03 maio, 2015

DE POUCO VALE...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

De pouco vale que o novo jornal eletrónico do FC Porto aponte para os erros gramaticais de alguém que não sabe falar português (e novidades?), quando ao longo de toda a época, aconteceram coisas bem mais graves e bem menos empoladas.

De pouco vale que o treinador continue SOZINHO a enfrentar a p*** da comunicação social, quando a estrutura andou praticamente calada durante a época inteira perante sucessivos e constantes “erros” ou “azares” ou, como se gosta de chamar quando convém, “erros humanos” sempre com o mesmo sentido.

De pouco vale que Antero Henrique venha dar uma entrevista no final da época ao jornal “o Jogo” e diga que o “título do ******* é um tributo dos árbitros”. Vale sim que se aponte exata e concretamente em que jogos, em que alturas e por que motivos este é um campeonato completamente aldrabado e viciado desde as suas primeiras jornadas. Basta recorrer a imagens e vídeos disponíveis em qualquer sítio da internet, algo que não será com certeza difícil a uma estrutura profissional como a do FC Porto.

De pouco vale andarmos nós adeptos preocupados com o clube, com a mística, com as consequências de um acontecimento que não ocorria há mais de 30 anos, logo numa época em que as tendências de “coisas feitas por outro lado” foram tão evidentes quanto branqueadas e silenciadas pela generalidade da comunicação social, quando num jogo em que tínhamos a nossa última oportunidade (era ali e em mais nenhum jogo que tínhamos de dizer presente e não ter medo de ser felizes!) de chegar ao título nacional, o que vimos no fim? Beijos e abraços, por entre sorrisos, entre os jogadores mais antigos do clube (e que supostamente deveriam perceber melhor que todos a mística do clube!) e funcionários não de um adversário, mas sim de uma instituição que ao longo dos últimos 30 anos tem sido um verdadeiro inimigo odioso do FC Porto.

Sempre deu a sensação ao longo de toda esta época que de pouco valeria o esforço de 17 equipas, na medida em que 1 teve SEMPRE em momentos complicados uma “ajudinha extra”. Mas também deu sempre a sensação que o FC Porto, na pessoa sua estrutura, andou demasiado adormecido quando semana após semana os “erros humanos” aconteciam, curiosamente sempre nas alturas de maior aperto e dificuldade para uma determinada equipa. Pior do que isso, nas alturas de crise de uma Liga praticamente falida por única e exclusiva responsabilidade de um bando de anti-Portistas, bando esse encabeçado por um figueiredo qualquer, o que fez o FC Porto? Ora bem, sentou-se à mesma mesa com um clube que há 7 anos tentou da forma mais TORPE E NOJENTA possível atirar com o FC Porto para fora da Liga dos Campeões, um clube que foi o principal patrocinador do anti-Portismo mais primário e ordinário que há ao longo das últimas 3 décadas… Pelo amor de Deus!

Lopetegui fez m**** em várias alturas da época, foi teimoso em determinadas alturas e excedeu-se noutras. Mas de uma coisa não tenho a menor dúvida: EM TODO O CLUBE, ESTE ANO A ÚNICA PESSOA QUE POR VEZES SE APROXIMOU MINIMAMENTE DO QUE É A ESSÊNCIA VERDADEIRA DO “SER PORTO” QUE TANTO SE FALA MAS QUE POR VEZES NÃO SE SABE DO QUE SE FALA (POR EXEMPLO, O SER PORTO FINAL DA TAÇA DE 1994) CHAMA-SE JULEN LOPETEGUI! Tenho dito.

NOTA FINAL: Não posso deixar de dizer que É MUITO IMPORTANTE que os jogadores e o treinador tenham uma atitude séria e competente nos últimos 4 jogos, que apenas servirão para adiarmos por mais uma ou duas semanas aquilo que é inevitável. Estes últimos 4 jogos devem servir não só para começar a perceber com quem podemos ou não contar para a próxima época, como também deve servir para a equipa demonstrar a sua qualidade mais que suficiente para em “condições normais” ter obtido uma melhor classificação, se é que me faço entender...

