11 outubro, 2015

ENTREVISTA: Dragões de Cantanhede (Coimbra).

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Aproveitando mais uma paragem no futebol, trago-vos uma nova e interessante entrevista em exclusivo para este espaço de tertúlia azul-e-branca, desta vez, com a Delegação Dragões de Cantanhede, no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego.

Não posso deixar de agradecer a forma extremamente simpática e afável do Sr. Luís Miguel Pires, Presidente da Direcção, no decorrer do nosso contacto, aproveitando para lhe endereçar os votos dos maiores sucessos para esta (mais uma) Casa/Delegação do (nosso) FCPorto.

Vamos lá então...



DRAGÕES DE CANTANHEDE, COIMBRA
Delegação nr. 144 do FC Porto

-- Como e quando surgiu a Casa/Delegação do FC Porto Dragões de Cantanhede?

Falar do surgimento da casa do FCP em Cantanhede é para mim complicado, visto que é um anseio já antigo que é partilhado por muitos adeptos do FCP em Cantanhede. No entanto, apesar deste pressuposto, posso dizer que há dois (??????) houve um esforço coletivo movido por muito amor ao nosso grande FCP que culminou neste espaço que muito nos orgulha.

-- Com quantos associados conta presentemente a Casa/Delegação?

Neste momento somos 245 sócios.

-- Quais as vantagens que oferecem aos vossos associados?

As vantagens que propomos aos nossos associados são a oportunidade de assistir a todos os jogos do FCP em Cantanhede num espaço frequentado por adeptos do nosso clube e sócios da nossa casa. No entanto, para além desta possibilidade será ainda importante destacar o acesso a bilhetes para assistir a jogos do FCP tanto no estádio do Dragão como em jornadas disputadas fora. Há ainda a possibilidade de adquirir marchandising oficial do nosso clube e da casa de Cantanhede com benefícios em termos de preço.

Para além deste aspeto, e apesar de termos uma direção e corpos sociais devidamente eleitos, tenho que destacar a tônica participativa que carateriza o nosso modo de funcionar porque qualquer sócio pode colaborar diretamente nele. Aliás, é uma postura que promovemos porque acreditamos firmemente que: a edificação de um espaço destes resulta da contribuição de muita gente e nós queremos continuar a crescer num processo em que todos são precisos.

No entanto, proporcionamos ainda aos nossos associados a possibilidade de participarem numa panóplia de atividade de cariz social e cultura que vão muito para além do desiderato futebolístico em que se fundamentou a criação da nossa casa. Porque, tal como acontece no nosso clube, também nós acreditamos que a solidariedade e a promoção da cultura devem primar em organizações deste natureza.

-- Quais são os passos necessários para se estar associado à vossa Casa/Delegação?

É necessário pagar uma anuidade e apresentar documentação de forma a podermos ter um ficheiro na nossa base dados. Após este processo será entregue um cartão individualizado ao novo sócio onde para além da sua identificação pessoal terá o seu número de associado da nossa casa.

-- Têm algum espaço próprio onde os Portistas se possam reunir, conviver, ver jogos pela televisão? E esse espaço está aberto todos os dias? Em que horários?

É como muito prazer que digo que sim, temos o nosso espaço. Aqui para além de acesso à WiFi gratuito, o sócio poderá ver todos os jogos do FCP. A nossa casa só abre em dia de jogos e é exclusivamente para sócios da nossa casa em Cantanhede.

-- O acesso é exclusivo para associados da Casa/Delegação, ou qualquer outra pessoa, mesmo que de outros clubes, a pode frequentar?

Numa primeira fase permitimos o acesso a qualquer pessoa; no entanto, a nossa intenção – até por uma questão de sustentabilidade – é angariar o máximo número possível de sócios e crescermos ainda mais. Mas mais do que isso, visto que a casa é uma associação sem fins lucrativos, exclusiva para usufruto dos seus sócios. Por estes fatores, desde o primeiro momento há um processo de sensibilização às pessoas que se deslocam pela primeira vez à nossa casa para se associarem até porque podem usufruir dos benefícios já supramencionados.

-- A relação dos associados com adeptos de outros clubes é pacífica?

