12 abril, 2015

A LUTA CONTINUA...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

rio ave-FC PORTO, 1-3

Primeira Liga, 28ª jornada
Sábado, 11 Abril 2015 - 18:00
Estádio: Estádio do Rio Ave, Vila do Conde
Assistência: 5.543 espectadores


Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Assistentes: Bruno Trindade e Sérgio Jesus.
4º Árbitro: Jorge Tavares.

RIO AVE: Ederson, Lionn, Prince, Nélson Monte, Marvin Zeegelaar, Wakaso, Tarantini, Diego Lopes, Ukra, Jebor, Del Valle.
Suplentes: Cássio, Pape Sow, Luís Gustavo, Bressan (61' Del Valle), Boateng, Pedro Moreira (77' Wakaso), Abalo.
Treinador: Fabiano Soares.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Quaresma, Aboubakar, Brahimi.
Suplentes: Helton, Reyes, Evandro (86' Herrera), Hernâni (63' Quaresma), Ricardo, Rúben Neves (73' Brahimi), Gonçalo Paciência.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-2.
Marcadores: Quaresma (25' pen), Danilo (45+2'), Tarantini, (71'), Hernâni (83').
Disciplina: -.

Num campo tradicionalmente difícil para qualquer equipa, o FC Porto manteve a boa tradição de vencer no Estádio dos Arcos. Num campo onde o Benfica baqueou estrondosamente, sendo submetido a um banho de bola há apenas duas jornadas atrás, o FC Porto passeou classe.

O FC Porto revelou durante grande parte do jogo uma verdadeira maturidade e personalidade que a mantém na luta pelo título nacional. Tivesse tido esta postura na Choupana com o aliciante de saber do resultado do seu rival no Estádio dos Arcos e estaríamos agora noutra posição bem mais vantajosa. Mas não vale a pena perder mais tempo com “ses”. Ao FC Porto cabe vencer os 6 jogos que faltam para acabar o campeonato e esperar para ver o que ditará a classificação.

Missão cumprida num campo de exigência máxima, ainda para mais num ano em que o Rio Ave mostrou ser uma equipa de qualidade europeia. O FC Porto apresentou uma imagem de qualidade, com personalidade, revelando segurança e dinâmica de jogo desde o minuto inicial.

Por mais que na comunicação social se assista a uma verdadeira campanha de fazer levar o Benfica ao bicampeonato 30 anos depois, com a colocação de “paineleiros” estratégicos nas diferentes estações televisivas e com programas, propositadamente, feitos para enaltecer o clube do regime e motivar as tropas vermelhuscas, ao FC Porto não resta senão fazer o seu trabalho e vencer jornada após jornada.

A vencer por duas bolas sem resposta ao intervalo e com o jogo completamente controlado, a equipa teve um momento de relaxamento e de descompressão durante a segunda parte, naturalmente com a cabeça no jogo de 4ª feira. Ora, perante um Rio Ave que sabe jogar a bola e que tem uma equipa de qualidade, não se pode tirar o pé do acelerador.

Mas nesta vitória indiscutível e sem espinhas, não se pode deixar passar a actuação da equipa de arbitragem que, mais uma vez, fez das suas. Aos 18 minutos numa incursão de Quaresma pela direita, o extremo cruzou com conta, peso e medida para a área vila-condense, Herrera tocou na bola e Brahimi rematou para as malhas. Um golo limpo escandalosamente anulado pelo árbitro da partida por pretenso fora-de-jogo que nunca existiu e que colocou o argelino com mais de um metro em jogo. Só visto! Uma “roubalheira” de todo o tamanho.

Mas logo a seguir fez-se justiça. Sete minutos depois, Danilo foi carregado na área e o árbitro assinalou de pronto grande penalidade que Quaresma converteu de forma exemplar. A comunicação social sempre pronta a proteger o clube do regime e os que o beneficiam, descortinou um fora-de-jogo a Danilo na sequência da grande penalidade cometida sobre o defesa brasileiro.

Uma coisa é um fora-de-jogo inexiste de mais de um metro ser assinalado, outra coisa é não ser assinalado um fora-de-jogo no limite. E isto é que ninguém fala. Metem tudo dentro do mesmo saco e, desta forma, justificam que, com um erro, foi compensado outro erro. Não!!! Completamente errado. Há erros e há erros. E com erros destes, decidem-se campeonatos.

