31 outubro, 2016

ESTAMOS A SER GOZADOS.


Ao fim de apenas 9 jornadas, já se ultrapassou em muito o limite aceitável no que toca à atuação das equipas de arbitragem. Quem me lê habitualmente, sabe que ao longo da presente época já emiti a minha opinião sobre as vertentes táticas e técnicas da equipa, sobre o desempenho dos jogadores, treinador e até da própria SAD. Tenho falado muito de aspetos internos, ou seja, daquilo que depende apenas do FC Porto.

Hoje, porém, perante a gravidade da situação, vejo-me obrigado a falar de um aspecto externo que tem tido clara influência no desenrolar dos jogos. Um aspecto que retira grande parte da importância/carga psicológica a uma das equipas para o clássico do próximo fim-de-semana. Permite que uma das equipas vá jogar de "poltrona" sentada numa belíssima vantagem de 5 pontos, e que a outra entre com toda a pressão, literalmente com a "corda no pescoço", em que um mau resultado complica imenso as coisas. 2 pontos nesta altura, de facto, fazem toda a diferença na abordagem ao jogo do próximo domingo.

Fazendo um simples exercício de pesquisa (o universo é enorme, é tão fácil escolher!) e socorrendo-me apenas dos lances em que existiu unanimidade (por exemplo, dos 3 elementos do Tribunal do Jogo, do qual faz parte o insuspeito Jorge Coroado) em relação à forma errada como os mesmos foram ajuizados, temos que:

2ª jornada, Estoril no Dragão, penaltie claro por marcar sobre Varela aos 5 minutos de jogo, FC Porto venceu o jogo;

3ª jornada, Sporting em Alvalade, falta que originou o golo do empate mal assinalada porque Marcano nem tocou no adversário, que se "atirou para a piscina", FC Porto perdeu o jogo;

4ª jornada, Guimarães no Dragão, penaltie claro por marcar sobre Diogo Jota aos 92 minutos de jogo e golo muitíssimo mal anulado a André Silva aos 19 minutos quando o jogo ainda estava empatado, FC Porto venceu o jogo;

5ª jornada, Tondela em Tondela, fora-de-jogo mal assinalado a Adrián Lopez que seguia escandalosamente isolado em direção à baliza, FC Porto empatou o jogo;

6ª jornada, Boavista no Dragão, golo do Boavista a abrir o jogo marcado em fora-de-jogo, FC Porto venceu o jogo;

8ª jornada, Arouca no Dragão, penaltie claro por marcar sobre André Silva aos 58 minutos de jogo, FC Porto venceu o jogo;

9ª jornada, Setúbal no Bonfim, penaltie claro por marcar sobre Otávio aos 84 minutos de jogo, FC Porto empatou o jogo;

Poderia falar de outros lances, para além dos que acabo de enunciar, mas estes até dou de barato, por não ter havido total unanimidade na apreciação dos referidos lances. Mas ainda haveria mais para falar...

Posto isto, creio também que já se ultrapassou à muito o limite do bom senso, da decência e do mínimo respeito por uma instituição enorme como é o FC Porto. Isto já não são apenas "erros humanos", não são infelicidades dos homens do apito ou apenas azares devido a más condições de visibilidade dos senhores do apito.

Isto é tão simplesmente GOZAR com a nossa cara. Estamos a ser gozados à grande pelos senhores do apito, que pelos vistos tomaram o gosto à coisa e continuam a ROUBAR (sim, ROUBAR!!!!) a cada jogo que passa, quer ganhemos, quer percamos, quer empatemos, mas quase sempre temos razões de queixa, sempre mas sempre no mesmo sentido. Nenhum desses erros foi capa de jornal ou alvo de grandes parangonas pela generalidade da comunicação social, mas como num campeonato de 34 jornadas é impossível também não sermos beneficiados num ou noutro jogo, aposto com vocês tudo o que quiserem que no primeiro jogo em que ganharmos no seguimento, por exemplo, de um canto mal assinalado a nosso favor, vamos ser capa de jornais com o seguinte título: "FC Porto ganha com ajuda arbitral!!".

