13 dezembro, 2015

LOPETEGUI: “OLHAR PARA TRÁS NÃO SERVE PARA NADA”

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O FC Porto joga este domingo (16h00) no terreno do Nacional, após ter sido afastado da Liga dos Campeões, devido à derrota frente ao Chelsea. Na conferência de antevisão do desafio da 13.ª jornada da Liga NOS, Julen Lopetegui sublinhou que “olhar para trás” não ajuda os Dragões a vencer na Madeira e a chegar ao objectivo de festejar o título em Maio, com “todos”, mesmo os que “não estão de acordo” com as suas opções. O treinador recordou que a Liga portuguesa é o principal objectivo da época, que ainda há “muitos capítulos” pela frente e que os azuis e brancos estão dentro da corrida, a apenas dois pontos do primeiro lugar.

“A moral está alta desde o dia seguinte ao jogo com o Chelsea. Temos uma grande motivação de lutar pelos títulos e o primeiro e mais importante é a Liga. Olhar para trás não serve para nada. Depois do jogo com o Nacional olharemos para as outras provas com o objectivo de lutar para ganhar. Esse é o único leitmotiv para que os jogadores estejam focados e a competir como queremos”, afirmou Lopetegui, na sala de imprensa do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.“O jogo com o Nacional é a única coisa importante. Tudo o resto interessa-vos, mas a mim não”, reforçou.

O treinador procurou focar a conferência de imprensa no desafio no Funchal, mas os jornalistas fizeram várias perguntas sobre o momento da equipa e a confiança e segurança com que está no cargo. Nesses momentos, Lopetegui foi directo, notando que tem o “máximo respeito por todos”, mas recusando-se a responder a “rumores e disparates”. “Quando alguém começa a falar, pode falar-se de qualquer coisa. Não me compete comentar essas coisas”, explicou, reconhecendo depois que uma equipa que quer ser campeã tem de ter as “costas largas”. “Temos pela frente um jogo da competição mais importante. Vamos competir, convencidos que em Maio vamos ganhar. Há momentos melhores, outros piores, equipas que vão à frente com quatro ou cinco pontos e não ganham no fim”.

Para Lopetegui, a melhor receita para se vencer uma prova longa como a Liga é “chegar bem aos últimos dez jogos”, com possibilidade de chegar ao título, e aí quem for “mais forte mental e fisicamente” vai triunfar. O Nacional é mais um obstáculo nesse percurso, sendo uma equipa muito “forte em casa”, com um “bom treinador”: “Sabemos o que vamos ter de fazer. Vamos encontrar um Nacional que esteve toda a semana à nossa espera, com as garras bem afiadas. Temos de chegar lá da mesma forma, com a mesma motivação. Não vos agrada que diga que os adversários são bons, mas são. Temos de ser capazes superar essas dificuldades”.

O treinador espanhol admitiu que a sequência competitiva é dura, que há jogadores “com mazelas” e que tem feito uma gestão atenta, com “lógica”, para “fazer o melhor onze”. E depois relembrou a sequência de 28 jogos sem derrotas na Liga portuguesa, deixando um aviso: “Atenção, que não estamos assim tão mal”. No final, respondeu ainda a uma pergunta sobre a forma de Aboubakar: “Todos os jogadores passam por momentos melhores do que outros, mas não estamos preocupados por não estar a marcar golos. Já fez muitos golos, jogou bem e voltará a fazê-lo, seguramente”.

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton, Casillas e Gudiño;
Defesas: Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Marcano e Miguel Layún;
Médios: Rúben Neves, Varela, Brahimi, Tello, Evandro, Herrera, Corona, Danilo e Imbula;
Avançados: Aboubakar e Bueno.

0 comentários:

Enviar um comentário