20 agosto, 2015

“GAJAS!” (ou o plantel de H de Helton a B de Bueno)

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


São 28 (contei bem?) os jogadores que actualmente compõem o nosso grupo de trabalho. Morenos, loiros, cabeludos, carecas, altos, baixos ou nem por isso, com mais ou menos tatuagens, mais ou menos orelhas, melhores ou piores pernas, mais ou menos tecnicistas, possantes, delicados, dedicados, talentosos, mais calmos ou temperamentais, têm em si todos os sonhos do mundo. E também os nossos. Que os saibam mimar. E merecer. Vestem a mais linda das Camisolas. Não é para todos. *

1. HELTON: Bom djibola. Boa gente, boa energia, boa onda, excelente capitão e ser humano de excepcionais qualidades. Bom guarda-redes, concerteza que sim, mas… pasmem, vou revelar agora um dos segredos mais bem guardados da história da Humanidade: NUNCA senti a baliza segura com ele. Nunca me deslumbrou. Para isso talvez indirectamente(?) tenha contribuído o facto de ter sido ele o guarda-redes que substituiu directamente o Vítor Baía, meu ídolo de sempre e para sempre, ter sido ele que o encostou às boxes com a conivência do holandês armado em treinador e do abjecto argumento da idade. **

12. IKER CASILLAS: OMG. O-M-G. Que príncipe! De palmarés – jeitosito! -- e de aparência. Estratosférico, poucos acreditavam que viria jogar de Dragão ao peito, mas não acredito, não acredito, não acredito que esteja na curva descendente da sua carreira. Aqui vai renascer. Aqui se vai fazer incrivelmente mais Homem. Mesmo que só por uma chuvinha. Vem para guarda-redes.

71. RAUL GUDINO: Puto. Promissor. Com 19 aninhos, vem da B, trazendo na ainda leve bagagem exibições de encher o olho e grandes penalidades defendidas. Com dois mentores/gurus como os Senhores com as camisolas 1 e 12, deve sentir-se no Sétimo Céu. Estaremos talvez na presença do Futuro.

2. VICTORIO MAXIMILIANO PEREIRA PÁEZ: Puto uruguaio de 32 anos e de nome algo comprido, materializou-se em circunstâncias algo turvas em pleno estágio na Holanda. Apraz-me dizer que sem ser sex-symbol material, o azul e branco lhe fica muito bem e lhe dá um ar mais levezinho, aliviando de certo modo o peso de toda uma enorme e traumática sensação de dejá-vu. Promissor defesa-direito, tem vindo a fazer bons jogos, entregando-se a eles como poucos. G’anda Victorio Maximiliano!

3. BRUNO MARTINS INDI: De nome inexplicavelmente pujante, com um porte físico que valha-me Deus, é luso-holandês e tem um olhar penetrante (fui eu, confesso!), pondo em sentido os avançados adversários. Titular de uma “Laranja Mecânica”, ainda não se conseguiu impor definitivamente no 11 azul e branco, não sei bem porquê. Lope?

4. MAICON: Jogador que tem tudo para ser imperial e que apenas o é (ainda!) a espaços. Defesa-central, alterna o muito bom e a letal eficácia com momentos alarmantes e irregulares. Dedicado, profissional, brioso, material de capitão de equipa, interioriza já a Mística. Gosto imenso dele. E há já 6 anos. Principalmente desde Março dos Idos de 2012 quando marcou um golo decisivo no Antro do Recreativo da Luzinha, causando ondas de ataques de miocárdio e de fantástico histerismo nos milhões e milhões e milhões e milhões e milhões… de adeptos encornados que pululam nesta galáxia. Na outra desconhece-se o alcance do fenómeno. Só por isso deveria ter uma estátua. Ao lado da do puto Kelvin.

5. MARCANO: A mi me gusta. É um dos esteios da nossa defesa, tendo pegado de estaca a partir de dado momento da época passada. Não foi por ele que perdemos o título (também não foi por mim), mas muitos adeptos azuis e brancos insistem em não gostar dele. Go figure. Teimosos como mulas. Palavras como punhais.