Quando abrimos a nossa casa dissemos que não queremos hostilizar. A base da nossa existência reside em dois pressupostos – a ideia de proporcionar a todo o Concelho de Cantanhede, e quem nos queira visitar, um espaço, ou aliás uma experiência do que é ser verdadeiramente adepto do nosso grande clube - FCPorto. Mostrando-lhe o que nos distancia dos restantes clubes. O outro aspeto reside na ideia matriz de querermos ser uma força viva do nosso concelho; promovendo e colaborando em eventos de cariz social, cultural e humanitário... Só desejamos que outros clubes tenham o engenho e a vontade de criar um espaço igual ao nosso e com desígnios semelhantes, visto que todos ficariam a ganhar.

-- De uma forma geral, que balanço fazem da actuação da actual Direcção?

Embora, como presidente da casa, seja, naturalmente, um pouco suspeito para referir-me a este assunto com o devido distanciamento, pessoalmente acho que para além de presidir a uma direção competente e abnegada de qualquer proveito tangível, há uma paixão portista que nos move e que se vê desde os mais pequenos detalhes até às realidades mais expressivas.

-- Quem são e quantos são os elementos dessa Direcção?

A direcção é composta por 7 membros, presidente Luís Miguel Pires, vice-presidente Humberto Heleno, tesoureiro António Negrão, secretária Cristina Ramos, mais 3 diretores, César Felício, Afonso cruz e Nuno Pereira.

-- Continuam a sentir o entusiasmo inicial ou nota-se já algum cansaço?

Não, é com grande prazer que posso dizer que: sinto precisamente o contrário – queremos é fazer cada vez mais coisas em prole do nosso clube – FCPorto. É que Cantanhede fica mais bonita pintada de azul e branco...

-- Sucintamente, descrevam os vários marcos históricos da Casa/Delegação ao longo dos seus anos de existência.

Não posso responder de uma forma que considere completa visto que a casa foi inaugurada há pouco tempo; no entanto destacaria, desde já, a abertura do espaço e o primeiro jogo do FCPorto esta temporada (contra o Guimarães) – já que foi o primeiro que assistimos na nossa casa em Cantanhede.

-- Qual entendem que deve ser o caminho a percorrer pela vossa Casa/Delegação, entre projectos e objectivos certamente já delineados para o futuro?

Ter um papel participativo no concelho de Cantanhede promovendo-se a si e consequentemente ao nosso clube como agentes integradores e convergentes – baseados numa presença alicerçada num grande índice de proximidade entre os valores e desígnios fundamentais da família portista, da qual muito honradamente fazemos parte, e a nossa terra e gentes.

-- Que importância entende que a Casa/Delegação tem no concelho em que se insere geograficamente?

Tradicionalmente o espetro de simpatias em Cantanhede reparte-se entre o Benfica e o Sporting sendo que o primeiro tem uma presença maioritária. No entanto, a presença de adeptos do FCP tem registado um aumento assinalável. Ora, à luz destes pressupostos, parece-nos fundamental a presença de um espaço onde os simpatizantes e adeptos do FCPorto se possam manifestar e participar criando, simultaneamente, mais uma força viva do concelho de Cantanhede.

-- Sentem que os adeptos Portistas locais participam nas vossas iniciativas e/ou estão satisfeitos com o que fazem?

Há uma grande adesão por parte dos adeptos locais – aliás, sem eles e sua presença incalculável, posso dizer que decerto não haveria casa do FCPorto em Cantanhede.

-- Que tipos de relação têm com outras Casas/Delegações do FC Porto?

Há um misto de um espírito de inter-ajuda, cordialidade, respeito e solidariedade.

-- Como caracteriza a relação que se estabelece entre o clube e as suas Casas/Delegações?

Dentro da tónica da reposta anterior, poderei acrescentar que o clube trata as casas com uma delicadeza e cuidado de tal ordem que faz com que seja um prazer fazer parte desta família. Uso este termo de forma propositada, pois, é assim – como se família se tratasse – que somos recebidos no seio do FCP.

O CLUBE

-- Falando agora mais concretamente do FC Porto, em poucas palavras, que comentário lhes merece as seguintes palavras/expressões:

Pinto da Costa – O maior presidente e diretor desportivo de todos os tempos. Ele personifica o que é ser portista em cada gesto que faz e em cada palavra que profere.

