04 outubro, 2015

LOPETEGUI: “O JOGO MAIS IMPORTANTE DESTA SEMANA É ESTE”

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

A vitória frente ao Chelsea já lá vai e agora é preciso virar agulhas para a Liga NOS, a “principal competição” para o FC Porto, “sem dúvida”. Na conferência de imprensa da antevisão da recepção ao Belenenses (domingo, 18h15), da sétima jornada da prova, Julen Lopetegui não desvalorizou só o passado, mas também o menor tempo de recuperação dos lisboetas (que jogaram na quinta-feira para a Liga Europa), o mediatismo que determinados jogadores do plantel atingiram - "é algo inerente à profissão" - e mesmo o sistema táctico que vai adoptar. Para além disso, não abordou escolhas individuais.

“Uma equipa não se faz com 11 jogadores mas com um plantel, e é importante que todos estejam preparados para dar uma resposta no momento adequado. E que tenham rendimento para competir na Liga portuguesa, que é a principal competição que temos, sem dúvida. O jogo mais importante e difícil desta semana não foi com o Chelsea, é este. Temos de ter o plantel a postos e concentrado. Se algo temos claro, é que falar dos resultados anteriores baralha”, afirmou o técnico, que espera um "rival muito moralizado e com muita motivação por jogar no Dragão". "O Belenenses tem um bom plantel, já fez coisas muito interessantes na Liga e conseguiu a classificação para a Liga Europa, o que não é fácil. No último jogo, o resultado foi exagerado para o que fez em campo", lembrou.

Lopetegui referia-se à derrota caseira da equipa do Restelo frente aos italianos da Fiorentina (4-0), na quinta-feira. Porém, o actual 13.º classificado da prova (que foi sexto em 2014/15) é um adversário "muito intenso" e, por isso, o basco voltou a explanar o seu conceito de desporto: "O que passou já passou e o que acontecer amanhã depende do que se vai fazer no campo. Nada mais". De resto o técnico frisou que tem consciência de que o FC Porto tem "obrigação" de ganhar todos os jogos: "Podemos estar melhor ou pior, mas a ambição e mentalidade têm de ser sempre máximas. Quando se analisa um jogo a partir do resultado chega-se muitas vezes a conclusões pouco exactas. A vontade e mentalidade da equipa está fora de qualquer dúvida".

O treinador foi ainda confrontado com uma questão táctica: o esquema para as competições internas assenta num claro 4-3-3, com alas bem abertos, e na Liga dos Campeões o meio-campo é reforçado? Para Lopetegui, essa análise não é igualmente correcta e há factores mais importantes a ter em conta. "Tratamos de procurar sempre as melhores soluções para o que entendemos ser o jogo. Já alinhámos nas competições europeias com extremos e em Portugal sem extremos. Isso não significa menos ou mais equilíbrio, depende do que façam os extremos. São opções e detalhes, mas o mais importante é aquilo que fazem os 11 jogadores, como interpretam o jogo e os seus momentos, a ambição e intensidade."

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Casillas e Helton;
Defesas: Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Marcano e Layún;
Médios: Rúben Neves, Evandro, André André, Danilo e Imbula;
Avançados: Brahimi, Aboubakar, Osvaldo, Tello, Corona e Alberto Bueno.

0 comentários:

Enviar um comentário