14. JOSÉ ÁNGEL: Veio como bom jogador, mas o certo é que ainda não vingou nas alas e é um dos candidatos a deixar o plantel nesta temporada e até ao fim do mercado de transferências. Oh, inclemência e madrasta sina. Signo Virgem. Não é que o zodíaco interfira muito na sua prestação em campo, mas… a escriba não sabe que mais deve escrever sobre ele e sempre dá para acrescentar mais umas linhas.

21. RICARDO: Puto castiço, talento puro e ai-só-espero-que-o-Julen-aposte-nele. Gosto dele e não é pouco desde que soube que é Portista desde pequenino e em Lisboa e since the minute que marcou o golo decisivo aos mourecos naquela maravilhosa, estrondosa e fabulosa tarde de Final de Taça de Portugal da época em que estes perderam tudo aos ‘92. É um diamante em potência e precisa de ser polido por quem de direito. Que se saiba tirar partido das suas características e reais qualidades, é tudo o que peço. ELE NÃO É DEFESA-DIREITO!

24. LICHNOVSKY: Puto. Central. (Deixa ver se escrevi bem o nome dele...) Dizem que é autoritário e elegante, seguindo a linhagem e a tradição de outros Senhores Imperiais e Imperiosos que vestiram a Mágica Camisola. Wow. Estou ansiosa por o ver em acção. O Tempo é o seu melhor aliado.

26. ALEX SANDRO: Rotulado como craque desde os seus primeiros passos com a camisola Portista, carimbado pelas suas internacionalizações nas camadas jovens com a “canarinha”, vejo-o como defesa esquerdo muito talentoso, indubitavelmente, mas também como irregular, preguiçoso e só-jogo-se-me-apetecer-e-se-estiver-bem-disposto-e-além-disso-está-a-fazer-fita-para-sair. Ao contrário do saudoso Danilo Luiz, andou a meter nojo e a produzir cera em praticamente toda a época passada. Ah, sim, e é Aquário, o que só o recomenda e lhe dá responsabilidades. Vou estar de olho em si, minino! ***

28. ALY CISSOKHO: Lembro-me dele primeiramente pela sua ascensão meteórica Vit. Setúbal-FC Porto e FC Porto-Milan onde se destacou por não ter dentes à altura dos testes médicos. Com apenas seis meses de Dragão ao peito, Tetra-Campeão, merece voltar a deslumbrar, a convencer, a triunfar.

6. RÚBEN NEVES: Puto. Giro. Ultra-fofinho. Outro Portista desde pequenino, o que por si só o torna especialíssimo aos meus olhos. Altamente talentoso no meio do terreno, precoce, dono de uma maturidade incrível no alto dos seus 18 anos tem o mundo do futebol de olhos de tubarão em si, desde que com 17 anos e 155 dias se tornou o mais jovem jogador da história do FC Porto a marcar no campeonato numa estreia memorável a todos os níveis e mais algum. Para o raio que os parta, ele é nosso. XÔ. Tal como o Ricardo, ai-só-espero-que-o-Julen-aposte-nele.

13. SÉRGIO OLIVEIRA: Puto. Muito castiço. Maravilhoso. Também Portista desde pequenino. Passei a segui-lo com mais atenção desde que marcou ao selebe na época passada quando ao serviço do Paços de Ferreira. Voltou a Casa e ainda bem. Espero que encante e que encontre o seu lugar, armando-se da sua gabada inteligência em campo e aclamada qualidade de passe. Imagino-o a marcar muitos golos de bola parada. De bandeira. Tal como o Ricardo e o Rúben Neves, ai-só-espero-que-o-Julen-aposte-nele.

15. EVANDRO: Veio do Estoril com o estatuto de trabalhador depois de uma época estupidificante em que tanto precisávamos de homens como ele. Com um futebol cerebral, é jeitosito de bola e sabe marcar penalties, algo que me emociona profundamente depois de jogos após jogos após jogos de ver grandes penalidades, resultados e títulos desperdiçados por não termos quem os marcasse.

16. HERRERA: Grande figura do futebol mexicano, os adeptos não vão muito com a cara dele e reclamam de tudo o que faz e de tudo o que não faz, ainda mais depois do primeiro jogo frente ao Vitória de Guimarães. Eu gosto dele, já foi decisivo em diversos momentos da época passada e considero-o uma mais-valia da nossa equipa, trabalhador e simples. Irá embora?

