11 maio, 2015

OBJECTIVO CUMPRIDO

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-gil vicente, 2-0

Primeira Liga, 32ª jornada
Domingo, 10 Maio 2015 - 19:15
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 25.109 espectadores


Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Pereira.
4º Árbitro: Vasco Santos.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Quaresma, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Quintero, Tello (80' Brahimi), Reyes, Evandro (51' Herrera), Rúben Neves (51' Casemiro), Aboubakar.
Treinador: Julen Lopetegui.

GIL VICENTE: Adriano, Gabriel, Cadu, Peks, Evaldo, Semedo, João Vilela, Vítor Gonçalves, Yazalde, Simy Nwankwo, Jander.
Suplentes: Caleb, Yamissi, Diogo Viana (60' Jander), Caetano, Ricardinho, Paulinho (73' Simi Nwankwo), Rúben Ribeiro (66' Vítor Gonçalves).
Treinador: José Mota.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Jackson Martínez (12', 86').
Disciplina: cartão amarelo a Cadu (11'), Casemiro (24'), Alex Sandro (44'), Evaldo (55'), Vítor Gonçalves (57'), Rúben Ribeiro (87').

Em mais uma jornada cumprida, o FC Porto fez a sua parte. Venceu com relativa facilidade, à semelhança do que havia acontecido há uma semana no Bonfim. O campeonato continua com a chama acesa por mais uma semana, obrigando o rival a ganhar em Guimarães para acabar com as esperanças.

O jogo foi muito semelhante ao jogo de há uma semana frente ao V. Setúbal. Não foi nada interessante e teve momentos em que deu vontade de bocejar. No entanto, o Gil Vicente que jogou há uma semana frente ao líder encapotado, nada teve a ver com o Gil Vicente de ontem no Dragão. E o seu treinador assim o confirmou, tal como já o tinha feito a Académica. A passadeira vermelha, o colo, o facilitismo… vale tudo!

O FC Porto, no entanto, foi melhor e mereceu ganhar. O Gil Vicente entrou no jogo com garra e com uma disposição para complicar como se não via há muito tempo. Aos 10 minutos, Cadú carregou Jackson na área. Quaresma falhou o penálti mas recuperou a bola rapidamente e, na sequência, assistiu Jackson que inaugurou o marcador.

Até ao intervalo o jogo até teve aqui e acolá momentos de algum bom futebol mas muito pouco para uma equipa com ambições de vencer algo. Nota-se alguma descompressão em alguns jogadores, nomeadamente Alex Sandro e Brahimi e um ou outro completamente esgotado como é o caso do mexicano Herrera.

O segundo tempo foi mais do mesmo. Um jogo muito mastigado, sem ideias, muito lento e jogado a duas velocidades: devagar e devagarinho. Ruben Neves e Evandro surgiram nos lugares de Casemiro e Herrera. O primeiro estava amarelado e o segundo anda a jogar há vários jogos com a língua de fora. O FC Porto esteve por cima, como sempre, mas sem sufocar. Longe disso.

No entanto teve as melhores oportunidades. Ruben Neves rematou por cima a rasar a trave e, posteriormente, na sequência do mesmo lance a bola bateu por duas vezes no poste no mesmo minuto! Primeiro Martins Indi desviou um cabeceamento de Maicon com o pé esquerdo e depois Evandro, de cabeça, acertou novamente nos ferros do lado contrário. O FC Porto tardava em carimbar os 3 pontos e Julen Lopetegui não queria acreditar.

O Gil Vicente procurava subir no terreno mas sem efeitos práticos. Apenas se acercou da baliza de Helton uma vez por Vítor Gonçalves mas o remate saiu frouxo e enrolado. O Gil Vicente apenas tentou assustar mas perante equipas como esta há que ter alguma paciência e fazer um jogo calculista e jogar com o tempo.

O segundo golo chegou tardiamente. Aos 86 minutos, Jackson Martínez recebeu um cruzamento da direita bastante tenso, interceptou a bola, esta subiu e o colombiano coloriu o Dragão com um pontapé de bicicleta fantástico. O resultado estava feito.

Uma nota para o regresso de Tello que jogou os últimos dez minutos da partida e que é de registo saudar. O espanhol entrou para o lugar do apagadíssimo Brahimi.

A Liga Colo-Colo continua à espera do que muitos querem, mas o FC Porto faz questão de não entregar o título, vendendo bastante caro o ceptro. Para a semana pede-se aos jogadores portistas que vençam em Belém e que consigam dar tudo por tudo para terminar o campeonato com o máximo de pontos possíveis de alcançar.

