05 dezembro, 2015

29 ANOS DE SUPER DRAGÕES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

30 de Novembro de 1896 nasciam os Super Dragões, a maior claque de apoio do FC Porto. Começando o fim-de-semana pelo final, no último Domingo, a claque juntou os seus elementos num restaurante em Vila Nova de Gaia para celebrar o 29º aniversário. Dos mais antigos aos mais recentes, o restaurante foi tomado pelos ultras SD que rapidamente o “decoraram” com as bandeiras e estandartes habitualmente presentes nos campos onde o mágico FC Porto joga.

Um grandioso jantar! Tempo de convívio entre todos, vários núcleos marcaram presença, a conversa foi animada enquanto se serviam as bebidas e a comida. Escusado será dizer que, tratando-se de um jantar entre ultras, rapidamente saíram os primeiros cânticos, ainda estávamos à mesa. Grande ambiente, grande espírito de união, que a velha guarda da claque saiba sempre incutir o espírito que caracteriza um ultra aos elementos mais novos, de forma a que este nosso “mundo à parte” nunca deixe de existir. É assim que vale a pena viver um Clube!

Terminado o jantar e já com todos de copo na mão, foi tempo de fazer de uma pista de dança uma autêntica bancada de apoio ao FC Porto. Cantaram-se os parabéns, comeu-se bolo, festejaram-se os 29 anos. À meia-noite, rumámos todos à Ribeira para a segunda parte da festa.

À semelhança do que já tinha acontecido em outros anos, foi com um grande “show” pirotécnico que celebrámos a entrada no dia 30 de Novembro. Para recordar, aqui fica uma grande fotografia desse momento! O Porto é nosso!

O dia anterior, Sábado, já tinha sido um dia bastante activo para os ultras do FC Porto. 17h em Fânzeres, grande jogo contra o Barcelona, ao qual os Super Dragões responderam afirmativamente. Vitória por 1-0 (!!) e liderança no grupo da Liga Europeia. Grande presença dos adeptos portistas no regresso a “casa”, grande apoio dos SD com alguma pirotecnia à mistura no decorrer da primeira parte.

Este jogo ficou marcado pelo lançamento do novo cântico da Curva Portista. Um grande ritmo oriundo de Itália (só podia!) e uma boa letra a acompanhar. Entoado correctamente e em uníssono… podemos ”varrer uma feira” em qualquer lado.

Terminado o hóquei, tudo para os carros/camionetas que Aveiro é o próximo destino. Quase sem tempo de ir ao WC ou de comer qualquer coisa, é esta a nossa vida quando joga o nosso clube. Chegados ao local, carro estacionado e ainda com uma hora para o jogo começar, ficámos pelas roulottes das imediações.

Quando entrei no estádio, parecia um jogo à porta fechada ou então parecia que tinha entrado duas horas antes do início. Não, entrei a cinco minutos do apito inicial! Estavam cerca de 3 mil pessoas a assistiram a um jogo, num estádio com 30 mil lugares, a um SÁBADO À NOITE, a 80 quilómetros do Porto. Os verdadeiros lá estavam a puxar pela equipa, contra qualquer preço de bilhete, exibição menos conseguida, treinador contestado ou frio de rachar. Lá estávamos e lá nos fizemos ouvir!

Vitória por 0-1 num jogo que ficou marcado pelos cânticos “joguem à bola” após a marcação da grande penalidade. O desagrado demonstrado pelos adeptos que se deslocaram a Aveiro é justíssimo e coerente. Há limites…

E quatro dias depois, novo jogo. O jogo em atraso da 9ª jornada quase voltou a ser adiado, desta vez sim, por nevoeiro a sério. Mas jogou-se. Jogou-se e o FC Porto ganhou por 0-4. Um passeio na ilha que quebra mais de dois anos sem lá ganhar! E lá estavam eles, Super Dragões e Colectivo, num dia de semana, presentes ao lado da equipa.

Venha o próximo fim-de-semana e venha o dia 9 de Dezembro.

Um abraço ultra.

0 comentários:

Enviar um comentário