15 abril, 2015

LOPETEGUI: “É UM DESAFIO COLOSSAL”

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Apesar de reconhecer que a equipa do FC Porto vai encontrar, nesta quarta-feira, às 19h45, “um dos melhores Bayern Munique de sempre”, Julen Lopetegui afiançou que as palavras “ambição” e “ilusão” fazem parte do léxico do balneário dos Dragões no momento de encarar a primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League. Em conferência de imprensa de antevisão do jogo frente ao campeão alemão, o técnico espanhol disse também que os jogadores têm a “energia demasiado focada em dar uma boa resposta frente a uma equipa extraordinária” para pensar nas ausências de ambas as equipas, acrescentando que "um desafio colossal" espera os Dragões.

Um Estádio do Dragão com lotação esgotada vai receber o Bayern Munique, em mais uma etapa de um caminho que os azuis e brancos começaram, como recordou o técnico espanhol, “sem bilhete”: “Os jogadores ganharam a possibilidade de participar e, a pouco a pouco, fizemos o nosso caminho. Vamos defrontar uma das melhores equipas da História nos quartos-de-final da competição mais importante a nível de clubes. Temos o objectivo de fazer um grande jogo e de ser protagonistas contra este Bayern, que é um dos melhores Bayern Munique da Historia, com um dos melhores treinadores da História, o que vai exigir uma resposta extraordinária de todos. Jogue quem jogue, o importante é a resposta colectiva para além da individual”.

Julen Lopetegui afirmou que, no Dragão, ninguém pensa em quem é o favorito neste confronto a duas mãos: “Temos o máximo de respeito por eles. Temos de fazer muito bem as coisas e o adversário vai obrigar-nos a trabalhar dessa forma. Não páro a pensar nas ausências, pois sei que os que vão jogar vão ser competentes. O Bayern Munique vai ter oito ou nove campeões do mundo em campo e nós necessitamos do máximo de atenção e de energia dos jogadores que vão jogar. É um desafio colossal, mas temos a intenção de fazer um grande jogo e de ser protagonistas”.

Referindo, em tom de brincadeira, que uma das tácticas para derrotar o conjunto alemão poderá passar por “furar a bola”, Lopetegui disse que os Dragões vão “tratar de ser capazes de competir em todos os momentos de jogo”: “Quando tivermos a bola teremos de utilizá-la bem e quando não a tivermos teremos de defender bem. Estamos a falar da necessidade de fazer um jogo de máxima intensidade em todos os aspectos, defensivo e ofensivo”.

Recordando que a final de 1987, em que os Dragões venceram os bávaros, “é uma parte fantástica da história do clube”, mas que “decorreu em tempos e momentos diferentes”, o técnico deixou ainda palavras elogiosas para Pep Guardiola, seu compatriota, e que havia encontrado em Madrid há umas semanas: “Na altura, não pensávamos que isto pudesse acontecer. Pep é um amigo e um companheiro, somos dois treinadores espanhóis, mas temos objectivos diferentes”.

HERRERA: “SE É PARA COMPETIR, É PARA GANHAR”

Ambição, trabalho e responsabilidade. Estas três palavras estiveram bem presentes no discurso de Herrera, o jogador escolhido para se sentar ao lado de Julen Lopetegui na conferência de imprensa de antevisão da recepção ao Bayern Munique, marcada para esta quarta-feira (19h45), no Estádio do Dragão, referente à primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League. Para o camisola 16, é essencial aproveitar “todas as oportunidades que vão surgindo” e esta será mais uma para se poder fazer história.

“Não escondemos que temos uma ambição muito grande e estamos a trabalhar a 100 por cento, sempre concentrados no nosso objectivo, que passa por vencer este primeiro jogo. Temos um compromisso para connosco e com a instituição. O importante é que as coisas corram bem dentro do campo e é natural que haja alguma ansiedade para que chegue a hora do jogo. Se trabalharmos como temos trabalhado e se acreditarmos em nós mesmos, acredito que estaremos bem amanhã”, declarou Herrera, autor de três golos na presente edição da UEFA Champions League, frente a Athletic Club (2-1), BATE Borisov (3-0) e Basileia (4-0).

O médio internacional mexicano sublinhou a ambição portista nesta prova mas garantiu respeito máximo pelos adversários, alertando para a necessidade de aproveitar cada oportunidade. “Estamos nesta competição desde o início e é uma motivação extra estar a disputá-la, mas ao mesmo tempo é uma responsabilidade muito grande. Sempre pensei que, se é para competir, é para ganhar. Vamos competir com muita ambição, respeitando sempre os adversários que tivermos pela frente. De qualquer forma, temos de aproveitar todas as oportunidades que vão surgindo. Como já referi, é uma responsabilidade estar aqui, mas temos de procurar fazer o nosso trabalho e é isso que nos poderá levar à vitória”.

Em resposta aos elogios que lhe foram dedicados por Pep Guardiola, treinador do Bayern Munique, Herrera mostrou-se “feliz”, mas confessou preferir que seja Julen Lopetegui a falar positivamente do trabalho que vem desenvolvendo. “O mais importante é que continue a fazer bem o meu trabalho e que o meu treinador goste daquilo que faço. Tal como os meus companheiros, trabalhei muito para chegar aqui, pelo que agora é aproveitar todas as oportunidades”.

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Maicon, Martins Indi, Reyes, Alex Sandro;
Médios: Casemiro, Brahimi, Quintero, Quaresma, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo, Óliver Torres, Rúben Neves;
Avançados: Jackson, Gonçalo Paciência e Aboubakar.

0 comentários:

Enviar um comentário