Se, no Domingo, o título ficar entregue cá estaremos para fazer um rescaldo exaustivo da liga vergonhosa. Esta ficará para os anais da história do futebol português como mais um campeonato deturpado. Depois do “estorilgate” e dos “túneis”, eis que surge o “colo-colo”.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Fomos merecedores da vitória”

Julen Lopetegui considerou escassa a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente (2-0), na 32.ª jornada da Liga NOS. O treinador enalteceu a justiça da conquista dos três pontos, num jogo que poderia e deveria ter ficado resolvido mais cedo, pois os azuis e brancos criaram “oportunidades suficientes para o fazer”. Julen Lopetegui garantiu ainda que o FC Porto “vai lutar para vencer os jogos que restam” e não deixou de elogiar o percurso trilhado pelos seus jogadores até aqui: “Estou muito orgulhoso de todo o trabalho que esta equipa tem feito”.

“Conquistámos três pontos justos frente a uma equipa que se apresentou diferente na forma como defendeu. É preciso recordar que o Gil Vicente complicou a vida aos três grandes nos seus estádios, mas creio que poderíamos ter resolvido este jogo mais cedo, pois tivemos oportunidades suficientes para o fazer e isso poderia dar-nos mais tranquilidade. Na generalidade, fomos merecedores da vitória e deveríamos ter feito mais golos, pois criámos muitos lances para isso”, afirmou Julen Lopetegui após o desafio com os minhotos, relembrando ainda que este foi o 50.º jogo oficial da temporada para o FC Porto, 12 dos quais na Champions e “sempre ao mais alto nível”.

A três pontos de distância do primeiro lugar, com apenas duas jornadas por disputar, Julen Lopetegui destacou o trabalho diário da equipa que comanda e a forma como esta se entrega aos objectivos traçados. “Esta equipa trabalha muito, acredita naquilo que faz e vai lutar para vencer os jogos que restam, como sempre fez até aqui. Estamos a fazer uma grande segunda volta, na qual fomos a equipa que mais pontos conquistou até agora, com um registo de 29 golos marcados e apenas três sofridos. Estou muito orgulhoso de todo o trabalho que esta equipa tem feito”, prosseguiu o treinador portista, que desvalorizou a luta pelo título de melhor marcador do campeonato, liderada por Jackson Martínez: “Aqui, o que importa é o colectivo. Essas coisas servem apenas para decorar”.

Como o Benfica-FC Porto de há duas jornadas ainda continua a dar que falar em alguns órgãos de comunicação social, Julen Lopetegui deixou novas considerações sobre o que se passou. “Sei que há muita gente com vontade de festejar, por isso resta-nos continuar a trabalhar para vencer os nossos jogos. O treinador do Benfica fala muito e de todos, e perdi-lhe o respeito quando mentiu a um jornal sobre o que se passou no final do jogo na Luz. Foi uma falta de categoria, mas tudo é mais fácil quando se está debaixo de um manto protector. Quando assim não for, vamos ver qual será a realidade. Por vezes defendo a minha equipa e o meu clube de uma maneira mais agressiva, mas vou fazê-lo sempre que for preciso. A realidade é que houve erros, à vista de todos, mas continuaremos a fazer o nosso trabalho e a tentar vencer todos os jogos. Fomos rotundamente prejudicados esta época, gostem ou não”.

Relativamente à notícia veiculada recentemente sobre uma alegada confrontação de Fabiano a Julen Lopetegui, já negada e refutada pelos Dragões, o técnico espanhol foi claro no momento de abordar o tema: "Há uma grande diferença entre opinião e informação. A opinião é lícita, às vezes manipulada, mas é opinião. Informação, se não é certa ou fundamentada, é invenção. O Fabiano é um profissional espectacular e um rapaz fantástico. Alguém ter a capacidade de inventar uma história destas até descredibiliza a profissão de jornalista, que tem grandíssimos profissionais. Cada dia há um filme novo no FC Porto, mas continuaremos a fazer o nosso trabalho", concluiu.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

2 comentários:

  1. Melhor que o jogo, foram as palavras do treinador na CI.
    Se o FCPorto não ganha o campeonato é realmente pelo "manto protetor" que os lampiões sempre tiveram.
    Só oiço gente a falar contra as palavras do treinador, onde estão aqueles que sempre falam dos beneficios concedidos ao clube de Carnide???
    Força Lopetegui,
    FCP é o maior

    ResponderEliminar
  2. O Sr.Lopetegui falou verdade!! Com conhecimento de causa!Falou como se cá tivesse nascido e sido criado!Falou com coragem!
    Uma nota:
    Os 6 pontos que nos retiraram têm de nos ser devolvidos!! O QUE ESTÁ A SER FEITO PELA SAD SOBRE ESTA QUESTÃO?? Para a atenção dos Portistas.

    ResponderEliminar