Meus amigos, é contra isto que também nos temos que revoltar. Tudo isto já começa a ser demais, já enoja, já cheira demasiado mal e torna-se tão repetitivo que até aborrece. Numa fase em que notoriamente a equipa está em crescimento, pois tem jogadores novos, treinador novo, modelo novo, após 3 anos de falhanços atrás de falhanços a vários níveis, parece que existe um nervosismo incrível por parte das equipas de arbitragem em apitar sempre contra nós. Em 9 jornadas, fomos clara e unanimemente prejudicados em 6 delas. A diferença de 5 pontos para o líder podia ser seguramente menor, com tudo o que isso implicava no clássico do próximo domingo.

Este post não pretende esconder, omitir ou tornar menos relevantes todos os problemas da nossa equipa (por mim já mais que esmiuçados neste blog), mas quando uma equipa jogo após jogo leva constantemente "marretadas" dos senhores de preto, com erros, erros e mais erros todos no mesmo sentido, isto já é demais.

Cabe às pessoas responsáveis agir em relação a isto, nos momentos e locais próprios, através da ferramentas mais eficazes. Ficarmos quietos, mudos e com cara de parvos a assistir a tudo isto, será o compactuar com este gozo de que estamos a ser alvo.

NOTA FINAL: Como ultimamente temos sido uns gajos porreiros muito preocupados com a marca "futebol português", proponho sinceramente que recebamos o nosso próximo rival da melhor forma possível: preparemos uma poltrona, umas bolachinhas e um chazinho para receber os dirigentes adversários. Não assobiemos, não maltratemos nenhum agente relacionado com rival, comportemo-nos como uns "santos", a quem nada possa apontar.

PS: No jogo de Setúbal, mais coisas ficaram por dizer para além do penaltie claro por marcar sobre Otávio. Desde erros na marcação de faltas, nomeadamente a falta incrivelmente inexistente que depois dá origem ao golo anulado ao Setúbal, passando por erros de apreciação em cantos, faltas e faltinhas, tudo no mesmo sentido (contra o FC Porto pois claro!). Mas o mais chocante são os 4 minutos de compensação, quando 5 minutos antes do final do tempo regulamentar, um artista setubalense finge uma lesão ficando 3 minutos deitado no chão, depois de minutos e minutos perdidos na reposição de bolas, simulação de lesões, caídas no chão, etc, etc. Todas as equipas têm direito a fazer o anti-jogo mais nojento possível, mas cabe às equipas de arbitragem penalizarem esse tipo de atitude através do tempo de compensação. Nas últimas semanas os nossos rivais diretos tiveram vários jogos com 6 minutos de compensação, jogos em que inclusivamente surgiram golos ao minuto 96. O que será preciso para o FC Porto ter direito a 6 minutos de compensação? Felizmente, não sou jogador de futebol profissional, porque garanto-vos que um dia, jogasse eu no meu FC Porto e visse um qualquer artista a simular uma lesão deitado no chão, dar-lhe-ia razões verdadeiras para ele estar deitado no chão, pontapeando-lhe a cabeça até lhe saírem os dentinhos todos... Fingir, simular, ter atitudes nojentas apenas para enervar o adversário é próprio de quem não contribui para o futebol em nada. Jogar com autocarros, em linhas baixas e com atitudes ultra-defensivas é algo completamente legítimo para quem tem armas infinitamente inferiores aos grandes, algo bem diferente é a partir dos 70 minutos (e muitas vezes até antes disso!) simular, fingir e queimar tempo das formas mais ridículas possíveis.

18 comentários:

  1. RCBC, os árbitros fazem o que querem, porque sabem que podem.

    Vê alguém a fazer pressão para se divulgar as notas dos observadores? Vê alguém a pedir explicações pela a promoção de árbitros imberbes a internacionais? E o porquê que levou a essas promoções? Vê alguém a insurgir-se contra a dualidade de escolhas e opiniões do Conselho de Arbitragem ou APAF? E se alguém aparecer, mais certo vir dos lados de Alvalade do que dos nossos. Confrangedor, no mínimo...

    Vá lá que neste jogo já vi os nossos jogadores a fazer peito ao árbitro. É um bom começo.
    Só falta quem está acima deles, e quem está abaixo, seguir-lhes o exemplo.