16. ANDRÉ ANDRÉ: A sua herança é pesada, não fosse ele o filhote do nosso Grande e Adorado e Venerado André, médio todo-o-terreno, Campeão de Viena Extraordinnaire. Vénias. As nossas esperanças nele são também enormes e devem pesar, pelo que o que o rapazinho tem sobre os ombros parece o mundo. Não é preciso ter-se dons especiais para se saber que vai ser um dos esteios do balneário e do grupo, íman de simpatia, reconhecido pelo trabalho, entrega e paixão em campo. É feito de material de primeira e só espero que o saibamos manter e mimar como sei que fará por merecer. Tal como o pai, sabe marcar penalties. Tal como o Ricardo, o Rúben Neves, e o Sérgio Oliveira, ai-só-espero-que-o-Julen-aposte-nele. Vai ter uma época fantástica.

22. DANILO PEREIRA: Devo dizer que mal o vi em plena conferência de imprensa da Selecção Nacional que soube que tinha de ser nosso. Já tinha ouvido falar dele pelo seu valor, mas nunca ninguém me havia alertado para o facto de ser giro como o raio que o parta. Que doçura de cara. Que estampa física. Depois de experiências um pouco por todo o lado e também em território hostil apapoilado, veio para o melhor clube português, numa relação que se sabe vai ser vantajosa para todas as partes. É como o algodão. Não engana. Milhõe$ à vista.

25. IMBULA: Tem cara de bom menino, cheio de humildade e vontade de brilhar. E de quem está encantado por estar aqui. Ouviste, Alex Sandro? Vem referenciado como “craque”, patrão, pulmão e coração. Muita responsabilidade para alguém tão novinho, mas parece-me que isso a ele nada pesa, apenas o motiva. Alia capacidade física com poderio técnico e é exactamente o que precisávamos para o meio-campo. Vai destruir o que deve e construir o que sabe e vai aprender a marcar mais golos. Milhõe$ à vista.

7. VARELA: My darling boy. Tem um je ne sais quoi que me cativa e não estou sozinha nisto, sei. Talentoso como o seu antecessor (aquele que foi o jogador mais Portista do Mundo e Arredores), é contudo mais simples e trabalhador. Mais fiável e consistente, acho que só temos a ganhar com o seu regresso depois de um ano em que decidiu parvamente seguir novas aventuras. Aqui ele sabe que já foi e vai voltar a ser feliz.

8. BRAHIMI: O Brahimi… Humpf. Continuo a não conseguir perdoá-lo pela desilusão de proporções everestianas que foi a sua prestação na deprimente época finda. Com um séquito de seguidores fanáticos e fiéis, prometia mundos e fundos e alegrias e títulos e perdeu-se no meio de tantas loas, dribles, virtuosidades e CANs. Dediquei-lhe músicas e cânticos, comparei-o ao Rabah (ah, o sacrilégio!) e no final já nem o conseguia ver de tão danada fiquei com a sua falta de entrega e estranhas apoplexias em campo. Ficou no plantel para grande contrariedade minha e para o recomeçar a ver com outros olhos, vai ter muito que penar. Humpf. Prima-dona de um raio. Madjer só há um, o Rabah e mais nenhum.

9. ABOUBAKAR: Outro dos meus meninos. Já viram bem a carinha dele? Que coisa mais fofa. Um portento de hino à vontade, ao espírito indomável, à humildade. A quem duvidava que conseguisse substituir o, o... o… -- bolas! Como se chamava mesmo? -- deu sábado uma resposta cabal, qual Leã…Dragão das Savanas. Temos Homem. Um Homem possante, versátil e que sabe rematar, aqui e ali, de longe e de perto, de frente e na diagonal. Com um entusiasmo que enternece. Que festeje muitos golos e que entre na história do nosso clube pela quantidade de golos que marcou.

10. DANI OSVALDO: E ora bem. Ei-lo. Eye-candy material. Chegou cheio de rótulos e famas e… deslumbrou e converteu almas até de outros clubes. Claramente uma pura jogada de marketing e isco para encher estádios, trata a feminina bola por tu e revela um excelso gosto musical, esperando eu que nos dê e inspire muita música.

