24 fevereiro, 2016

DRAGÕES NA LUZ E EM DORTMUND.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Nas últimas duas semanas, as duas deslocações mais aguardadas da temporada. Dois dias de semana e mais três ou quatro dias de férias gastos para apoiar o Porto, ao invés de naturalmente serem passados a descansar em casa ou no Verão com a família.

Começando pela deslocação a Carnide, a deslocação do ano para qualquer ultra do FC Porto. A deslocação onde estaremos em minoria, em plena casa do inimigo e a abafar os 60.000 vermelhos. E este ano isso não foi excepção! Com a diferença que fomos lá a seis pontos de distância, algo que já não acontecia há décadas!! E numa sexta-feira, muitos faltaram por não conseguirem “desmarcar-se” das suas responsabilidades. Outros conseguiram tirar a tarde mas muita gente, eu incluído, tiveram que pôr mesmo o dia de férias para ir até Lisboa de cachecol azul e branco ao peito. Viagem de 300 quilómetros tranquila, autoestrada quase toda para os Dragões, embora acompanhados de alguns parolos do Norte. Os parolos do Norte são das piores raças que coabitam connosco na sociedade. São seres desprezíveis e que na maioria dos casos negam as suas origens e dão voz aquilo que me mais asqueroso existe neste país. São assim os parolos do Norte.

Chegamos a Alverca mais de duas horas antes do jogo. Imensas camionetas e também muitos carros, principalmente por ser sexta-feira, houve muita gente a sair mais tarde da Invicta e a deslocar-se de carro. Na portagem de Alverca, todos os anos somos aconselhados, às vezes somos mesmo obrigados, a parar, para depois seguir com a polícia até ao local de concentração. Porém, este ano, mal os carros pararam na berma da autoestrada, um senhor guarda que estava com os azeites começou a retirar as matrículas, em jeito de ameaça. Ou querem que vamos no cortejo, ou permitem que vamos sozinhos, mas decidam-se!!!

Além da proibição de os carros pararam ali (e só o fizemos por questões de segurança e conforme nos é sempre pedido), desta vez, proibiram mesmo os carros de se “infiltrarem” no meio das camionetas até à concentração. Conclusão, houve gente que foi de carro e quando chegou ao local da concentração já o cortejo tinha arrancado!!

Formaram-se então vários cortejos até ao estádio, o grosso ia na frente e mais para trás, fora da caixa, ia grupos de vinte e trinta adeptos de cada vez. Excelente organização, senhores agentes! O filme do costume nas revistas e na entrada do estádio. Já dentro da lixeira, percebi logo que se tratava da deslocação para o campeonato com menos adeptos do FC Porto. Não chegámos aos 3 mil, mas mais de 2 mil estavam garantidamente.

Super Dragões e Colectivo deram mais um show no 3º anel do estádio sem luz. Começámos a perder mas acabámos com os três pontos no bolso e a festa foi enorme! A saída do estádio, o cortejo de volta e a viagem para cima foram em clima de euforia! E o Porto ganhou, e o Porto ganhou...

A semana seguinte teve dois ou três dias úteis, dependendo da data em que cada um partiu para Dortmund. A juntar aqueles que viajaram na quarta-feira à tarde directamente para a cidade onde jogámos, Colónia, Frankfurt, Dusseldorf, Bruxelas, Luxemburgo e Eidhoven serviram de “escala” para chegar a Dortmund. Durante algumas horas, havia Dragões espalhados por todas estas cidades e às 16h de quinta-feira estávamos todos concentrados no Alter Market.

Grande invasão à Alemanha! A juntar aos que viajaram de Portugal estiveram os núcleos das nossas claques espalhados por essa Europa fora! A famosa “parede amarela” tem realmente um grande efeito... visual! Deixou todos ou quase todos decepcionados no que diz respeito ao apoio vocal. É impressionante como uma só bancada, com aquela altura e aquela dimensão, leva tanta gente, ainda assim foi nítido que há um núcleo duro e os restantes nem sempre vão atrás. Na generalidade, fomos bem recebidos, foram dois dias bem passados naquelas bandas.

No último Domingo uma vitória sofrida, como seria de prever, sendo um jogo entre os dois com o Dortmund. As claques nunca desistiram e incentivaram sempre a equipa para a vitória.


Para terminar, destaco os elogios da imprensa internacional aos adeptos do FC Porto na Alemanha, particularmente num vídeo filmado numa estação de metro a caminho do estádio. Fantástico!! Destaque ainda, para animar a malta, que o facto de elementos dos Super Dragões entrarem num restaurante para jantar, é alvo de notícia. Eles também jantam, meus senhores!

Um abraço ultra.

0 comentários:

Enviar um comentário