14 setembro, 2016

DIA DE CHAMPIONS... É DIA DE CHAMPIONS!!!


Escrever sobre o que quer que seja em dia de jogo de Liga dos Campeões, é como servir de entrada a um prato principal que há muito ansiamos... por muito boa que a entrada seja, nós só queremos é comer o prato principal! Hoje, poderia aqui escrever sobre as coisas mais importantes do Mundo que ninguém me ligaria nenhuma.

Ora, como antecipadamente já o sei, prefiro apenas fazer a antevisão daquilo que possa ser a nossa participação nesta competição e guardar outros temas muito importantes para uma próxima ocasião.

Antes de mais, dizer que temos todas as condições para poder fazer desta Liga dos Campeões uma verdadeira “ponte” financeira entre as dificuldades e a serenidade. Com a participação no play-off, eventuais pontos conquistados nesta fase de grupos (500mil por empate e 1,5milhões por vitória) e ainda um eventual apuramento para os oitavos-de-final, podemos, com facilidade, chegar aos 25 milhões de euros, o que nesta fase representaria um encaixe importante e muito significativo.

Para isso acontecer, é preciso ser sério, lutar em cada jogo como se fosse o último, perceber que vestir a nossa camisola é ter de ser fiel a quase 125 anos de uma história gloriosa. Se a isto adicionarmos o apoio incondicional de todos os portistas, então, temos todas as condições para podermos cumprir um dos objetivos traçados no início da época.


Verdade seja dita que depois de nos ter saído a “fava” no play-off, o grupo que temos pela frente pode ser considerado acessível face a outros, mas convém não descurar um milímetro que seja, pois ainda temos bem presente a campanha da época passada onde a duas jornadas do fim tínhamos tudo na mão e acabamos com uma mão cheia de nada.

Leicester, Brugge e Copenhaga não são tubarões do futebol europeu, mas cada uma delas pretenderá seguramente o apuramento, jogando com o relaxe de não terem a responsabilidade de ganhar. Já nós, mesmo com um treinador e plantel muito recente, somos a equipa com mais responsabilidade do grupo, aquela que mais pergaminhos europeus tem a defender, aquela cuja história nos força a ter de jogar sempre com a responsabilidade de ganhar.

Mas não nos deixemos iludir, pois ao contrário de quase todos os outros grupos, estamos perante 3 campeões nacionais dos seus países, o que desde logo obriga a existir uma mentalidade vencedora, uma dinâmica positiva e uma coa-habitação constante com a pressão e exigência. Significa portanto que as facilidades vão ficar em casa, e quem estiver a contar com elas que se desengane.

Iniciar com uma vitória no dia de hoje frente ao Copenhaga será absolutamente essencial, mas temos que perceber que há 90 minutos para o conseguir... não há 10, 20 ou 30 minutos para isso... há 90 minutos, e tanto a equipa como os adeptos têm que perceber isso. E já agora perceber outra coisa: é que nenhuma equipa que joga esta competição é constituída por “matrecos”, portanto, goleadas e espetáculos de Ópera são mais para o Tivoli.

Termino como comecei: temos uma oportunidade tremenda de aproveitar esta Champions para contribuir para a estabilidade financeira do clube, valorizando jogadores, potenciando eventuais vendas e assegurando acima de tudo que a marca Futebol Clube do Porto continua a ser uma das mais fortes a nível futebolístico de toda a Europa.

"Porto, tenho a certeza de que vais lutar até ao fim... quando sobes a escada da ribalta, sinto o orgulho que às vezes me falta... quero ver-te sempre de cabeça erguida sem ter medo de ninguém, e a fazer pela via!"
Até logo, no sítio do costume!

1 comentário:

  1. "Quero ver-te sempre de cabeça erguida sem ter medo de ninguém"
    Isto é o Porto. O Porto nunca teve medo dos orçamentos do adversário, de árbitros, de jornalistas avençados. Por isso é que até os comemos, c*******.

    ResponderEliminar