31 agosto, 2015

FALTAM 24 HORAS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

À hora a que escrevo este post faltam praticamente 24 horas para o fecho do mercado de transferências e nenhum dos problemas que identifiquei no post da semana passada está resolvido, pelo menos do ponto de vista oficial. Para juntar à festa, mais um jogo em que, apesar da vitória e liderança no campeonato, foram evidentes muitos dos problemas que saltam à vista de toda a gente no que respeita ao funcionamento tático deste FC Porto.

À hora a que escrevo, nem chegou um lateral esquerdo, nem consta que se tenha conseguido o milagre de colocar Ángel (um tremendo erro de Lopetegui (JL), principal responsável pela sua contratação) nalgum clube (ou seja, enganar alguém!!), não consta que tenha chegado qualquer médio ofensivo e pelo que é sabido oficialmente também ainda não chegou nenhum extremo que permita por exemplo a deslocação de Brahimi para o meio-campo fazer de médio criativo, uma das possibilidades no caso de não vir qualquer médio ofensivo com características de criativo.

Para além disso, existem demasiados jogadores por colocar, sendo que identifico 3 situações que me parecem urgentes resolver, sob pena de ficarem pesados fardos salariais a suportar sem qualquer tipo de utilidade desportiva: Adrián Lopez, Rolando e Quintero. Como não acredito na venda de nenhum desses jogadores, os tubarões cheiram a qualidade a milhas por isso vão buscar logo os Jacksons, Danilos e outros que tais, já me contentava com um empréstimo que pelo menos aliviasse a folha salarial do clube.

Deste modo, a minha expetativa é que obviamente todas estas questões sejam resolvidas nas próximas 24 horas do modo mais eficaz possível.

Dentro de campo aquilo que vi no sábado deixou-me obviamente insatisfeito e preocupado na medida em que os mesmos problemas de sempre persistem, com a agravante da péssima forma em que se encontram alguns jogadores. Continua a haver muita falta de objetividade no último terço de campo, demasiados passes laterais e para trás. O modelo de jogo de JL, sempre o defendi e continuo a fazê-lo, tem uma ideia base bem definida, tem como é claro vantagens e em determinadas alturas é muito eficaz mas a verdade é que tudo isto tem de ser enquadrado com o contexto do futebol português, ou seja, posicionamento recuadíssimo da grande maioria das equipas que jogam contra o FC Porto. E sinceramente acho que JL ainda não percebeu totalmente como adaptar completamente a sua ideia de jogo às especificidades do campeonato português. Nas próximas 2 semanas de paragem, o técnico espanhol terá muito para refletir sobre os problemas que persistem. Ninguém estaria à espera que a equipa estivesse no pico de forma em agosto, mas era exigido que a equipa jogasse bem mais que 20 ou 30 minutos num jogo de 90 minutos, porque na realidade frente ao Estoril apenas se jogou bom futebol durante cerca de meia hora, os primeiros 15 minutos e os 15 minutos depois do golo da tranquilidade na 2ª parte.

Julgo também que a variante tática que JL pretendeu implementar no jogo com o Estoril não funcionou da forma mais adequada. Se é verdade que nos primeiros 15 minutos, com Brahimi a 10 e um duplo-pivot defensivo com Danilo e Imbula, viu-se uma boa dinâmica ofensiva, não deixa também de ser verdade que a equipa perdeu o controlo de jogo no meio-campo e permitiu demasiadas oportunidades de golo ao adversário. Não acho que jogar com um 10 declarado e dois homens mais recuados seja a melhor solução para o 4x3x3 que o FC Porto apresenta há muitos anos. Continuo a acreditar que o 4x3x3 com apenas um trinco, e dois médios de transição ofensiva, um com mais criatividade, outro com um sentido tático mais apurado é a melhor solução para o modelo de jogo que temos neste momento. Creio que André André pelo que tem mostrado já demonstrou claramente que merece um lugar no onze, que Imbula ainda está muito longe da forma ideal e que Danilo ainda tem um défice ao nível da qualidade de passe.

Todos estes problemas terão de ser pensados e resolvidos por JL nas próximas 2 semanas de modo a que equipa esteja bem melhor nos desafios que se seguem. E a grande questão é que o nível de dificuldade irá aumentar nos jogos que se seguem: saída a Arouca, visita a Kiev e receção ao benfica. Era muito bom que a equipa desse uma resposta cabal nestes próximos jogos, não falo de notas artísticas nem de goleadas, mas sim de organização, competência e comprometimento máximo com o jogo. Espero sobretudo que no final tudo corra bem, apenas e só isto!

PS - Sobre a questão dos assobios... Os adeptos têm todo o direito de manifestar o seu desagrado para com a equipa, este é um ponto em que todos estamos de acordo. Que essa manifestação se faça a meio de um jogo em que mal ou bem a equipa está a ganhar, aí é que discordo completamente. Acho que assobiar, gritar ou insultar no final da 1ª parte ou no final do jogo pode fazer todo o sentido, fazê-lo a meio de um jogo apenas beneficia o adversário.

1 comentário:

  1. Caro RCBC
    Um post que concordo com cada palavra descrita.
    Eu tenho uma pergunta a fazer.
    Tenho ouvido por aí dizer que Herrera tem de jogar a titular porque é uma mais valia.
    A questão é:
    Como é que um jogador se trona numa mais valia, e quais as condições?

    Abraços.

    ResponderEliminar