05 abril, 2015

DUAS SEMANAS DE PORTO AO CONTRÁRIO...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O Andebol está a 1 vitória da final do campeonato, depois de perder a Taça de Portugal em circunstâncias bizarras, o hóquei chegou à final four da Liga Europeia mesmo com uma equipa de funeral feito e o futebol está novamente a depender de si próprio para atingir o título, mesmo que tal implique uma vitória difícil no terreno adversário... Sendo assim, porque é que estamos desanimados por estes dias?

A resposta tem uma palavra: atitude. Ou falta dela...

Retiremos deste cenário as modalidades, que para este caso não serão aqui chamadas. No futebol tivemos 2 jogos na Madeira que, por diferentes razões, nos fizeram arrefecer os ânimos depois de semanas onde estivemos muito bem. E porque será que tal aconteceu?

Há uns meses questionava AQUI se este FC Porto 14/15 não seria uma equipa invulgar, de “consumo externo”. Meses depois, após semanas em que sentimos que afinal a ficha estava ligada para as competições internas, uma vitória retumbante sobre o Basileia e um sorteio apetecível para as nossas jovens vedetas colocou-nos outra vez sobre o mesmo cenário: qual é o verdadeiro significado do campeonato nacional e das nossas rivalidades (o Marítimo não é um rival, mas o seu presidente é) para os nossos atletas?

A resposta não é fácil, uma vez que não conheço pessoalmente nenhum jogador nem faço parte da estrutura que acompanha a nossa equipa. Mas analisando as duas partidas realizadas na Madeira parece-me razoável viver com esta dúvida.

Caros atletas do FC Porto: claro que não me estão a ler mas espero e desejo que saibam o que está aqui em causa para os adeptos do Clube que vos paga no fim do mês. Não foi por acaso que foram vitoriados depois de um mero empate em Braga numa competição menor, não é por acaso que neste momento estão sobre brasas para o jogo de segunda-feira. O que exigimos é o que nos habituamos a ver nestes largos anos de inúmeros sucessos: atitude, raça, coragem e estofo para envergar a nossa camisola multicampeã. E isso não se coaduna com ansiedades estúpidas depois do rival “borrar a cueca” em Vila do Conde, com cabeças no ar depois das selecções ou com tacticismos para poupar os tendões ou as canelas para poder brilhar com o Bayern.

O ano passado foi mau demais e este ano não tem nenhuma comparação. No entanto, e como este clube está habituado a ganhar, outro ano de jejum só pode ser considerado após uma luta dura que infelizmente não conseguimos ganhar. E nestes dois jogos não foi isso que aconteceu, mas sim um certo “deixa andar” que enervou até o mais pacato dos adeptos. O tempo das decisões chegou e está na hora de tirar a limpo de que matéria são feitos os nossos atletas, se tem estofo de campeão ou ainda serão sobretudo projectos de jogadores, incapazes de lidar com a pressão das decisões. E aqui entra também a responsabilidade da direcção e administração do FC Porto, que tomou a decisão de formar planteis cada vez mais jovens, com pouco enquadramento de jogadores da casa ou veteranos de muitas guerras, transformando o FC Porto no melhor negócio do Mundo, como ainda se viu esta semana com a venda do Danilo num curioso 31 de Março, reduzindo no entanto as possibilidades de sucesso desportivo.

Está portanto em jogo muita coisa. Espero que tudo corra bem e possamos ter as alegrias que tanto desejamos. Se assim não for, espero e desejo que não se deite tudo fora para começar de novo, porque isso foi o que rivais fizeram com os resultados que sabemos. Mas aconteça o que acontecer se calhar também é tempo de cuidar melhor da mística e do projecto meramente desportivo do FC Porto, que tão pouco acarinhados tem sido, numa espiral de fascínio negocial que tudo tem alterado num clube que orgulhosamente habitava nas Antas, com as suas camadas jovens e Lojas Azuis e que agora vive no Dragão, escondendo-se durante a semana no Olival, ostentando as suas escolas Dragon Force e as FC Porto Stores, sempre de portas abertas para os seus clientes.

Mas isso serão outras conversas, a ter noutra ocasião mais propícia...

Bom domingo de Páscoa!

0 comentários:

Enviar um comentário