13 abril, 2015

FAZER HISTÓRIA OUTRA VEZ?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Aconteça o que acontecer, o trajeto do FC Porto na presente edição da Champions League terá sempre de ser considerado muito positivo não só na vertente desportiva, quartos-final supera o mínimo exigível a um clube como o FC Porto que é a passagem da fase de grupos, como também na vertente financeira, mais de 20 milhões de euros em prize-money, mais receita de publicidade, mais receita de bilheteira (só no jogo com o Bayern vão ser 1 milhão €) e outras receitas adicionais resultarão numa receita total a rondar os 30 milhões de €. Dito isto, é com enorme orgulho que eu como Portista vejo o meu clube novamente nos quartos-final da CL, a maior e melhor competição mundial de clubes, a discutir uma vaga nas meias-finais com aquela que é considerada unanimemente como uma das melhores equipas do mundo, senão mesmo a melhor.

Do meu ponto de vista, esta eliminatória não tem, ao contrário do que poderia acontecer caso nos saísse a Juventus, o Mónaco ou o Atlético, um ponto de partida e uma abordagem muito difíceis de projetar. O ponto de partida interno, que deverá ser devidamente transmitido pelo treinador aos jogadores, é para mim muito simples: houve uma enorme festa, comprovada inclusivamente por vídeos divulgados em que se vê Thomas Muller completamente eufórico aquando do sorteio dos quartos-final da CL, por parte dos germânicos em lhes ter saído o FC Porto. Quais típicos alemães arrogantes e com aquela mania da superioridade indisfarçável, por esta altura não é difícil adivinhar que a única duvida dos alemães (exatamente a mesma que tinham antes da final de Viena em 1987) é por quantos vão ganhar ao FC Porto nesta eliminatória, se por 11 golos de diferença como quando em 2009 eliminaram outra equipa portuguesa ou se por 12 ou 13 golos como provavelmente ambicionam dada a imensa (e obviamente legítima!) confiança nas suas próprias confianças. Cabe ao FC Porto tentar, na medida das suas possibilidades, discutir com os alemães dentro de campo e contrariar o teórico favoritismo e também a habitual arrogância alemã. Uma das poucas vantagens que o FC Porto poderá retirar nesta eliminatória é exatamente o facto de quase toda a gente já ter dado por adquirida a passagem dos alemães (inclusivamente os bávaros). E foi exatamente esta uma das principais razoes pelas quais os alemães foram surpreendidos pelo grande FC Porto de 1987. As casas de apostas dão uma probabilidade mínima para a passagem do FC Porto, em 1987 provavelmente a probabilidade de vencermos também não excedia os 10%, tal como agora...

Quanto à abordagem a este jogo, na minha humilde opinião aquilo que o treinador e os jogadores do FC Porto deverão fazer, obviamente para alem de tentarem fazer o seu trabalho o melhor possível, é simplesmente desfrutar de uma eliminatória frente a uma grande equipa, orientada por um excelente treinador, em dois estádios lindíssimos, numa competição onde estão os melhores do planeta. É muito bom ter a possibilidade de na 4ª feira termos o Dragão cheio para receber uma das melhores equipas do mundo. Será muito mais difícil as coisas saírem bem se os jogadores estiverem tensos e com medo do adversário. Mais do que medo e tensão, os jogadores terão de estar SUPER-CONCENTRADOS e com níveis de agressividade ao máximo, porque depois a sua grande qualidade que já foi demonstrada noutras alturas esta época poderá obviamente vir ao de cima. Contra o Bayern, não se podem falhar passes perto da área, não se pode falhar uma clara oportunidade de golo porque os bávaros se permitirem duas oportunidades de golo em 90 minutos já é muito, nem pode haver distrações em lances de bola parada, sob pena da penalização ser enorme. Estamos a falar de uma das melhores equipas do mundo, ninguém exige nada aos jogadores e treinador do FC Porto, apenas lutar até ao fim pela eliminatória, o que já será excelente e redundará numa participação na CL tão boa, que só será superada pelas vezes em que a ganhamos ou pela época de 93/04 onde caímos nas meias-finais em Barcelona. Há outra vez uma grande oportunidade de se fazer historia, seguramente eliminar o Bayern de Guardiola só será superado pelas vitórias épicas de 1987 e 2004 e entrará imediatamente para a história de ouro do FC Porto.

