16 setembro, 2015

LOPETEGUI: “TEMOS UMA EQUIPA NOVA, MAS COM A MESMA AMBIÇÃO”

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Julen Lopetegui quer ver o FC Porto a jogar “bom futebol” e a explanar bem “a ambição” que a equipa tem na Liga dos Campeões já na partida com o Dínamo Kiev, que marca a estreia dos Dragões na competição desta época (quarta-feira, 19h45 de Portugal Continental). Na conferência de imprensa desta terça-feira, realizada no Estádio Olímpico de Kiev, o técnico descreveu os ucranianos como uma equipa “muito boa a nível individual e colectivo”, que tem um ritmo mais elevado por ter mais jogos disputados nesta época e que o FC Porto vai tentar derrotar, como sempre, a “impor o seu futebol”.

“Vamos defrontar uma equipa que conseguiu ganhar, no ano passado, o campeonato ao Shakhtar, que é uma equipa que conhecemos bem. Estamos a falar de uma equipa muito boa a nível individual e colectivo e todos esperamos enfrentar um adversário com a máxima exigência e qualidade, para nos obrigar a fazer o que queremos sempre: jogar bom futebol e explanar bem a vontade e a ambição que temos no relvado. É uma equipa campeã, que já disputou mais jogos do que nós e vamos tentar equilibrar isso fazendo um bom jogo”, disse o espanhol.

Os Dragões, que vão iniciar a 20.ª presença na fase de grupos da Liga dos Campeões sem o técnico no banco, têm “uma equipa nova, mas com a mesma ambição” do ano anterior e vão fazer a gestão “jogo a jogo, não pensando em mais nada”: “Falamos de futebol. Tentamos sempre dar o melhor de nós, tanto na Liga portuguesa como na Champions, que é a competição mais importante por equipas do Mundo. São competições diferentes e os adversários que temos são diferentes, pois muitos vêm de culturas futebolísticas diferentes, mas, no fundo, estamos a falar de futebol. Temos de atacar bem, defender bem e impor o nosso futebol ao adversário. É isso que vamos tentar fazer”.

Lopetegui assumiu ainda que todos estão “encantados” com a presença de Iker Casillas e o contributo que o guarda-redes tem trazido para a equipa: “Estamos muito felizes com a atitude e rendimento de Iker na equipa e assim é que tem de continuar a ser. É um jogador de equipa e isso é o que precisamos e queremos”.

CASILLAS: “O OBJECTIVO TEM DE TER SUPERAR O ANO ANTERIOR”

Ainda antes de começar a falar, ou de sequer entrar na sala de imprensa do Estádio Olímpico de Kiev, Casillas já era o foco maior de interesse dos jornalistas ucranianos. O guarda-redes portista, que surgiu pela primeira vez numa conferência de imprensa da Liga dos Campeões por outro clube que não o Real Madrid, teve um discurso ambicioso, defendendo que o “objectivo na Champions é sempre superar a campanha do ano anterior” e confessou que “gostava de chegar a San Siro”, local da final da competição. Para já, o desafio é derrotar o Dínamo Kiev (quarta-feira, 19h45 de Portugal Continental, na primeira jornada do grupo G).

São 151 os jogos que Iker Casillas pode atingir na competição já esta quarta-feira, colocando-se a par de Xavi Hernández, antigo jogador do FC Barcelona. O guarda-redes mantém os pés no chão e a vontade de quebrar barreiras no alto: “Eu ainda não sei se vou jogar... Todos temos pressão, mau seria se não tivesse, amanhã estaria a fazer outra coisa qualquer. Gosto de ganhar sempre, gosto de desafios diferentes e quero atingir metas”.

Casillas não se deteve quando questionado sobre os objectivos da equipa para esta época: “Quanto mais longe chegarmos melhor, não me conformo. Gostava de chegar a San Siro, como todas as outras equipas. Evidentemente, pensar na Champions tem de ser jogo a jogo. No ano passado, jogámos a um nível muito alto, cara a cara com o Bayern Munique, e eu acredito que o objectivo tem de ter sempre superar o ano anterior. O nosso desafio é esse. Queremos fazer do FC Porto campeão a nível nacional, é algo que temos como objectivo este ano, e queremos fazer um bom trajecto na Europa”.

O guarda-redes nunca perdeu em Kiev, mas recusa individualizar o discurso, focando-se mais na equipa: “Sou mais um como os outros que se vão apresentar no campo, um companheiro que vai dar o seu melhor e que quer que, no final da temporada, consigamos os nossos objectivos a nível nacional e continental. Temos de ver as coisas passo a passo: temos o primeiro jogo amanhã na Champions e, se a equipa não perder, é bom para o Casillas e é bom que o FC Porto leve o melhor resultado daqui”.

Referindo que tem “uma relação excelente” com Helton, que “é uma pessoa estupenda”, Iker Casillas deixou ainda uma palavra sobre os restantes companheiros de posto: “Gente jovem como o Gudiño ou o João Costa podem aprender comigo e eu com eles. Esse é o lado positivo, nunca queremos deixar de aprender e eu quero continuar com essa vontade”.

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Casillas, Helton e João Costa.
Defesas: Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Miguel Layún, Cissokho.
Médios: Rúben Neves, Imbulla, Brahimi, Evandro, Herrera, Tello, André André, Danilo e Jesús Corona.
Avançados: Aboubakar, Dani Osvaldo, Alberto Bueno.

0 comentários:

Enviar um comentário