21 janeiro, 2016

JOSÉ PESEIRO: “ESTOU AQUI PARA VENCER”.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

José Peseiro, o 21.º treinador em mais de 33 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, foi apresentado nesta quinta-feira na Sala VIP do Estádio do Dragão, após ter sido anunciado na terça-feira. O português, de 55 anos, disse estar preparado para o desafio que o aguarda, assegurou que chegou ao FC Porto “para vencer e para ajudar os jogadores a vencer”, e garantiu que vai implementar a sua própria conceção de jogo: “Venho com as minhas ideias. Tenho uma maneira de treinar diferente, de ver o jogo de forma diferente e esse é o caminho”.

O treinador iniciou a conferência de imprensa com uma breve mensagem: “Sei da exigência do FC Porto, que conseguiu um estatuto internacional que toda a gente conhece. Sei da minha competência, do meu profissionalismo, da minha capacidade como treinador e como homem. Sei que tenho um grupo de grande qualidade, um clube e uma estrutura organizada ao mais alto nível e sei que vamos lutar pelos objetivos pelos quais este Porto se comprometeu. Estou aqui para vencer e para ajudar os jogadores a vencer. Acredito nisso piamente e foi por isso que me comprometi com o presidente e com a estrutura. Quero colocar o clube no lugar que a instituição exige e que tem de estar. Obrigado ao presidente por me convidar, tenho a certeza de que não o vou deixar ficar mal”.

Assegurando que só aceitou o desafio por achar que “pode ter sucesso”, com “modelos de jogo e metodologias de treino adequadas”, José Peseiro frisou que não se vai “agarrar ao passado”: “Venho com as minhas ideias, independentemente do meu antecessor. Tenho uma maneira de treinar diferente, de ver o jogo de forma diferente e esse é o caminho. Não vou refugiar-me no que está feito. Tenho outra ideia de ver o futebol e fui contratado para a implementar. Conhecem-me, sabem como entendo o jogo nos princípios gerais e quero fazer a minha identidade. No treino desta manhã senti os jogadores entusiasmados, com vontade e eu quero atletas ativos, não quero marionetas; quero é que tenham ideias, sejam afirmativos e que eu os consiga colocar num caminho que acho ideal para nós”.

José Peseiro deixou também palavras aos jogadores, os intérpretes das suas convicções em campo: “Eu quero vencer, o FC Porto também; tenho acompanhado muito aquilo que são os clubes vitoriosos e este é um deles. É preciso trabalhar bem, confiarmos uns nos outros e que os jogadores acreditem na competência que têm. Eles sabem da exigência e do stress de um clube desta dimensão, mas estão aqui porque são bons. Estão nas meias finais da Taça de Portugal, não passaram na Liga dos Campeões por questões de pormenor e estão só a cinco pontos do primeiro lugar, onde até já estiveram. Podem estar desconfiados, mas autoestima eles têm e de uma coisa tenho a certeza: quando os jogadores são bons, têm capacidade de aprender mais depressa”.

Recusando falar de reforços – “esse é um assunto entre mim, o presidente e a administração” -, o novo técnico dos Dragões garantiu que, apesar de as mudanças serem indispensáveis, “o foco está já no próximo jogo” e que o trabalho num futuro próximo consiste em que os jogadores “percebam, sintam e tenham convicção de que têm qualidade”: “Tal como disse aos jogadores, queremos ser campeões, queremos ganhar a Liga Europa e a Taça de Portugal. Não faz sentido estar aqui sem pensar assim. O foco está no próximo jogo. Os objetivos dividem-se em etapas e a próxima é o Marítimo, em que vamos estar focados. O meu objetivo é que todos estejam focados nisso”.

José Peseiro não enjeitou também a oportunidade para descrever como se processou o convite para orientar a equipa do FC Porto: “Fui contactado pelo presidente na manhã do dia seguinte ao empate com o Rio Ave em casa. Tinha jogo nesse dia, em Alexandria, e o presidente perguntou-me sobre a disponibilidade, se acreditava no projeto, se me sentia confortável e motivado para um projeto vencedor. Naturalmente, respondi que sim, até porque sei que a maior parte dos treinadores que chegaram aqui nunca tinham ganho e ganharam muito a seguir. Só o conseguiram fazer pela competência e qualidade próprias e pelo contexto que encontraram aqui, que é certamente muito favorável”.

O novo treinador dos Dragões enviou ainda uma mensagem dirigida aos adeptos, a quem lançou um repto: “Todos os portistas, que têm sido um fator importante no crescimento e no atingir do alto nível competitivo do clube, têm exigências. Não estão totalmente satisfeitos e ainda bem. Quero lançar um desafio: é o momento, e eles têm sido o 12.º jogador, em que precisamos deles e que precisamos que o estádio esteja cheio, da emoção, do envolvimento e de estarmos mais unidos que nunca. Há muitos que não gostam que o FC Porto ganhe, mas não queremos que os adversários sejam os portistas. Estando a apoiar, todos os que trabalham aqui estarão mais fortes e menos suscetíveis a algo de mal. Para já, um desafio: que enchamos o estádio no próximo desafio”.



Pinto da Costa: “Confiança e unanimidade total”
Presidente portista esteve ao lado de José Peseiro na apresentação oficial como treinador dos Dragões


Como é seu hábito sempre que um momento como este o exige, Jorge Nuno Pinto da Costa esteve ao lado de José Peseiro na apresentação oficial do técnico ribatejano como novo treinador do FC Porto. O líder dos Dragões dispensou apresentações do eleito para comandar a equipa principal e deu oficialmente as boas-vindas a José Peseiro, a quem desejou as “maiores felicidades”, tal como à restante equipa técnica. Pinto da Costa terminou o seu curto discurso reiterando a confiança e unanimidade total por parte da Direção na escolha do novo treinador portista.

“Não é necessário apresentar o professor José Peseiro, porque se alguém não o conhecesse não estaria a ser apresentado aqui, nestas funções. Seria como desconhecer o futebol português. Quero dar publicamente as boas-vindas a José Peseiro, sublinhando o entusiasmo e a vontade de estar connosco que demonstrou desde a primeira hora em que falámos sobre o projeto do clube, e em conseguir aquilo que todos ambicionamos. A si, e a toda a equipa técnica, desejo as maiores felicidades, em meu nome e da Direção do FC Porto. Tem a nossa confiança total e houve unanimidade total na sua escolha”, afirmou o presidente do FC Porto.

fonte: fcporto.pt

2 comentários:

  1. Muito estimulante esta apresentação: agregadora, mobilizadora, confiante e segura, sem vaidade mas motivadora. Passemos á prática com a vontade dos jogadores e a disponibilidade consciente da SAD. Que tenhamos sorte.

    ResponderEliminar
  2. Aguardamos ansiosamente pelo inicio desta era Peseiro. Discurso humilde, forte, pareceu verdadeiro e acima de tudo realista. Farto de um treinador que comunicava pouco e dizia sempre o mesmo, que não teve a humildade de se moldar ao clube ao campeonato, de forma a aproveitar os seus conhecimentos e os jogadores a disposição. Pede-se calma e paciência, pois para mudar o chip da equipa não será nada fácil. Estamos demasiado desmotivados e ligados as ideias do treinador anterior. Depois de ouvir o presidente a minha pergunta é, porque tanto tempo para despedir o treinador se já se tinha percebido tudo ?

    Silva.

    ResponderEliminar