Dizem esses arautos da imprensa escrita e falada que este lance não teve influência no resultado. Pois não teve, não! Pode ter muita mais influência do que se pensa. Se este campeonato se decidir por diferença de golos, este golo anulado pode fazer uma diferença de todo o tamanho. Uma vergonha esta imprensa, à qual me vou referir mais à frente.

Até ao intervalo, os Dragões mostraram qualidade de jogo. A jogar contra o vento, o FC Porto adaptou-se muito bem, teve muita qualidade no futebol praticado, com boas combinações, criando vários lances de golo. E esta boa prestação fez com que em cima do intervalo, Danilo convertesse o segundo golo, num remate colocadíssimo à entrada da área.

Na segunda parte, e a favor do vento, o FC Porto continuou a mostrar a mesma qualidade de jogo e tinha tudo para vencer por três, quatro ou cinco golos de vantagem mas no subconsciente dos jogadores começou a pesar o Bayern de Munique.

Lopetegui começou a operar substituições. Retirou Quaresma e colocou Hernâni aos 62 minutos. Aos 71 minutos, Tarantini reduziu a diferença e fez tremer um pouco a equipa portista. Lopetegui decidiu voltar a mexer, reforçando o meio-campo retirando Brahimi e colocando Rúben Neves. O FC Porto deixou o clássico 4x3x3 e passou a jogar em 4x4x2. E foi desta forma, aproveitando uma perda de bola, que Aboubakar aos 82 minutos isolou Hernâni e este fez o 3-1 final.

Apesar deste pequeno sobressalto na segunda parte, a vitória nunca esteve em causa. Bom ensaio para 4ª feira, três pontos para o bornal e a luta continua…

Para terminar a minha crónica quero deixar aqui um exemplo perfeito do que é a comunicação social em prol do clube do regime. Hoje, enquanto andava a saltar pelos diferentes canais de (des)informação, parei no canal da estação pública para assistir à análise da jornada.

Sendo um canal público pago com os impostos de todos nós, essa estação deve ter um tratamento igual para todos mas como já sabemos o que a casa gasta e que fazem o que querem e o que bem lhes apetece, já nada me espanta.

Para começar a análise da jornada semanal começam sempre pelo clube do regime, depois o tempo de antena é sempre desigual em favor dos vermelhuscos e, por fim, o painel de comentadores é escolhido a dedo e bastante estratégico. Até aqui, nada que me espante.

Agora quando hoje assisto a esse programa de análise da jornada, vejo o pivôt dirigir-se ao ex-jogador Costinha, vejo-o a confrontar com o facto de Benfica e FC Porto terem que visitar o Restelo e de ter o descaramento de dizer que o FC Porto costuma ter problemas em passar no Restelo, eu disse para mim próprio que a desonestidade intelectual ultrapassou todos os limites e que vale tudo para que o Benfica seja campeão esta época. Até Costinha ficou atónito.

Senão vejamos. Desde 2002-03, o FC Porto venceu os jogos todos em Belém, excepto o da época passada onde empatou. Ao contrário, o Benfica, no mesmo período, contabiliza um empate e duas derrotas no mesmo recinto. Quem tem mais problemas em passar no Restelo?! Ah, pois o “chiclas” já veio dizer que o jogo com o Belenenses é em Lisboa e que o Restelo vai virar galinheiro.

Sem comentários. Tenha vergonha, senhor pivôt. O seu salário é pago com os meus impostos.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Fizemos um jogo muito bom”

Em vésperas de um importante compromisso para a UEFA Champions League e diante de um adversário que já não perdia há três jornadas e que até tinha derrotado o Benfica, no mês passado, este era um jogo de risco elevado, como tinha avisado Julen Lopetegui. E a equipa esteve à altura do teste, reconheceu o técnico espanhol, assinando uma boa exibição e justificando “claramente a vitória” (3-1) à qual, acrescentou, “faltaram mais golos”.

“Era uma partida que tínhamos de vencer, perante um adversário que joga muito bem e que perde poucas vezes em casa, num campo difícil, onde já tinha vencido o Benfica. A equipa fez muitas coisas bem e globalmente fez um jogo muito bom. Mereceu os três pontos num contexto difícil, antes do regresso à Liga dos Campeões”, defendeu Lopetegui, em declarações no final do encontro.

