18 julho, 2015

BRAHIMI E HERNÂNI QUEBRARAM RESISTÊNCIA DO DUISBURGO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Duisburgo-FC Porto, 0-2

Jogo preparação
Sábado, 18 Julho 2015 - 17:00
Estádio: MSV-Arena, Alemanha
Assistência: 7.020


Árbitro: Sascha Stegemann (Alemanha).
Assistentes: Christian Bandurski e Sören Storks.
4º Árbitro: -.

DUISBURGO: Ratajczak, Feltscher, Bomheuer, Bajic, Wolze, Bröker, Hajri, Dausch, Grote, Onuegbu, Janjic.
Suplentes: Lenz, Iljutcenko (69' Onuegbu), Albutat (77' Dausch), Brandstetter, Klotz (69' Bajic), Meissner (69' Grote), Engin (82' Wolze), Bohl (46' Feltscher), Achenbach (82' Bröker).
Treinador: Gino Lettieri.

FC PORTO: Casillas, Maxi Pereira, Maicon, Marcano, José Ángel, Danilo, Imbula, Bueno, Tello, André Silva, Varela.
Suplentes: Helton (46' Casillas), Martins Indi (46' Marcano), Lichnovsky (46' Maicon), Alex Sandro (46' José Ángel), Rúben Neves (61' Sérgio Oliveira), Hernâni (65' Tello), Brahimi (46' Varela), Aboubakar (39' André Silva), Sérgio Oliveira
(61' Imbula), Ricardo (46' Maxi Pereira), Adrián López (65' Hernâni), André André (46' Danilo), Raul Gudiño, Evandro (46' Bueno), Tiago Rodrigues, David Bruno.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 1-4.
Marcadores: Brahimi (60'), Hernâni (64').
Disciplina: cartão amarelo a Bohl (46´) e Martins Indi (67').

Primeiro foi preciso moer um adversário duro de roer e depois, na segunda parte, Brahimi (que já tinha marcado ao Fortuna Sittard) e Hernâni conseguiram os golpes que deixaram o Duisburgo KO, no segundo encontro de pré-época dos Dragões. O triunfo por 2-0 nem terá sido o mais importante para o treinador Julen Lopetegui, que parece ter testado um primeiro esboço da espinha dorsal no primeiro tempo, com Casillas e Maxi Pereira a estrearam-se em bom plano nos Dragões. Nos segundos 45 minutos, o onze foi totalmente alterado e foi nesse momento que os portistas marcaram os dois golos, beneficiando de algum desgaste da equipa da casa, que fez das tripas coração para deixar uma boa imagem e que teve no guarda-redes Ratajczak o seu melhor em campo.

Antes do arranque do encontro, o speaker do estádio fez questão de referir que o encontro estava a ser transmitido em 33 países - um número inusitado para um clube da Segunda divisão alemã e só possível, claro, pela visita do FC Porto e pela presença do mediático Casillas, que se estreou com a camisola dos Dragões. Estreou-se ele e Maxi Pereira, que ajudou os portistas a efectuar um início muito forte na partida, nomeadamente nos primeiros dez minutos. Danilo e Imbula dominavam por completo os cordelinhos do meio-campo e deixavam a Bueno (uma clara aposta na posição dez, solto nas costas do ponta de lança André Silva) boa parte da construção do jogo ofensivo. Porém, foi Imbula o principal criador do primeiro lance de grande perigo do encontro: aos seis minutos, ultrapassou vários adversários e deu para Varela, que cruzou para Tello surgir a rematar. Porém, o lance foi cortado em cima da linha de golo por um defesa.

O adversário reorganizou-se e pôs algum gelo no jogo, percebendo que não o poderia disputar taco a taco. A agressividade foi sempre a principal arma do Duisburgo, que fez o último teste antes da entrada oficial na época, esta sexta-feira, e que está por isso bem mais adiantado que os azuis e brancos na preparação. Entre os minutos 40 e 41, o FC Porto esteve por duas vezes perto de inaugurar o marcador, em dois lances em que Sérgio Oliveira - que entrou a substituir Imbula aos 31 minutos - foi interveniente: primeiro serviu Bueno para um remate de primeira na área, depois ganhou a bola a meio campo e assistiu Tello. Em ambas as situações brilhou o guardião Ratajczak, sendo que o remate de Tello foi detido com... o calcanhar! O Duisburgo, que até então só tinha tentado rematar de longe, ainda assustou Casillas em cima do intervalo, mas Grote, solto na área, assustou-se com a saída do espanhol e decidiu mal.

Na segunda parte, e depois de Lopetegui mudar quase toda a equipa - mantiveram-se em campo Sérgio Oliveira e Aboubakar, que não tinham começado de início -, a resistência do Duisburgo foi diminuindo. Sérgio Oliveira fez um primeiro remate perigoso, aos 49 minutos, e aos 56 o FC Porto teve duas oportunidades consecutivas, com Aboubakar a cabecear para uma defesa milagrosa de Ratajczak e depois André André a rematar ao lado à entrada da área. Aboubakar não marcou, mas isolou Brahimi para o 1-0, aos 60, após recuperação de André André, que voltou a revelar-se muito dinâmico no meio-campo. Quatro minutos depois, a magia de Brahimi evidenciou-se de novo, com um passe a isolar Hernâni, que não perdoou. Até ao apito final, pouco mais se passou, para além da festa de cerca de 400 adeptos portugueses, que nunca deixaram de incentivar a equipa, mesmo quando o encontro se tornou mais morno. Os Dragões regressam agora ao Porto e na quinta-feira há nova viagem para a Alemanha, onde decorrerá um segundo estágio, em Marienfeld.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “A equipa fez um bom jogo”

​​O FC Porto alcançou este sábado o segundo triunfo consecutivo na pré-temporada, ao bater o Duisburgo (2-0), mas Julen Lopetegui preferiu enaltecer o trabalho que os jogadores têm desenvolvido após mais de dez dias de treinos intensos e introdução de novos conceitos. Esse é o objectivo fulcral para esta fase de época, mas o treinador dos azuis e brancos não escondeu que “é sempre bom poder ganhar os jogos”.

“Estamos satisfeitos, pois temos acumulado minutos e trabalho. Esses são os objectivos para esta fase da época, tal como fazer com que os jogadores assimilem os conceitos que lhes transmitimos, não só no capítulo ofensivo, mas também no defensivo. É importante que os jogadores comecem a assimilar esses conceitos desde cedo e creio que, na generalidade, eles estiveram bem e a equipa fez um bom jogo”, afirmou Julen Lopetegui pouco depois da segunda vitória portista nesta pré-temporada. A primeira, mais folgada, foi na passada quarta-feira, frente ao Fortuna Stittard (5-1).

Numa espécie de retrospectiva daquilo que tem sido a pré-temporada, o treinador dos Dragões ressalvou o mais importante a conseguir numa fase tão prematura de 2015/16. “Já levamos mais de dez dias de trabalho, nos quais vamos trabalhando para cumprir os objectivos que delineámos. É sempre bom poder ganhar os jogos, mas o mais importante agora é que os jogadores assimilem os conceitos que queremos no nosso jogo, sabendo que isso demora o seu tempo. Defrontamos uma equipa melhor do que a anterior, com mais tempo de preparação, e tivemos de saber superar as dificuldades. Estamos satisfeitos”, prosseguiu.

O triunfo sobre o Duisburgo marcou ainda as estreias de Iker Casillas e Maxi Pereira de Dragão ao peito, jogadores que ainda estão em processo de adaptação a uma nova realidade. “A integração deles tem decorrido de forma normal e natural, como qualquer jogador que chega a uma equipa nova. São novos companheiros, novos conceitos, uma nova realidade, e eles não são excepção, mas toda a equipa tem ajudado e estamos encantados pela forma como tudo tem corrido até ao momento”, explicou Julen Lopetegui, um treinador feliz pela forma como tudo se tem desenrolado.

“Perdemos jogadores muito importantes, mas os novos que chegaram também nos transmitem muita esperança. Queremos integrá-los o mais rápido possível, mas felizmente o trabalho tem corrido bem, não há ninguém lesionado e oxalá que assim continue”, concluiu o técnico basco.



RESUMO DO JOGO

----

2 comentários: