ª volta termina com os Dragões a necessitarem de carburar muito mais do que o que têm feito, necessitando de dar consistência à equipa e ao seu jogo. Além disso, esperam-se dias complicados nas próximas jornadas, uma vez que o primeiro classificado já "berrou" muito por ter perdido dois pontos e prepara-se uma semana de autêntica campanha lampiónica contra as arbitragens.

Na próxima jornada, o FC Porto recebe, no Sábado às 16 horas, o Rio Ave para a 1ª Jornada da 2ª volta da Liga NOS, antes da sempre complicada visita à Amoreira.



DECLARAÇÕES

Nuno: “É importante aproximarmo-nos do topo”

Primeira análise
“Foi uma vitória justa, que se traduziu em golos e num bom jogo. É importante para nós vencer em frente aos nossos adeptos, no Dragão, que mais uma vez esteve presente e a apoiar-nos. Vamos continuar o nosso caminho.”

Melhorar fora de casa
“Desde o princípio que queremos fazer do Dragão a nossa fortaleza, temos apenas um empate aqui, e sabemos em que circunstâncias. Temos novos desafios pela frente, nomeadamente melhorar fora de casa.”


Aproximação ao primeiro lugar
“É importante aproximarmo-nos do topo da tabela, meter pressão. O nosso trabalho é continuar a vencer os nossos jogos e estar muito próximo do primeiro é sempre muito importante.”

Análise à primeira volta
“Fazemos é uma projeção da segunda volta, atempadamente vamos fazer melhor.”

Eficácia
“O que foi diferente face ao jogo anterior foi o acerto, a capacidade de ser eficaz, fazer os golos e chegar a uma vitória justa. Tivemos o jogo permanentemente controlado, não consentimos oportunidades ao Moreirense. Tivemos bastante produção ofensiva, que poderia até ter sido mais materializada. Parabéns aos jogadores, é sempre importante vencer no Dragão, a nossa fortaleza, e obter um resultado que nos aproxima do lugar em que queremos estar, que é o topo.”

Confiança
“Assim é mais fácil a perspetiva de construir uma equipa que queremos campeã, as vitórias ajudam, os jogadores ficam mais seguros de si. Hoje foi tudo muito mais natural, creio que a equipa fez um bom jogo e uma boa vitória”.

O regresso de Kelvin
“É mais um jogador que se integrou na dinâmica da equipa. Estava parado há algum tempo, temos de ter algum cuidado na sua integração para que possa ser útil.”



RESUMO DO JOGO

0 comentários:

Enviar um comentário