PS: Ainda ao longo do mês de maio publicarei um post sobre o que é para mim SER PORTO! Porque é muito bonito repetir-se mil vezes esta expressão e depois não se saber exatamente do que se fala (não estou a dizer que acontece sempre, mas nalguns casos diz-se isso pensando que SER PORTO se resume apenas a ganhar!). Um desafio interessante para toda a blogosfera azul e branca, incluindo todos os estimados colaboradores deste blog para o qual tenho a honra de participar: mas afinal o que É SER PORTO para cada um de nós? De que forma podemos construtiva e inteligentemente contribuir para uma reflexão séria e positiva sobre 2 épocas consecutivas sem ganhar nada (uma época com uma supertaça ganha e outra sem nada ganhar é para mim a mesma m****)?

3 comentários:

  1. Sublinho esta parte:

    "De pouco vale andarmos nós adeptos preocupados com o clube, com a mística, com as consequências de um acontecimento que não ocorria há mais de 30 anos, logo numa época em que as tendências de “coisas feitas por outro lado” foram tão evidentes quanto branqueadas e silenciadas pela generalidade da comunicação social, quando num jogo em que tínhamos a nossa última oportunidade (era ali e em mais nenhum jogo que tínhamos de dizer presente e não ter medo de ser felizes!) de chegar ao título nacional, o que vimos no fim? Beijos e abraços, por entre sorrisos, entre os jogadores mais antigos do clube (e que supostamente deveriam perceber melhor que todos a mística do clube!) e funcionários não de um adversário, mas sim de uma instituição que ao longo dos últimos 30 anos tem sido um verdadeiro inimigo odioso do FC Porto."

    Ao abdicar-mos do Espirito ou Mistica que nos fez fortes, estamos a abdicar do futuro a breve prazo...

    Andar ao abraços como se nada fosse num final de um jogo que nos retira o Campeonato perante uma instituição que sempre que perde um campeonato atribui isso á culpa dos arbitros e ao FCPORTO e nós a dar a outra face...é mesmo não conhecer a história dos Campeonatos Portugueses...

    Gil Lopes

    ResponderEliminar
  2. Mesmo discordando por vezes das opções do nosso treinador, tenho que fazer a minha vénia à única pessoa dentro do Clube, que demonstrou ter fibra, ter raça, nem o Presidente esteve à altura do seu passado (digo isto com o coração a sangrar). Que interesses se escondem, por trás destas atitudes? Gostava de poder responder... Para onde caminhas FC Porto, com esta gente? Temos a resposta na nossa mão. (Sócio nº.24144)

    ResponderEliminar
  3. Que esta Liga viveu momentos do paranormal nao restam duvidas. Uma Liga Portuguesa que tem mais do dobro de expulsoes por jogo(!!) que a Liga Alema e sensivelmente o dobro das Ligas Inglesa e Espanhola devem ter, certamente, regras muito proprias! Podiam falar nos beneficios aos clube A ao B mas acho que esta situaçao devia ser explicada por quem tem obrigaçao de o fazer! Curiosamente, talvez nao, quando Lopetegui abordou a questao das expulsoes como "por magia" eles terminaram, sobretudo as a favor de uma certa equipa como se alguem tivesse premido um qualquer botao de um painel de controlo! Sobre a equipa do FC Porto quero dizer que se alguem no inicio da época, com o plantel jovem formado que teriamos feito 11 jogos sem perder na Champions, que apesar desta Liga "estranha" estariamos a lutar pelo tiutlo muitos torciam o nariz. Esse merito deve ser dado a Lopetegui. Quanto ao futuro é que nao percebo muito bem! Nao seria logico assegurar desde logo o regime de emprestimos por 2 epocas? Entao no final da presente época o Porto corre o risco de ficar sem Danilo, Alez Sandro, Jackson, Casemiro e Oliver? Meia equipa titular? A ver vamos mas espero que a epoca seja planeada muito atempedamente, caso contrario, para o ano voltamos a correr "por fora". Como este ano. Saudaçoes Azuis e Brancas.

    ResponderEliminar