12 setembro, 2015

TODOS A REMAR PRÓ MESMO LADO, É MAIS FÁCIL.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


A nova época ainda só começou há um par de semanas e já vou ter que abordar neste espaço dois temas que são nefastos ao nosso clube e à sua equipa de futebol profissional.

Por um lado, um assunto já largamente discutido pelos cronistas da bluegosfera e que se tem tornado recorrente, os assobiadores. Como já disse anteriormente, já muita gente expressou a sua opinião sobre este tema mas, achei que devia voltar a este tema para também escrever um pouco sobre isto. Que as pessoas gostem de ver futebol bonito e ganhar os jogos é um direito que lhes assiste. Agora não têm é o direito de prejudicar o crescimento de uma equipa praticamente nova colocando-a sobre brasas com os assobios aos 5 ou 10 minutos de jogo quando a equipa até já está a ganhar apenas porque sai um passe lateral ou um passe para o guarda-redes.

Um exemplo de como isto prejudica a equipa é por exemplo ver o Maicon a pensar a jogada, sai um coro de assobios só porque a bola não sai logo para o ataque e o jogador tenta colocar a bola de qualquer forma no ataque e esta sai pela lateral como aconteceu no jogo com o Estoril.

Depois, esta mania dos assobios tem um efeito perverso porque no dia em que forem mesmo necessários ninguém lhes vai dar mais importância que a de qualquer jogo em que haja assobios. Muito gostaria de ver esta malta guardar os assobios para quando o adversário tenta montar o ataque ou para o árbitro quando este tem ações prejudiciais para a nossa equipa. Aí estes assobiadores estariam a ajudar o clube em vez de o prejudicarem com estes assobios só porque não há “ópera”. Mas como já chega de gastar latim com esta malta sem qualidade como adepto vou passar ao tema seguinte deste texto, O ANDOR!

O outro tema que trago à escrita é o ANDOR. Este andor durante muitos anos era maioritariamente feito pela comunicação social lampiónica travestida de comunicação social nacional que apesar de rebaixarem sempre as nossas vitórias e valorizarem todos os feitos por mais pequeninos que fossem do nosso inimigo não contribuíam em quase nada para desequilibrar a balança pontual no fim de cada campeonato.

Nos tempos que correm o andor é mais alargado e além destes mesmos atores de 2ª categoria inclui o presidente da comissão de arbitragem da FPF e as suas escolhas. Este novo elemento do andor muito presente no ano passado e que muito contribuiu para o título encornado volta este ano a manifestar-se quando ainda vamos para a 4ª jornada.

Ora vejamos na 1ª jornada as nomeações para o nosso jogo e para o dos lampiões foram as 2 novas coqueluches da arbitragem nacional, Tiago Martins e Fábio Veríssimo. Estes 2 internacionais são mesmo foras de série da arbitragem nacional já que chegam a internacionais chegam a internacionais em 2015 sem terem apitado para a 1ª Liga ou Taça de Portugal qualquer jogo de grau de dificuldade elevada. Descobri que são árbitros da metade inferior do país, um da AF Lisboa e outro da AF Leiria. Além disso descobri que o 1º apitou na sua “vasta” carreira 4 jogos da Liga Portuguesa e 8 da Taça de Portugal enquanto o 2ª apitou 5 jogos da Liga Principal e 8 da Taça de Portugal.

Na 2ª jornada os lampiões voltaram a ser arbitrados por um árbitro bem amigo, Nuno Almeida do Algarve. Mas nesta jornada nem mesmo este senhor conseguiu impedir a derrota dos lampiões no estádio sem luz ups no Municipal de Aveiro. Este poderia ser outro tema para uma crónica mas uma das ideias que me surge à cabeça para impedir que uma equipa receba um adversário num local amplo e todos os outros numa gamela bem mais pequena era a inclusão nos regulamentos da obrigatoriedade de uma equipa disputar todos os jogos na condição de visitado no mesmo local com a exceção de um caso de interdição. Mas o tema são as nomeações e é por esse caminho que vou seguir.

Na jornada 3 eis que Vitor Pereira depois do atraso lampião em Aveiro saca 2 coelhos da cartola e nomeia Duarte Gomes para o Dragão e Jorge Ferreira para o jogo com o Moreirense. Este último não nos esqueçamos foi o responsável pelo virar do jogo de Moreira de Cónegos a 21 de Fevereiro de 2015. Mas se até só houve desequilibrar da balança logo na 1ª jornada para esta semana o sr pereira volta a insistir num dos peões mais fiéis, Bruno Paixão, o herói de Campo Maior.


Olhando ao historial deste apitador nos últimos jogos que apitou da agremiação de carnide vemos que os lisboetas poucas ou nenhumas queixas têm das suas prestações. Mesmo nos 2 últimos jogos que não venceram (Paços de Ferreira e Barcelos) as queixas ficaram do lado dos barcelenses e só não ficaram do lado dos pacenses porque alguém o obrigou a marcar um penálti claríssimo aos 88 minutos.

Espero que o nosso clube não espere pelo fim da época para reclamar sobre estas poucas vergonhas e sobre estas nomeações cirúrgicas. Não podemos permitir que este ano o #colonho volte a fazer das suas.

Para terminar deixo-vos uma das citações favoritas de um dos pais do FC Porto como o conhecemos nos últimos 30 anos, vencedor.

Enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos!

Até breve,
Delindro

1 comentário:

  1. Caro Delindro,

    Ainda não percebeste que isso de "apoiar a equipa" é muito batido? Cool, cool é malhar! Isso é que é! Portistas, os supra sumos da inteligência e da táctica!

    Os agremiados de Carnide e do Lumiar agradecem vigorosamente!

    ResponderEliminar