    A piorar as coisas, o enfoque mediático na guerra sporting - slb veio-nos a retirar protagonismo e visibilidade. Sendo assim, o que se passa connosco torna-se mais periférico. As postas de pescada do JJ, as contra-respostas dos vermelhos e vice-versa, são o conteúdo suculento para os nossos media desportivos. O futebol e a arbitragem (quando não slb ou scp) são cada vez mais pormenores no bafiento universo futebolístico nacional.

    ResponderEliminar
  2. Com esta treta do sermos politicamente ou desportivamente corretos, como disse e bem o Hugo Mota em cima andamos a ser comidos de cebolada!!!

    Os jogadores ainda se mostraram de dentes afiados a este gatunico que nos roubou este sim de semana, mas depois da cúpula do futebol, não vemos nada!!! lá sai um dragões diário que ninguém lê e ninguém e tem efetivo impacto.

    Ninguém vai à sala de conferência chamar gatuno e ladrão ao árbitro, isso sim ia aparacer nos jornais e ser eco de falatório! Relembrar que não andamos aqui a comer e calar.

    A equipa devia ter feito mais claramente (apesar de infelizmente não ter conseguido ver todo o jogo de forma seguida), o treinador podia ter feito mais, mas a direção essa nem fez nada!!!
    Andam todos muito preocupados com antigos amores ou colombianas ou lá o que é!!!

    Dois murros na mesa e quatro murros no focinho de alguém resolviam muita coisa!!!

    ResponderEliminar
  3. Quando aparecer um árbitro com "tomates" a dar 15 min de descontos, talvez assim os jogadores passem a ter mais cuidado! Uma vergonha a atitude dos jogadores do Setúbal!

    ResponderEliminar
  4. Carissimos,

    O que está aqui escrito está perfeito e é por demais evidente.
    Falta o resto e que o Hugo Mota acrescentou e muito bem: "Vá lá que neste jogo já vi os nossos jogadores a fazer peito ao árbitro. É um bom começo. Só falta quem está acima deles, e quem está abaixo, seguir-lhes o exemplo.".

    A questão é a mesma que eu ando a colocar desde o jogo com o Sporting pelo menos: Onde anda a direcção que tem que nos defender?? Perdida no meio das contas do Relatório que apresentou?? Com medo de alguma coisa?? Porque é que não se saí cá pra fora a apontar estas merdas todas na véspera de uma clássico??

    Pá, não entendo... posso imaginar mil coisas, mas não entendo.
    E é pena estarmos a perder entre os dedos da mão aquilo que demorou 30 anos a construir.

    ResponderEliminar
  5. Não consigo entender o que se passa na cabeça do pessoal da SAD. Não consigo.
    http://fcportointeractivo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É certo que o árbitro influiu...mas não justifica a fraca exibição da equipa e fundamentalmente as péssimas opções do treinador que a necessitar de ganhar imperativamente em vez de colocar um ponta de lança possante do meio daquela floresta defensiva sadina, coloca um médio defesa e assim M/Amigos....decididamente, não vamos lá!!! Pelo menos nesta época.....

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde portistas,
    Tenho que aplaudir este artigo. De facto resume o que eu sinto relativamente ao que se tem passado. Mais grave do que todos os erros de arbitragem que aqui foram enumerados é mesmo a inoperância de quem dirige o clube. Mas isto vai mudar afinal? O presidente não comenta o caso dos vouchers, não faz declarações a atacar estas arbitragens fraudulentas e nem sequer vem a terreiro apoiar as tropas depois de um mau resultado. Todos os dias desde há uns anos para cá (inclusive nos anos em que fomos campeões com Vítor Pereira) todos nós portistas de verdade já falamos disto mas nada muda. Não me esquecerei nunca do primeiro ano de Lopetegui em que devíamos ter sido campeões e fomos roubados descaradamente em cada jogo, e da direção... nem um pio. Este ano se formos na luta até ao fim, acham que os árbitros vão parar? acham que os media vão passar a adorar-nos? Isto impõe uma mudança de atitude. É agora ou nunca! Está na hora de trazer o Porto de volta!

    Cumprimentos,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  8. Se jogamos para entreter e o treinador aos 74 minutos ainda coloca um médio defensivo, é porque estava feliz com o resultado.
    Protestar ou gritar dá pontos? Nem ao Mourinho, por enquanto.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Rui Sousa, se calhar não é na cabeça da SAD...mas no rabo! Trilhar dói muito...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Provavelmente, quando estivermos a 20 pontos do 1º lugar, lá sairá uma entrevista onde a questão das arbitragens será aflorada ao de leve.