O treinador espanhol realçou a entrada forte do FC Porto- “sabíamos que tinha que ser assim”, sublinhou -, o que permitiu marcar dois golos, ainda que, acrescentou, “pudesse ter marcado mais” antes do intervalo, até porque “oportunidades para isso não faltaram”. “Na segunda parte, creio que houve um momento em que baixámos um pouco a intensidade e fomos castigados com um golo, apesar de o Rio Ave nunca ter criado perigo. Sofremos um pouco, mas a verdade é que poderíamos ter chegado bem mais cedo ao terceiro golo, porque tivemos ocasiões. Mas julgo que a vitória é absolutamente merecida, ainda que pudesse ter sido mais dilatada”.

Ao fim de 28 jornadas, FC Porto e Benfica continuam separados por três pontos. ​Questionado sobre se o jogo em que as duas equipas se vão defrontar - no Estádio da Luz, daqui por duas semanas - será decisivo para a atribuição do título, Lopetegui afirmou que não faz futurologia. “Não sei, cada jogo vale três pontos e temos o máximo respeito por cada adversário. Estamos conscientes da temporada que estamos a realizar, do momento em que ela se encontra e que este era um jogo importante. Agora temos de recuperar para quarta-feira”.

E agora sim, o Bayern Munique, cujo treinador, Pep Guardiola, optou por rodar a equipa na jornada deste fim-de-semana da Bundesliga. Terão os alemães vantagem sobre os Dragões? “Essa rotatividade é natural, têm dez pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Mas chegamos a um momento da época em que estamos preparados para isso. Jogar os quartos-de-final de uma grande competição como esta é um premio para todos e as únicas palavras que temos são ilusão e ambição, não cabe nada mais nesse jogo”, argumentou Julen Lopetegui.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

7 comentários:

  1. Ganhámos mas… Sempre a roubarem-nos, sempre! Mais um golo anulado por pretenso fora-de-jogo! Escandaloso! Mas nada que nos espante. Ninguém pára os gatunos…!
    Já agora: os senhores dirigentes do clube de Carnide, não precisam de se esforçar vendendo bilhetes para o “colinho” de bancada!... Todo o “colinho” esgotou no princípio da época, pois compraram tudo o que havia para comprar, OS ÁRBITROS!...
    VAMOS PORTO! Agora o Bayern!

    ResponderEliminar
  2. Não chorem por causa dos árbitros. A mim só me dá gozo quando o FC Porto ganha e é prejudicado pelas arbitragens, apesar de no jogo de ontem não ter acontecido nada de especial. O golo mal anulado é desculpável.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. "O golo mal anulado é desculpável."

    Claro, o golo mal anulado é desculpável, tal como o golo mal anulado a Brahimi em Guimarães que nos ROUBOU 2 pontos, tal como o golo mal anulado a Marco Matias do Nacional que retirava 2 pontos aos encornados, tal como o golo em fora-de-jogo de maxi pereira ao gil vicente num jogo que acabou 1-0....e poderia continuar a falar em todos os lances desculpáveis ao longo de toda este época.

    ResponderEliminar
  5. Viva,

    A revista "Les cahiers du football" da' destaque - traduzindo para o Francês palavras de Lopetegui à revista "Marca" - ao treinador do Porto na sua pa'gina facebook em data de 08 de Abril.

    Uma publicação que - embora não tendo a dimensão da "So Foot" - é também muito lida.

    Acho que o jogo fica realmente marcado negativamente pela arbitragem. Errar daquela maneira é ridi'culo: desacredita a modalidade futebol.

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha

    ResponderEliminar
  6. "O golo mal anulado é desculpável." ????????

    ...dasse. RCBC, perdoai-lhe Senhor, que não sabe o qu diz...

    BIBÓ PORTO, CARAGO! Contra tudo e contra todos!

    ResponderEliminar
  7. Seguindo o comentário do NunoPortoMaravilha.
    Será que com Lopetegui podemos de uma vez por todas desmascarar ao mundo inteiro o que são as arbitragens em PT e quem são os beneficiados?
    Está aqui uma boa pergunta......

    Abraço.
    Que venha 4ª feira.

    ResponderEliminar