11. CRISTIAN TELLO: Demorou a impor-se e parecia-me desconectado e afectado. Vaidoso e com tiques de estrela vinda da cantera do Barça. Até que… Tello! E é bom tê-lo. Virtuoso, rápido…

17. HERNÂNI: Herdeiro de um nome mítico no Clube, veio do Guimarães e desde logo deu uns ares da sua graça. Espero que se mantenha no plantel, até porque valor não lhe falta. E é português.

19. ANDRÉ SILVA: Também é português e é puto e é das Escolas e já ouço falar dele há anos como a Próxima Maravilha do Mundo. Pelo menos é o que o meu primo Ricardo e amigo Luciano dizem, ar extasiado. Raposa de área, algo ultra-raro e precioso em lusas terras, tem um remate fácil e promete dar-nos mundos. Saibamos preservá-lo, já que por diversas vezes corremos o grave risco de o perder. Cabeça, SAD, cabeça! Cuidado com o baby

23. BUENO: Um dos primeiros reforços anunciados para esta época, via-o nos treinos da pré-época e perguntava aos meus botões: “Olá… Mas quem é aquele mocinho tão jeitosinho?” Era o Bueno e… é discreto e sóbrio e reúno indicadores perigosos daqui e de acolá que parecem rotulá-lo como o “Próximo Adrián Lopéz” do plantel. Nada disso e era o que mais faltava! Os Portistas andam uns valentes chatos, melgas, injustos e xenófobos como o caraças com a ideia azémola e já gasta do “De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos”. Apoiem o rapaz: tal como o pobre e deprimido e traumatizado Adrián (viram o que fizeram?!), vem até nós precedido de um óptimo currículo, um histórico interessantíssimo de golos e provas dadas, não desaprende isso só por mudar de país e pode vir a ser muito, muito útil na sua qualidade de segundo avançado.

00. O QUINTERO ???!!!!
00. O ÓLIVER? Não se tem visto porquê?!

E é isto. Gajas!!

* Falo, por exemplo, de um fábio coentrão ou de um Maxi Pereira…
** Helton, babe, não és tu, sou eu.
*** Parece não ir aguentar a pressão dos meus olhos e já ligou à Juve a pedir para o levar a troco de umas bagatelas. Enfim, fraquinho…

3 comentários:

  1. Uma verdadeira enciclopédia pessoal de A a Z (embora nem todas as letras do alfabeto estejam presentes) e na qual me revejo quase totalmente (deixo os adjectivos mais peculiares de lado e não falo nem quero falar no quarto jogador em análise, que sei que muitos gostam, outros não gostam e julgo que ninguém levará a mal por isso, é apenas gosto pessoal). Se for a falar na espécie de "hashtag" #ai-só-espero-que-o-Julen-aposte-nele", aí, revejo-me por completo. São jogadores especiais, sobretudo o Ruben e o André, pelos quais tenho uma enorme admiração e cuja carreira irei continuar a acompanhar, mesmo que, um dia mais tarde (cruzes!!) deixem de fazer parte do nosso clube (fisicamente). E por falar nesses jogadores, gostava mesmo que eles fossem pedras fundamentais nesta equipa, pois condições tem de sobra e se o Ruben (talvez não seja titular indiscutível, mas que será importante, não tenho dúvidas) tem o Danilo como opositor, já o André André, tem tudo para ser fundamental nesta equipa, e acredito que vai sê-lo. Olho para este pequeno-grande jogador e lembro-me muito do João Moutinho, um pulmão inesgotável, uma raça daquelas que tem feito falta e muito no nosso clube e uma técnica e qualidade de passe absolutamente fantástico. Espero muito dele.
    Gostei muito desta mini-biografia Portista pessoal e concordo muito com ela.
    Está excelente como sempre. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Cara amiga
    Por acaso nunca foi Diretora de Recursos Humanos pois não?
    Olha se eu fosse responder a uma entrevista de emprego (livra já trabalhei 40 aninhos) e apanhava consigo pela frente! Chumbava de certeza. Kkkggrrr....
    Agora a sério. Interessante análise. Não a sabia tão conhecedora de aspectos técnicos, tácticos e "afins"...
    E quanto adjectivo meu Deus! Bate de longe aquele papagaio dos Calimeros que põe a cabeça-num-bolo ao aldrabão que representa o Benfica.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Cara miss bluebay,
    Muito bom! É só o que tenho a dizer, porque concordo...

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com



    ResponderEliminar