24 maio, 2015

BASQUETEBOL - BICAMPEÃO DA PROLIGA 2014/2015

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

eléctrico-DRAGON FORCE, 70-77

Proliga, Play-offs, Final, Jogo 3
23 de Maio de 2015
Pavilhão Municipal de Ponte de Sor


Árbitros: Sérgio Silva e Ricardo Severino.

ELÉCTRICO: Luís Prates, Pedro Afonso (6), Fábio Silva, Tiago Pinto (8), João Lanzinha (20), André Ruivo, Paulo Raminhos (4), Artem Melnychuk (9), Aylton Medeiros (12), Mário Neves (11) e Vítor Silvério.
Treinador: Andry Melnychuk.

DRAGON FORCE: Diogo Brito, Diogo Araújo (2), João Ribeiro, André Bessa (2), João Grosso (2), Miguel Queiroz (15), Pedro Figueiredo, João Gallina (11), Ferrán Ventura (10), Pedro Bastos (18), João Torrie (4) e António Monteiro (13).
Treinador: Moncho López.

O Dragon Force sagrou-se este sábado vencedor da Proliga pela segunda época consecutiva depois de bater o Eléctrico (77-70), no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor, no terceiro jogo da final do play-off. Os Dragões deslocaram-se ao Alentejo com uma vantagem de 2-0 na eliminatória, alcançada com dois triunfos no Dragão Caixa (92-55 e 103-76).

Debaixo do calor abrasador que se fez sentir no pavilhão alentejano, o conjunto comandado por Moncho López demonstrou frieza suficiente para não deixar o Eléctrico acumular grandes esperanças no adiamento da decisão. O primeiro período foi de maior domínio portista (25-19), mas o equilíbrio foi a nota dominante no segundo parcial (14-14). A vencer por seis pontos ao intervalo, o Dragon Force aumentou ligeiramente a vantagem no caminho para o quarto e derradeiro período do encontro (59-51).

À semelhança daquilo que aconteceu ao longo de toda a partida, os azuis e brancos raramente conseguiram ter uma vantagem superior a dez pontos, permitindo quase sempre uma reacção à formação alentejana, que teve muito mérito na forma como manteve a incerteza no resultado até ao final. Aí, a maior valia individual e colectiva do Dragon Force fez toda a diferença e a 27.ª vitória em outros tantos jogos na finda edição da Proliga tornou-se real.

Ainda que o MVP tenha sido João Lanzinha (20 pontos e 11 ressaltos), importa destacar que o colectivo portista viu cinco elementos marcarem dez ou mais pontos, com Pedro Bastos (18 pontos), Miguel Queiroz (15 pontos) e António Monteiro (13 pontos e 10 ressaltos) em plano de evidência. Depois de dois anos consecutivos a triunfar na Proliga, o futuro do Dragon Force continuará a construir-se na Liga Portuguesa de Basquetebol.



DECLARAÇÕES

Moncho López e jogadores exultam com nova conquista

​​Foram 27 vitórias em outros tantos jogos até o Dragon Force voltar a ter nas mãos o troféu de vencedor da Proliga, o mesmo que ergueu em 2013/14. Na hora da celebração, Moncho López deixou uma palavra a todos os que tornaram este sucesso possível, conseguido naquele que, para o técnico espanhol, “é o melhor e maior clube do mundo”.

“Estou muito feliz, pois este último jogo foi muito complicado. O Eléctrico jogou de forma demasiado agressiva, diria até que jogou sujo, mas soubemos lidar com isso e chegámos à vitória com justiça. À margem disso, estou muito feliz pelo título e não esqueço todos os que contribuíram para este sucesso. Essas pessoas sabem que são e estou-lhes grato. Este título é de muita gente e só poderia ser assim, pois somos o melhor e maior clube do mundo”, declarou Moncho López antes de ser “brindado” pelos seus jogadores com o(s) banho(s) do costume em momentos como este.

O capitão André Bessa, um dos jogadores que esteve na dupla conquista da Proliga em 2013/14 e 2014/15, salientou a importância de erguer troféus no FC Porto e já perspectivou o futuro. “É sempre importante conquistarmos títulos e agora estamos ansiosos por chegar à Liga Portuguesa de Basquetebol. Sabíamos que seria um jogo difícil, mas estivemos muito bem e merecemos a vitória que faltava. Agora é festejar e depois começamos a pensar na próxima época”.

Já Pedro Bastos, melhor marcador do Dragon Force no jogo em Ponte de Sor, com 18 pontos, sublinhou o orgulho que tem na equipa e o compromisso assumido por todos desde o primeiro dia. “Sinto um orgulho enorme nesta equipa e em todo o trabalho que temos feito. Desde o início que nos comprometemos com os objectivos que traçámos e demos o máximo em todos os treinos e em todos os jogos. Agora é desfrutar deste momento, que bem merecemos”.

Miguel Queiroz, que também esteve em excelente plano no Alentejo, ao apontar 15 pontos, manifestou a sua felicidade pela repetição da conquista de 2013/14 e enalteceu a “época quase perfeita” dos azuis e brancos. “Estou muito feliz por termos voltado a conquistar a Proliga. Fizemos uma época quase perfeita, na qual só perdemos um jogo oficial, e devemos estar orgulhosos por isso. Vamos trabalhar para estarmos mais fortes na próxima época, até porque os desafios serão diferentes”.



RESUMO DO JOGO

-----

1 comentário:

  1. e agora subir de patamar, e ter por companhia aquele desqualificado encarnado?
    Não obrigado. Ou não sobem, ou fazem falta de comparência. Jogar com tal gente é que nunca!

    ResponderEliminar