22 novembro, 2016

AS NOSSAS MODALIDADES – RESUMO DO FIM DE SEMANA.


JOGO DA SEMANA

O jogo da semana será obrigatoriamente o de ANDEBOL, já que se trata do último degrau antes da fase de grupos da EHF Cup.

Deslocação ao pavilhão dos austríacos do Bregenz, que este ano foram eliminados da Liga dos Campeões numa fase de apuramento por eles organizada, o que indiciava desde logo a dificuldade que a nossa equipa iria enfrentar. Por isso, não se poderia esperar resolver a eliminatória logo na 1ª mão. E assim foi.

A nossa equipa conseguiu manter-se sempre no jogo, vencendo no final por 1 golo de diferença, demonstrando que a qualidade do nosso andebol cresce ano após ano e sobretudo graças às participações europeias. Só defrontando os melhores jogadores com armas similares, número de estrangeiros por exemplo, os nossos atletas poderão evoluir e mostrar-se competitivos perante estes adversários.

E porquê abordar agora este tema agora?

Porque ao olhar para os regulamentos que são impostos à nossa equipa de basquetebol, não compreendo como se pode querer ser competitivo na Europa com metade dos estrangeiros dos outros países e com ilegalidades como limitação ao nível dos atletas comunitários. Sim, ILEGALIDADES. Os tratados europeus impõem livre circulação de pessoas, bens e capitais, e depois a nossa federação de Basquetebol resolve limitar o número de atletas comunitários com possibilidade de serem inscritos. Como poderão os nossos atletas evoluir a jogar contra alguns atletas que têm defrontado?

Se houvesse respeito pelas leis, iriam encontrar jogadores com mais qualidade e não venham com o argumento dos parcos recursos financeiros de muitas equipas, porque se o campeonato tivesse mais qualidade, certamente melhores patrocínios apareceriam. Com mais e melhores atletas, não era só o campeonato que melhorava, mas os jogadores selecionáveis teriam mais qualidade e as seleções teriam melhores resultados, mas a federação parece apenas preocupada em manter a capacidade competitiva de um certo clube cujos recursos financeiros não têm fim em detrimento de competições mais competitivas e seleções mais fortes.

Mas isto, daria texto para uma reflexão muito mais profunda e não é este o espaço, porque seria sempre olhado como uma tentativa de desculpar as derrotas europeias desta época com estes argumentos.


AS OUTRAS MODALIDADES

Nas outras modalidades, começando pelo BASQUETEBOL, pagou o esforço dos jogos europeus e com uma primeira parte pouco conseguida, foi batida pelo vitória em Guimarães. A equipa soma agora 4 vitórias e 2 derrotas, deslocando-se no próximo sábado ao complicado terreno da Ovarense, mas entretanto, lugar ainda à recepção ao Sopron na última jornada da FIBA Europe Cup.

Por fim, no HÓQUEI EM PATINS, recepção e vitória clara perante o Paço d’Arcos por 12-1, num jogo em que o vencedor nunca esteve em sequer em causa. A equipa parece ter aprendido a lição do resultado perante o Merignac, onde nenhum jogo está ganho à partida e temos sempre que entrar concentrados e a lutar pela vitória desde o apito inicial.



Abraco,
Delindro

0 comentários:

Enviar um comentário