Julen Lopetegui – Um técnico da já, por diversas vezes, premiadíssima escola espanhola que consegue impor aos seus jogadores uma forma própria de jogar e disputar cada jogada com grande rigor, simetria e pressão. A aclamada: “fúria espanhola” está presente nas equipas que Lopetegui promove em cada jornada...

Plantel 2015/2016 – Uma aposta clara num misto composto por uma juventude com índices de qualidade implacáveis e na experiência de jogadores, já aclamados, mais velhos e consequentemente mais experientes. Para além disto, o plantel propõe, mais uma vez, um assinalável leque de opções ao treinador que permite a implementação de diversos modelos de jogo – um aspeto que já vimos este ano por diversas vezes. Hoje, pode dizer-se que esta natureza camaleonica é essencial, visto que quem, como sucede com o caso do FCP, compete em esferas internacionais vai-se cruzar com muitas formas de jogar futebol e há, por isso, uma necessidade de adequação constante a estes contextos diferenciados.

Arbitragem – Persiste a tendência de beneficiar as equipas de Lisboa.

Imprensa Desportiva – Há uma bipolaridade aparente dos dois jornais desportivos mais lidos entre o Benfica (A Bola) e o Sporting (Record). Já o jornal “O Jogo” evidencia as atividades relativas ao FC Porto.

TV Porto Canal – Pessoalmente considero que este projecto de TV local propõe o que um canal de natureza regional em Portugal deve ser. A sua programação adequa-se à região que é retratada em termos de assuntos, agendamento assim como através dos conteúdos, em formato de programa, que são produzidos e consequentemente promovidos nas grelhas de programação. Há, por isso, neste projeto um grande nível de proximidade com a região do Porto e com as suas gentes – uma realidade essencial para um canal de natureza local. No que concerne ao FCPorto, considero que a sua presença na grelha de programação – baseia-se em conteúdos próximos dos géneros informativos/documental e entretenimento – é, no meu entender, adequada tanto em termos de tempo de emissão como no que concerne à abordagem utilizada...

Modalidades Amadoras (andebol, basquetebol e hóquei) – Por uma questão eclética considero que a sua existência é fundamental num sociedade que é também pluralista, pois tem de haver uma simbiose entre o clube e o contexto social em que está inserido.

Sócios e Adeptos Portistas – são a razão de ser do FCPorto – tal propósito pode ser comprovado desde a sua fundação porque é um clube criado por pessoas para outras pessoas e não para representar contextos políticos ou interesses económicos provenientes de interesses de multinacionais. Por isso, quando em tempos, se apelidou o nosso clube como sendo “um clube de bairro”, nós rimo-nos e concordamos porque o que é o “Local” senão o “Global” sem “G”. O FC Porto é um clube local, nacional e global!

CONCLUSÃO

-- Já conheciam o blog BiBÓ PoRtO, carago!! (http://www.bibo-porto-carago.blogspot.com/)?

Já conhecíamos este espaço há bastante tempo.

- Qual a vossa opinião?

Pessoalmente considero que este espaço é mais uma prova da grandeza do nosso clube porque cria-se, de uma forma puramente participativa, um interação inter-pessoal que é mediada tecnologicamente mas com um grau de familiaridade estética e retórica que amplia os baluartes do portismo do FCP pela ciber-esfera. Uum grande bem haja pelo vosso trabalho e parabéns.

-- Para finalizar, uma mensagem para os nossos leitores.

Para os nossos leitores permitam-me que diga que é com grande prazer e honra que me dirijo a vós porque, se me permitirem a ousadia, o FCPorto, como sucede com qualquer família, mais do que um clube, é uma forma de estar, é uma forma de viver. E, por isso, gostaria de vos convidar a visitar a nossa casa em Cantanhede e assistir à forma intensa como vivemos o nosso clube. Um abraço para todos/as.



CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

morada: Edifício Terraços São Mateus | Avenida do Brasil | Loja N | 3060-125 CANTANHEDE

contactos telefónicos: T. 231 429 296 | 967 764 536

horário de funcionamento da sede: em dias de jogos do FC Porto.

email: dragoes2015cantanhede@gmail.com
facebook: www.facebook.com/dragoes2015cantanhede

1 comentário:

  1. Longa vida para a casa de Cantanhede.
    E que seja um sitio onde se festeje muitos troféus do Nosso Grande FC Porto.

    ResponderEliminar