    A partir do momento em que na época 14/15, o nosso rival direto beneficiou de pelo menos 7/8 pontos em jogos onde houveram erros claros e evidentes de arbitragem a seu favor, época essa em que o título nos fugiu por 3 pontos, e em que pouco ou nada os altos responsáveis do clube falaram, julgo que o futuro próximo não augura nada de bom.

    O problema disto tudo é que quanto maior o fosso para o 1º lugar, menos força têm os argumentos relacionados com as arbitragens. Tem de falar.se de arbitragens é quando se ganha e é prejudicado, aí sim é que temos toda a moral para falar como forma de prevenir o futuro. E quando digo “prevenir o futuro”, quero dizer tão simplesmente mandar uma mensagem para todos os agentes do futebol, nomeadamente árbitros, APAFs e afins do tipo: “Não somos parvalhões, nem faremos figura de tolos quando nos roubarem”.

    E neste momento creio que o sentimento geral é que estamos a ser gozados e ficamos calados, com cara de parvalhões a fazer figura de tolos. Deste modo continuaremos a mamar a “bucha” até ficarmos definitivamente arredados de tudo e mais alguma coisa, discutindo depois culpados, arranjando facas longas e procurando acima de tudo colocar o treinador no Pelourinho (como tem sido nos últimos 3 anos).

    Infelizmente, e de forma chocante, parece que os únicos que não estão dispostos a fazer figura de tolinhos são alguns adeptos, nomeadamente os “tolinhos dos blogs”, no qual eu orgulhosamente me incluo.

    Se calhar se algumas pessoas não se fechassem numa redoma, a leste do mundo inteiro e da evolução das coisas, talvez pudessem fazer algumas reflexões interessantes com o que se lê por essa blogosfera fora. E não, não sou apologista da gestão de fora para dentro, mas às vezes é preciso olhar para fora e refletir sobre o que se passa cá dentro… Para bom entendedor…

    ResponderEliminar
  13. Boas

    os relatórios e as notas do árbitro não deviam ser já públicas?

    isso vai acontecer quando? quando o campeonato estiver já decidido a favor de quem sabemos?

    é uma vergonha e este jogo com os de Carnide na próxima jornada pela a importância que agora tem, creio que não existe um árbitro em Portugal capaz de arcar com essa pressão. Não era agora a boa altura de chamar um árbitro estrangeiro de renome para apitar este clássico, também para avisar os demais árbitros portugueses que este pode ser o castigo por não mostrarem capacidade e responsabilidade para o fazer. Senhores da APAF mostrem a vossa isenção porque Veríssimo e Capela se forem nomeados vai cair o Carmo e a trindade.

    já agora porque carga de água tem de ser o FcPorto o clube que lhes vai benzer a estreia em clássicos desses árbitros promovidos às 3 tabelas? todos vimos o que fez Tiago Martins no sue primeiro clássico e agora iria-mos ter o Veríssimo? Já sei que vai ser o Capela e se não for devia ser porque caso tenha erros que prejudique o FcPorto e beneficie o Benfica então será o fim deste árbitro e é caso para dizer chamem a polícia, mas a policia lá de fora que a de cá parece toda inquinada ou comprometida e é ver a quantidade de inspectores e ex.inspectores que vagueia pela a Luz em forma de apoio ao clube do regime.Chamem o FBI se faz favor e façam a limpeza que fizeram na UEFA e FIFA.

    temos de bater no que for preciso mas esta roubalheira tem de acabar, pois aquilo que neste momento acontece é que fazem de tudo para que o FcPorto tenha dificuldades em vencer os jogos e se estivermos à espera de lances de bola parada para desbloquear jogos, esses vão ser como temos visto adiados ao máximo pelos os árbitros. Ou seja ou marcamos rápido de bola corrida ou então bem podemos ficar à espera sentados na esperança de ver um árbitro marcar um penalty com o resultado a zeros ou empatado.

