15 dezembro, 2016

BRAHIMI DE REGRESSO.


FC PORTO-MARÍTIMO, 2-1

De volta ao Dragão, depois de ter goleado o Leicester, o FC Porto prosseguiu o bom momento que atravessa e fez jus à tendência, vencendo o Marítimo com mais facilidade do que o resultado final alcançado mostra.


E na vitória portista há um nome incontornável: Brahimi. Parece um jogador novo. Mais rápido, mais empenhado, mais entrosado e com uma mentalidade diferente para melhor. Yacine Brahimi esteve em todo o lado, quer a defender, quer a atacar. Ajudou a desbloquear o jogo e teve momentos muito bons ao longo do encontro como a assistência para o 2º golo.

Mas há que também dar destaque a André Silva. O jovem ponta de lança não iniciou muito bem o jogo. Algo trapalhão e inconsequente, melhorou na segunda parte obtendo um golo que viria a ser decisivo para o desfecho da partida. O avançado portista conseguiu, com este golo, alcançar o topo da tabela dos melhores marcadores.

Os Dragões entraram bem no jogo, asfixiando por completo um Marítimo que veio apenas para não sofrer golos. Durante toda a primeira parte, os insulares sentiam-se enclausurados na sua área. Todas as tentativas de sair para o contra-ataque esfumavam-se ainda no seu meio-campo onde uma barreira formada por três monstros (Felipe, Marcano e Danilo) dominava o espaço.


Da parte do FC Porto, os ataques eram constantes e ameaçadores mas no último passe ou na hora de rematar à baliza, os portistas estavam algo desinspirados. O golo não aparecia e o relógio corria para o intervalo.

Além disso, o homem do apito voltou a destacar-se de forma fantástica. Negou duas grandes penalidades aos Dragões, de forma vergonhosa e descarada. Já lá vão 12 penalties por marcar esta época a favor do FC Porto. Coincidência? São coincidências a mais para se poder acreditar em apenas tanta incompetência. Adiante!

Em cima do intervalo, Brahimi abriu o livro. Aproveitando um ressalto de bola na grande área verde-rubra, caminhou para a linha de fundo e rematou quase sem ângulo para a baliza maritimista. Estava desbloqueada a partida. O golo em cima do intervalo foi um bom tónico para a etapa complementar.

Na segunda metade, esperava-se um jogo mais aberto e com mais espaços. O Marítimo teria que correr atrás do prejuízo e o FC Porto iria aproveitar para ampliar o resultado.


Foi o que aconteceu aos 67 minutos, numa jogada de Brahimi. O argelino desmarcou André Silva na grande área e este à saída de Gottardi atirou para o fundo da baliza.

A seguir Nuno Espírito Santo começou a operar substituições. Herrera, R. Neves e João Carlos Teixeira entraram para os lugares de Brahimi, Corona e Óliver Torres. O Marítimo parecia baixar os braços nos últimos 20 minutos mas surgiu o contrário.

O FC Porto recuou no terreno e jogou em contra-golpe. Teve uma boa oportunidade para ampliar o resultado por Diogo J. mas o avançado portista rematou fraco e denunciado.

Mas aos 84 minutos de jogo, o Marítimo reduziu o marcador numa bomba de fora da área, após uma perda de bola nada habitual neste FC Porto. Até ao fim, os Dragões foram obrigados a redobrar a concentração para manter os 3 pontos. No entanto, o Marítimo não incomodou a baliza de Casillas.

O jogo com o Marítimo é referente à 15ª Jornada da Liga NOS e foi antecipado para esta noite por conveniência de calendário. Os Dragões fecharão um ciclo na próxima Segunda-feira com a recepção ao Desp. Chaves num jogo a contar para a 14ª Jornada.




DECLARAÇÕES

Nuno: “Dominámos o jogo e a vitória é justa”

Três pontos importantes
“É uma vitória muito importante para nós, pois permitiu-nos somar mais três pontos. Ainda não estamos na posição que queremos estar, mas é importante continuar a somar. Dominámos o jogo e a vitória é justa. Na parte final, o Marítimo começou a despejar bolas e a fazer jogo direto, mas também é preciso saber defender quando o momento assim o exige. No cômputo geral, fizemos um bom jogo.”

