25 setembro, 2015

ANDRÉ SILVA: UMA QUESTÃO DE TEMPO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Já me havia referido a ele uma ou outra vez aqui neste espaço. Colocar um valor daqueles na II Divisão, a jogar no meio de malta dura e sem medo de entrar a doer seria sempre perigoso. André Silva é jogador de I Divisão, jogador de grandes palcos, grandes relvados e que deve ter a honra de enfrentar grandes defesas e grandes jogadores. Era apenas uma questão de tempo até algum carniceiro lhe “fazer a folha” desta forma (peço desculpa desde já ao nosso antigo extremo esquerdo por esta associação). Infelizmente, estava mesmo escrito nas estrelas.

O problema de André Silva é a última palavra dos Lusíadas: Inveja. O rapaz, novo e cheio de potencial, já melhor marcador destacado da II Liga e seleccionável para Fernando Santos, incomodava muita gente. Estava nas bocas do mundo, era elogiado por todos os quadrantes, marcava golos em catadupa, dava espectáculo no meio de graúdos. E logo na II Divisão, onde o esforço e a vontade costuma ser sempre muito superior à inteligência e ao talento.

Com culpa ou sem culpa (não sou adivinho), as entradas maldosas sobre André Silva estavam a suceder-se. Umas atrás das outras. Os árbitros assistiam a essas pancadas impávidos e serenos, contrariando todas as regras, critérios e directrizes FIFA. A entrada de Duarte Machado poderá não ter sido com intenção de atirar o André para o estaleiro, mas era claramente para o “traçar” e para lhe dar a “merecida lição” pelo facto de jogar, fazer jogar e ultrapassar adversários com uma perna às costas.


A coisa correu mal, mas podia de facto ter corrido muito pior. O jogador livrou-se de fractura, livrou-se de rotura e ficou, “apenas” com uma entorse traumática de média gravidade. Foi a estrelinha de André que o salvou. Num filme de tempos passados, Anderson não teve a mesma sorte e, provavelmente, o carrinho de Katsouranis marcou-lhe o resto da carreira.

Há várias razões para pedir isto, mas esta é mais uma delas: coloquem o André a jogar onde ele merece. Pôr um rapaz destes na II Divisão é como dar pérolas a porcos. A partir de agora, com estes, só bolotas.

Rodrigo de Almada Martins


2 comentários:

  1. Portanto o exemplo que dás para o André Silva não dever jogar na 2ª Divisão mas sim na 1ª, é de um jogador da 1ª divisão que lesionou um jogador nosso num jogo com a nossa 1ª equipa... hummm...

    Esses carniceiros pah da 2ª divisão são mesmo inadmissíveis está visto!

    Coerência e falta de humildade em muitos posts deste blog.

    ResponderEliminar
  2. Claro que o comentário do João Gonçalves diz tudo: - até parece que estas coisas não acontecem na liga principal... E, mais, do jeito que escreve o Rodrigo, até se pode chegar à conclusão que a culpa da pancada está nos dirigentes e equipes técnicas do nosso clube...
    ...

    ResponderEliminar