19 março, 2016

JUSTO! MAS PARA QUÊ COMPLICAR?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

SETÚBAL-FC PORTO, 0-1

Primeira Liga, 27ª jornada
sáb, 19 Março 2016 • 20:45
Estádio: Bonfim, Setúbal
Assistência: - espetadores


Árbitro: Manuel Mota (Braga)
Assistentes: Paulo Vieira e José Gomes
4.º Árbitro: Duarte Oliveira

SETÚBAL: Lukas Raeder, William Alves, Frederico Venâncio, Miguel Lourenço, Ruca, Arnold Issoko, Fábio Pacheco, Paulo Tavares (c), Makuszewski, André Claro, André Horta.
Suplentes: Miguel Lázaro, Tiago Valente, Hassan (66' Paulo Tavares), Costinha (66' André Claro), Gorupec, Vasco Costa (81' Makuszewski), Dani Soares.
Treinador: Quim Machado.

FC PORTO: Casillas, Maxi Pereira, Chidozie, Martins Indi, Layún, Danilo, Sérgio Oliveira, Herrera (c), Corona, Aboubakar, Brahimi.
Suplentes: Helton, Rúben Neves (89' Brahimi), Marega (74' Corona), José Ángel, Suk (76' Aboubakar), Víctor García, Francisco Ramos.
Treinador: José Peseiro.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Sérgio Oliveira (45').
Disciplina: cartão amarelo a Sérgio Oliveira (33'), Layún (35'), Costinha (79').

Uma boa entrada no jogo previa mais uma vitória tranquila, à semelhança do último jogo mas este Dragão não dá segurança e é preciso estar em alerta até ao fim do jogo para ver o que acontece.

Num estádio onde não perde há 33 anos, o FC Porto controlou o jogo até aos 75 minutos mas depois com o jogo partido pois o V. Setúbal tentou chegar ao empate, os Dragões pareceram manteiga na linha defensiva. As incursões à área portista passaram a ser constantes e o perigo cheirava.

O golo que sentenciou o jogo surgiu aos 45 minutos, mas até aí o FC Porto já justificava um resultado de dois ou três golos. O mal do FC Porto, neste momento, está em conseguir gerir o jogo mas para não passar por situações de aperto, o Dragão deve defender-se disso. E o Dragão, para não se expor a situações difíceis, só tem que “matar” o jogo quanto antes para não dar hipóteses e esperanças aos adversários.

Mesmo sem fazer um jogo intenso, perante um adversário fraco e bastante macio, o FC Porto ia criando oportunidades. Aboubakar, Brahimi e Herrera poderiam ter sentenciado o jogo mais cedo mas o desacerto e a falta de sorte estavam presentes como a chuva que caiu a espaços com bastante intensidade.

Sérgio Oliveira, o melhor em campo, poderia ter aumentado a contabilidade à passagem dos 60 minutos num lance semelhante ao que deu o golo mas desta vez o médio rematou para a bancada.

Depois, voltou a acontecer ao FC Porto o que lhe tinha acontecido no jogo com o União. Só que desta vez sem consequências de maior. Os sadinos fizeram duas substituições para virar o jogo e a equipa portista ficou atarantada. Continuou a jogar o mesmo jogo, obrigou a que jogo ficasse partido e expôs-se desnecessariamente.

O V. Setúbal causou algum frisson em duas incursões à área portista mas o grande susto aconteceu depois. Antes disso, o FC Porto teve a oportunidade de acabar com a incerteza no resultado. Numa bela jogada individual de Sérgio Oliveira pela direita que cruzou para a área, Brahimi abordou mal o lance e cabeceou como um amador para defesa fácil do guardião sadino.

Depois a equipa do Sado teve duas oportunidades reais para empatar. Aos 87 minutos, Hassan apareceu na área descaído sobre a direita e, num grande remate, permitiu a defesa de Casillas com o pé esquerdo e aos 92 minutos, em mais uma investida à área portista que mais parecia uma auto-estrada, num corte deficiente de Maxi, Fábio Pacheco, na pequena área, rematou por cima da baliza.

Com mais três pontos conquistados, o Dragão mantém a perseguição aos dois da frente. Sem depender de si, o FC Porto só tem de vencer os jogos e esperar que os outros, eventualmente, possam escorregar. Se ao título parece muito complicado chegar, pelo menos o 2º lugar seria importantíssimo alcançar.

O FC Porto defronta o Tondela na próxima jornada no Estádio do Dragão mas o jogo só se realiza dentro de quinze dias por causa dos compromissos da selecção nacional.



DECLARAÇÕES

José Peseiro: “Podíamos ter saído daqui com uma vitória mais tranquila”

José Peseiro lamentou as muitas oportunidades desperdiçadas pelo FC Porto frente ao Vitória de Setúbal, no Estádio do Bonfim, mas que ainda assim não impediram o triunfo azul e branco na 27.ª jornada da Liga NOS (1-0). O técnico portista considerou que o facto de o segundo golo não ter acontecido acabou por “puxar a pressão e o stress” para os Dragões, “justíssimos vencedores” do encontro.

“Entrámos muito bem e tivemos situações para fazer golo cedo que fizemos. Dominámos, criámos, procurámos desequilibrar o adversário e o 1-0 ao intervalo era escasso para tudo o que fizemos. Na segunda parte continuámos a controlar, ainda que com menos qualidade, e poderíamos ter resolvido o jogo mais cedo, mas acabámos por puxar a pressão e o stress para nós. Podíamos ter saído daqui com uma vitória mais tranquila, mas ganhámos, não sofremos e estamos satisfeitos”, afirmou José Peseiro após o desafio que opôs o FC Porto aos sadinos.

Relembrando que o Vitória de Setúbal criou apenas um lance de perigo, o treinador dos Dragões sublinhou a escassez do resultado. “O nosso adversário criou uma oportunidade de golo, e normalmente até é uma equipa que cria muitas dificuldades a jogar em casa. Ficámos a dever muitos golos a nós próprios e acabámos por criar a nós mesmos uma pressão que não seria expectável. Fomos justíssimos vencedores e o 1-0 acaba por ser escasso”, prosseguiu José peseiro, apontando desde já ao que se segue no campeonato.

“Agora vamos descansar o que pudermos e trabalhar para estarmos mais fortes contra o Tondela. Não dependemos de nós para nos chegarmos à frente, mas só dependemos de nós para jogar bem e ganhar os nossos jogo de forma a continuar na luta. Só podemos dominar o que acontece nos nossos jogos e o próximo é com o Tondela”, declarou o técnico portista, revelando ainda um misto de sentimentos em relação aos jogadores que irão partir rumo aos compromissos das respetivas seleções nacionais.

“Gostaria de ter os jogadores mais tempo, de forma a trabalharmos melhor as ideias que temos para o nosso estilo de jogo. Não teremos essa possibilidade porque a nossa riqueza faz com que muitos jogadores vão para as seleções. Espero que os lecionadores recuperem e que os que vão para as seleções não venham lesionados, para conseguirmos estar mais fortes contra o Tondela”, finalizou José Peseiro.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. Mas que merda de jogo foi esse? Já não consigo ver esta equipa a jogar. Jogadores medianos , medíocres . Um treinador que eu respeito muito , que aumentou os níveis de confiança mas que ainda nao conseguiu impor o estilo de jogo dele. As linhas entre os defesas , médios e avançados são demasiados distantes na transição defensiva. Agora não sei se é culpa do treinador ou culpa dos jogadores, que além de serem sem qualidade , são jogadores pouco inteligentes e evoluídos ... Que sirva pelo menos a abrir os olhos a quem já planeia a próxima época!!!! Porque estamos sujeitos a viver mais épocas dessas . É triste chegar a esse ponto em quem já não espero os jogos do porto com aquela ansiedade! E isto revolta me. Estão a matar a nossa paixão ! E sim temos que assobiar , gritar para mostrar a nossa revolta, que eles tenham medo de sair à rua. Enfim que eles aprendem o que é ser jogador do Porto, porque muitos deles ainda não se aperceberem onde jogam ...

    ResponderEliminar