Menos espaço, mais rapidez
“O Marítimo apresentou uma linha de cinco defesas e tirou-nos espaço, mas deveríamos ter sido mais rápidos na circulação da bola, apesar de termos criado oportunidades para marcar. O golo chegou num momento importante, antes do intervalo, e isso permitiu-nos retificar algumas coisas na segunda parte. Aí, procurámos aumentar o resultado e continuar a dominar. As equipas preocupam-se mais em contrariar o nosso jogo do que propriamente em jogar. O Marítimo praticamente não existiu em termos ofensivos e no único remate enquadrado fez um grande golo.”

Golo sofrido 744 minutos depois
“Mesmo com o golo sofrido, a nota só pode ser positiva, pois conquistámos os três pontos. O golo tinha de aparecer mais tarde ou mais cedo, e a realidade é que foi um golaço. Se tínhamos que sofrer, que fosse assim. Não individualizamos a prestação defensiva. A equipa é feita de cumplicidades, entre todos. Existe um trabalho defensivo muito importante por parte de todos. Cumprir a tarefa é fundamental para a consolidação e construção de uma equipa.”


Pressão no líder?
“Pressão temos nós, que estamos atrás. A chave é ser persistente e trabalhar, mas a pressão é para quem vai atrás. Esperava ganhar este jogo e somar os três pontos, pois era o que queríamos. Nem todos os jogos serão feitos de goleadas, mas esta vitória não deixa qualquer tipo de dúvida. A diferença pontual não significa nada neste momento da competição. Queremos vencer, somar pontos e aproximar-nos do topo da tabela, que é onde queremos estar.”

Focados no Desportivo de Chaves
“Foi o 11 do FC Porto que entendemos para este jogo. Na segunda-feira, vamos ver. Agora é recuperar, trabalhar e preparar com determinação o jogo com o Desportivo de Chaves.”

Antijogo?
“Sofrer um golo da forma que sofremos, no momento em que sofremos, transmite sempre intranquilidade, mas os jogadores não sentiram que a vitória estivesse em causa.”

Brahimi
“O Brahimi fez um bom jogo. Fez um golo, uma assistência e um grande trabalho para a equipa. Estamos felizes com ele e com todos os jogadores que fazem parte deste plantel. Não há qualquer problema com nenhum jogador. A equipa técnica procura sempre estar ao lado de todos os jogadores de forma a saber o momento em que serão úteis à equipa.”

Obrigado, Dragão
“Aproveito para agradecer a todos os adeptos que vieram ao Estádio do Dragão, num dia com mau tempo e numa altura do ano em que as prioridades são outras. Humildemente, pedimos que voltem a estar cá connosco na segunda-feira para nos ajudar a conquistar mais uma vitória.”



RESUMO DO JOGO

2 comentários:

  1. O João Carlos Teixeira está a mostrar um grande serviço sempre que entra.
    Espero que o Nuno comece a olhar para isto como uma solução, para que quando Brahimi for para a CAN possamos continuar a assistir ao jogo dinâmico que esta equipa demonstra.

    Quanto ao desaproveitamento das oportunidades, penso que seja por André e Jota ainda não estarem completamente sintonizados. Ainda há uma certa desorganização, de quem é que deve entrar na área para finalizar, e de quem deve estar no lugar de assistir ou de aproveitar 2as bolas. Eles ainda são jovens e com o tempo penso que haverá melhor organização.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Uma boa e moralizadora vitória. Mesmo com mais do mesmo, com mais penaltis roubados.
    Mais: Costuma-se dizer que com mau tempo não há palhaços, pois que se constipam, mas estes árbitros pró sistema são palhaços de fraca figura, a todo o tempo, sem ofensa aos verdadeiros palhaços.
    Tanta roubalheira e sem tomadas de posição oficiais, já é abuso demasiado.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar