15 julho, 2015

PRIMEIRO TESTE COM NOTA POSITIVA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Fortuna Sittard-FC Porto, 1-5

Jogo preparação
Quarta-feira, 15 Julho 2015 - 17:00
Estádio: Fortuna Sittard, Holanda
Assistência: -


Árbitro: Kevin Blom (Holanda).
Assistentes: -.
4º Árbitro: -.

FORTUNA SITTARD: Kaya, de Moor, Dengering, Kovacavic, Schroyen, Briels, Loen, Hutten, Mert, Lekesiz, Belkassem.
Suplentes: Daniëls (70' Kaya), de Regt (70' Briels), de Man (70' Dengering), Mares (70' Kovacavic), Djuric (70' Schroyen), Saddiki (46' Belkassem), Nwannukwu (70' de Moor), Vankan (46' Mert), M'Rabat (70' Hutten), Vlijter (70' Loen), Polman (55' Lekesiz).
Treinador: Peter van Vossen.

FC PORTO: Helton, David Bruno, Lichnovsky, Marcano, José Ángel, Danilo, André André, Evandro, Varela, André Silva, Hernâni.
Suplentes: Raul Gudiño (46' Helton), Martins Indi (46' Marcano), Maicon (46' Lichnovsky), Alex Sandro (46' José Ángel), Rúben Neves (46' Danilo), Tello (46' Varela), Imbula (46' André André), Aboubakar (46' André Silva), Bueno (46' Evandro), Brahimi (46' Hernâni), Ricardo (46' David Bruno), Sérgio Oliveira (66' Rúben Neves).
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 1-4.
Marcadores: André Silva (2'), Varela (8' pen), Hutten (14'), André Silva (25'), André André (29'), Brahimi (88').
Disciplina: -.

O FC Porto goleou esta quarta-feira o Fortuna Sittard, por 5-1, em jogo particular disputado no estádio dos holandeses. André Silva bisou e os restantes golos foram apontados por Varela (de grande penalidade), André André e Brahimi, já ao cair do pano. Mais do que olhar para os lances mais vistosos, importa destacar a coerência com que os Dragões se apresentaram neste primeiro teste da pré-temporada, um momento que os jogadores se apresentam inevitavelmente com as pernas algo pesadas, devido às elevadas cargas físicas. Especialmente na primeira parte, os Dragões - ainda com muitas ausências - dominaram por completo o adversário. A segunda parte, com um onze completamente diferente, foi um pouco menos sufocante, mas os azuis e brancos podiam ainda assim ter marcado muito mais golos.

Não se poderia pedir melhor presságio para esta época. Aos dois minutos, no primeiro ataque de 2015/16, o FC Porto fez golo: Varela cruzou da esquerda, André Silva cabeceou para uma defesa de Kaya e, na recarga, o jovem avançado inaugurou o marcador por entre a confusão. O resultado seria ampliado pouco depois por Varela, na marcação de um penálti a castigar falta na grande área sobre André André, um lance que surgiu após André Silva cabecear à barra. O futebol portista era fluído e agradável, com Danilo, André André e Evandro a tomarem por completo as rédeas do meio-campo. É certo que o adversário revelou fragilidades - disputa a Segunda divisão holandesa, apesar do moderno e funcional estádio -, mas esta primeira amostra revelou-se muito agradável, já que Varela e Hernâni causavam igualmente estragos nos flancos.

Aos 14 minutos, surgiu o golo do Fortuna, por intermédio de Hutten, que se isolou perante Helton e não perdoou. O jogo passou depois por uma fase mais morna, em que Varela e Hernâni trocaram de flancos, o que se revelaria decisivo para os dois golos seguintes. No 3-1, aos 25 minutos, Hernâni cruzou da esquerda para o cabeceamento perfeito de André Silva, que assim bisou; no 4-1, aos 29, a jogada volta a partir da esquerda, com Varela a tentar receber na grande área, mas acaba por ser André André a finalizar em posição frontal.

Na segunda parte, os portistas atacaram para o lado onde estavam os adeptos do FC Porto, que fizeram a festa durante os 90 minutos e entoaram cânticos para vários jogadores, Casillas incluído. O guarda-redes espanhol acompanhou o jogo ao lado de Maxi Pereira, mas ainda é cedo para ambos entrarem em acção. Os segundos 45 minutos tiveram um ritmo mais lento, que permitiu ao Fortuna um pequeno momento de algum empolgamento, com dois remates quase consecutivos, os únicos que os guarda-redes azuis e brancos tiveram de deter. Neste momento era Raul Gudiño que ocupava a baliza e o jovem mexicano efectuou uma grande defesa, aos 67 minutos, a remate de Schroyen.

Ainda assim, não faltaram oportunidades para os Dragões marcarem na segunda parte, especialmente a partir dos 70 minutos, quando o Fortuna substituiu mais de metade da equipa e perdeu organização. Aboubakar teve três boas situações e Bueno rematou ao lado após um bom trabalho de Tello, que também ele foi incapaz de bater um desamparado Daniëls, aos 81. Para o final ficou guardado o melhor golo: Brahimi ultrapassou vários adversários numa diagonal a partir da esquerda e rematou em arco para o 5-1. Este sábado, frente ao Duisburgo, o teste será mais exigente.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “A equipa esteve melhor na primeira parte”

​​Julen Lopetegui era um treinador satisfeito no final da vitória sobre o Fortuna de Sittard (5-1), no primeiro teste da pré-temporada. Porém, o técnico considerou que a equipa “esteve melhor” na primeira parte e que a segunda teve um cariz mais individualista. Para além disso, o basco falou das contratações de Iker Casillas e Maxi Pereira, sublinhando que ambas acrescentam experiência e capacidade à equipa.

“A minha impressão do jogo é positiva. O primeiro encontro da pré-época é sempre difícil, mas acho que a equipa esteve melhor na primeira parte, em que jogamos mais como equipa, colectivamente. Na segunda, o erro foi pensarmos que era mais fácil do que a realidade e jogámos de forma mais individual. Em geral acho que estivemos bem, agora há que acumular minutos”, resumiu.

De seguida, Lopetegui foi literalmente bombardeado com perguntas sobe Casillas. O treinador esclareceu que ambas as partes “fizeram um esforço” para chegar a um acordo que desejavam muito. “O Iker acrescenta experiência e personalidade, é um jogador campeão e estamos felizes que esteja connosco. Seguramente vai dar-nos a personalidade de que a equipa precisa em momentos importantes e que ele sempre teve. Mais importante do que isso é que ele tem vontade de competir e continuar a aprender, tem humildade competitiva e estamos encantados com ele”, declarou.

O guarda-redes ex-Real Madrid deu uma resposta positiva ao FC Porto de “olhos fechados”, depois de revelar que gostava da “maneira de jogar” dos Dragões. “Expliquei-lhe o que era o clube. Fizemos tudo. Como disse ontem, e creio que ele resumiu de maneira perfeita, agora quer ser jogador de futebol e deixar de ser notícia. Ele está bem, cómodo e em pouco tempo estará pronto”, frisou.

Maxi Pereira mereceu igualmente elogios de Lopetegui: “Acrescenta experiência e competitividade, é um jogador com carácter fantástico e para além disso é um óptimo jogador. Acho que está na sua plenitude e quando tivemos a oportunidade de o trazer não duvidámos um segundo. Ele também tinha vontade de vir e chegámos a um acordo com ele, como com o Iker”.

A nível pessoal, o treinador referiu ainda estar “esperançado”, “feliz” e com consciência da responsabilidade que tem em mãos para fazer o FC Porto campeão. “Estamos concentrados em trabalhar dia-a-dia para a equipa ir crescendo e melhorando, de forma a estarmos preparados para quando começar a competição.”



RESUMO DO JOGO

7 comentários:

  1. O onze do FC Porto:
    Helton; David Bruno, Lichnovsky, Marcano e José Ángel; Danilo Pereira, André André e Evandro; Hernâni, André Silva e Varela.

    Suplentes:
    Gudiño, Ricardo Pereira, Martins Indi, Maicon, Alex Sandro, Imbula, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Bueno, Brahimi, Tello e Aboubakar.

    ResponderEliminar