12 novembro, 2016

MAIOR QUE A REPRESSÃO É A NOSSA PAIXÃO!


Dois jogos em cinco dias e dois episódios entre os ultras do FC Porto e a PSP. Continua esta luta com armas desiguais e em que a autoridade leva a melhor simplesmente por ser a autoridade. Nem que para isso tenha de provocar ou abusar de alguém. Levam sempre a vantagem perante os ultras.


Na quarta-feira da semana passada, recepção ao Brugge para a Liga dos Campeões. Da Bélgica viajaram mais de dois mil adeptos. Invadiram a nossa cidade e nós cá estávamos para a defender. Por entre família e adeptos normais, estavam grupos mais radicais que vinham não só com o propósito de apoiar. Foi bem notório, principalmente para quem se deslocou com antecedência para o estádio, que esses grupos de belgas, com estilo casual, andaram nas redondezas do nosso estádio a desafiar adeptos/ultras para o confronto.

Se durante o jogo a malta estava desprevenida, no final do jogo houve quem não se ficasse perante tal provocação. Quando vou ao estrangeiro, e não são assim tão poucas as vezes, dou com a polícia local a dar razão e a defender os locais!! E bem, claro!! Se nos esticarmos um mínimo que seja, estamos logo a “comer por tabela”. Então se for aqui ao lado em Espanha, até nos partem um braço se for preciso.


A nossa polícia parece ter receio de enfrentar os estrangeiros. Além disso, é formada para reprimir os ultras e mesmo quando há problemas com adeptos de outros países, defende-os a eles e ataca-nos a nós. Sob clima de medo, de ameaça ou de identificação pessoal, persegue-nos em vez de colocar na ordem quem vem à nossa terra para armar a confusão.

Domingo, mais do mesmo. Desta vez mais sério. Quem acompanha o movimento ultra recorda-se perfeitamente de há uns três ou quatro anos atrás, num lagartos x lampiões em Alvalade, a polícia de choque ter entrado pela bancada da Juveleo a distribuir porrada por todos. No passado Domingo queriam fazer uma igual! "Curiosamente" é sempre contra os lampiões! Sem que nada o fizesse prever e quando tudo estava a correr dentro da normalidade, o corpo de intervenção da PSP, minutos após o golo, tenta entrar pela bancada Sul do Dragão, de bastões no ar e a bater em quem assistia ao jogo! A resposta foi imediata e rapidamente recuaram. Ainda gostava de saber o que fizeram os Super Dragões para merecer aquela investida animalesca e desmesurada.



Em relação aos jogos, excelentes apoios com destaque natural para as coreografias no clássico. Ambiente arrepiante, o meu aplauso tanto ao Colectivo como aos SD. Um clássico que se viveu como deve ser vivido. Durante toda a semana com a preparação das coreografias nas respectivas sedes, na chegada do inimigo no Sábado ao hotel em Gaia e já no Domingo que desde a hora de almoço andámos pelo Dragão.

Pausa para as selecções, mas há modalidades para apoiar este fim-de-semana. Continuamos sempre ao lado do FC Porto!

Um abraço ultra.

0 comentários:

Enviar um comentário