Em conclusão, nesta eliminatória temos muito a ganhar e pouco a perder, duas vitórias do Bayern serão normalíssimas, algo que seja diferente disso espantará a Europa. Mas, como sonhar ainda não paga imposto, permitam-me perguntar-vos em jeito retórico: Mas quantas vezes já não espantámos a Europa? Alguém pensava em 1982, aquando da tomada de posse do mais brilhante dirigente desportivo do mundo, que seria possível o FC Porto ser 2 vezes campeão europeu, vencer 2 Taças UEFA, 1 supertaça Europeia e 2 taças Intercontinentais? Vamos acreditar meus amigos Portistas! Apenas tenho uma certeza, independentemente do que acontecer, continuarei a amar e sofrer pelo FC Porto, um clube que tantas alegrias já me deu!

PS: Poderia fazer um post à medida do que Guardiola, alguma imprensa alemã e a generalidade da imprensa portuguesa têm feito, ou seja, um choradinho ridículo e estúpido. Os alemães a queixarem-se de lesões, enquanto o FC Porto tem 2/3 do seu ataque lesionado, sendo um deles um dos melhores avançados mundiais do momento, é o mesmo que um milionário queixar-se dos impostos que paga a um desempregado com mulher e filhos para criar. É tão ridículo, que só poderia ser mesmo utilizado e exponenciado pela mesquinha comunicação social portuguesa. Passou-se da excitação do “Bayern vai enfiar 20 ao FC Porto” para o choradinho de “o Bayern tem meia equipa lesionada”. Não percebo porque andam tão nervosos se é tão certa a passagem dos alemães...

3 comentários:

  1. Cantemos com voz sonora a toda a hora Pois somos Portistas e sempre bairristas Pelo nosso Porto Gritamos com todo o ardor o nosso amor Levamos o estandarte e em qualquer parte Do nosso Porto. Porto, Porto, Porto És a nossa glória Dá-nos neste dia Mais uma alegria Mais uma vitória Porto, Porto, Porto És a nossa glória Dá-nos neste dia Mais uma alegria Mais uma vitória. É tão nobre a tua história a tua memória Gritemos sem cessar pra te ajudar Ai ao nosso Porto O teu passado brilhante nunca distante Em nós está presente e eternamente ao nosso Porto. Porto, Porto, Porto És a nossa glória Dá-nos neste dia Mais uma alegria Mais uma vitória Porto, Porto, Porto És a nossa glória Dá-nos neste dia Mais uma alegria Mais uma vitória.

    DdG10

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo a 100%, RCBC. Como é habitual!
    "Independentemente do que acontecer, continuarei a amar e a sofrer pelo FC Porto, um clube que tantas alegrias já me deu!"

    VAMOS PORTO! BIBÓ PORTO!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Dragão Azul Forte,

    É uma forma de estar a nossa, e de muitos outros Portistas é certo, a de criticar construtiva e honestamente sim, mas ter acima de tudo amor ao clube e querer sempre que ganhe.

    Mas, permita-me o desabafo, cada vez mais vejo gente que se diz portista mais interessada no treinador A, B ou C, interessada em que o clube perca para "poder ter razão" e com as "faquinhas bem afiadas" dentro do bolso sempre prontas a sair aquando de um mau momento. É uma tristeza.

    Abraço

    PS:Faço votos para que as 50 mil pessoas que se vão deslocar ao Dragão se lembrem em primeiro lugar de duas coisas: que o Bayern é só a melhor equipa do mundo e que apoiar o FC Porto neste jogo é fundamental.

    ResponderEliminar