    Se isto é obra de alguem? não sei se é ou se não é mas investiguem os indícios que dia após dia surgem e que levantam muita suspeita ou poeira. Agora uma coisa é certa e não estou a dizer que é culpa de um clube em particular porque vai em primeiro e tem ganho os últimos campeonatos.O que sabemos é que os árbitros da nossa categoria tem tido uma preferência muito acentuada para errarem mais vezes nos jogos do FcPorto e Sporting do que no Benfica.É caso para perguntar quem os promoveu, de onde vieram e o que tem na ideia...

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  14. Se os blogs fizessem fé, o Bruno de Carvalho era presidente da SAD do Porto e o Octávio Machado era o treinador.

    ResponderEliminar
  15. O grande problema RCBC, é que antigamente tinhamos treinadores como Artur Jorge,o das coisas bonitas, por exemplo, que face a uma exibição desse calibre como a que fizemos em Setúbal, ganhando, empatando ou perdendo, tratava os jogadores de filhos da puta para cima. Foi assim que se ganhou duas Taças dos Campeões, duas Taças da UEFA/Liga Europa.
    Agora temos NES, que acha que os adeptos andam eufóricos e mete trincos a 10 minutos do fim para segurar o resultado.

    ResponderEliminar
  16. O que sei é que o Presidente anda numa missão de "melhorar o futebol português" e nem uma critica faz.
    E se ele viesse a criticar, todo o plantel de árbitros iriam embora porque são todos a servir a mesma maquina vermelha.

    E digo servir, porque é assim que se deve dizer as coisas, é tão óbvio como isso.

    Como é que Pinto da Costa se foi tornar nesta pessoa que nem a defesa à sua instituição faz.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  17. Protestar ou gritar não dá pontos.

    Não, não queria Bruno de Carvalho para presidente e Otávio Machado para treinador.

    Mas basta conhecer a história do FC Porto clube para perceber como é que se acabou com a hegemonia lisboeta, como é que se ganhou tanto além-fronteiras e como é que se transformou um clube de reduzida dimensão regional no melhor clube nacional e de longe o clube português com melhor palmarés internacional.

    Sim, berramos e gritamos contra o sistema instalado no início da década de 80. Pedroto juntamente com Pinto da Costa foram os dois arquétipos de um projeto de sucesso chamado FC Porto. Mas tudo isto foi conseguido com muita gritaria na altura em que o FC Porto era roubado até ao tutano porque é assim que tem de ser, infelizmente o mundo é assim. Depois o FC Porto ganhou o respeito de todos, incluindo dos árbitros…

    Se hoje chegamos ao ponto de não nos marcarem um penaltie do tamanho da torre dos Clérigos na véspera de um clássico que deixa o rival de “poltrona” antes da visita ao Dragão, algo está muito mal. Ficar calados, mudos e quedos não vai alterar o que quer que seja. Toda a gente tem de fazer a sua parte, não só os jogadores e treinador.

    A gritaria não ganha jogos, mas o aburguesamento, o facilitismo, o pensar que as coisas irão cair do céu dá muito mau resultado. Se há 3 anos, alguém dissesse que o FC Porto não iria ganhar rigorosamente nada, que o slb depois de jasus ainda iria ficar mais forte e que o scp em 3 anos iria ficar em 2 à nossa frente, provavelmente grande parte de nós soltaríamos uma gargalhada.

    Ou as coisas se endireitam o mais rápido possível ou o cenário pode passar de negro a catastrófico.

    ResponderEliminar
  18. Para falar francamente, sei que não é fácil, mas não impossível, fazer qualquer coisa para pôr em sentido a escumalha da Liga, e da FPF e os próprios media, se todos nós, portistas conseguíssemos unir-nos nesse sentido.

    Por altura do apito dourado, ainda lancei uma petição para entregar na Assembleia da República(foi o que me ocorreu no momento) para encravar os gajos da RTP (Carlinhos Danieis, Hugos Gilbertos & Cª). A verdade é que, decorridos 3 mêses, só tinha reunido pouco mais de mil assinaturas. Acabei por abandonar a ideia por falta de "côro"...

    Só que agora, não é a imagem do Presidente que está em causa (até porque não parece preocupado em preservà-la), é a imagem do FCPorto, de todos nós portistas, e isso exigiria um empenho acrescido, creio eu. A medida a tomar não sei neste momento, mas acho que já é tempo de também nós fazermos alguma coisa, já que o Líder colapsou. Tudo isto está a tornar-se intolerável.

    ResponderEliminar