20 março, 2015

BAYERN MUNIQUE É O ADVERSÁRIO NOS "QUARTOS" DA CHAMPIONS

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O FC Porto vai defrontar o Bayern Munique nos quartos-de-final da UEFA Champions League, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira na sede do organismo que tutela o futebol europeu, em Nyon, na Suíça. A primeira mão está marcada para o Estádio do Dragão, a 15 de Abril (quarta-feira), e a segunda uma semana depois, a 21 (terça-feira). É a terceira vez na história que portistas e bávaros se defrontam nesta fase da principal competição europeia de clubes.

Líder destacado da Bundesliga, que venceu nas últimas duas épocas, o Bayern de Munique é terceiro no ranking da UEFA e, tal como os Dragões, uma das equipas recordistas de presenças na Champions. Depois de uma fase de grupos em que terminou no primeiro lugar com 15 pontos (cinco vitórias e uma derrota), a equipa orientada pelo espanhol Pep Guardiol afastou, nos oitavos-de-final, os ucranianos do Shakthar Donetsk (empate a um na Ucrânia e vitória por 7-0 na Alemanha), equipa com a qual o FC Porto mediu forças na fase de grupos.

No histórico de confrontos, para além dos dois empates registados, os alemães venceram por duas vezes e o FC Porto uma, a tal que lhe valeu a primeira conquista europeia da sua história, na final da Taça dos Campeões Europeus, em Viena (2-1).

Foi o primeiro confronto europeu entre portistas e bávaros, que se cruzaram pela última vez há 15 anos, na época de 1999/2000, precisamente nos quartos-de-final: no primeiro jogo, disputado no antigo Estádio das Antas, registou-se um empate a uma bola; no segundo, marcado por uma infeliz arbitragem do escocês Hugh Dallas, o Bayern venceu por 2-1, garantindo a qualificação para as meias-finais.

Este foi, aliás, um duelo que já tinha tido lugar na época 1990/91, também nos “quartos” e que terminou igualmente com a vitória dos bávaros: após um empate a um em Munique, os alemães venceram por 2-0, na cidade Invicta.

Os bilhetes para o jogo no Estádio do Dragão estarão disponíveis a partir deste sábado nos locais habituais, inicialmente em exclusivo para sócios do FC Porto.

QUARTOS-DE-FINAL

FC PORTO-Bayern Munique​
PSG-Barcelona
Atlético de Madrid-Real Madrid
Juventus-Mónaco



Sete possíveis adversários na “Champions” já estão definidos
Espanhóis, italianos, franceses ou alemães no caminho dos Dragões

O possível adversário do FC Porto nos quartos-de-final da UEFA Champions League virá da Alemanha, França, Espanha ou Itália. Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Mónaco, Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Juventus: um dos sete será colocado no caminho dos portistas pelo sorteio, que terá lugar esta sexta-feira, em Nyon, sede da UEFA, a partir das 11h00, de Portugal Continental.

Únicos invictos na prova, os Dragões, que nos "oitavos" levaram a melhor sobre o Basileia, podem voltar a defrontar o Bayern de Munique, que afastou o Shakthar Donetsk, 15 anos depois se terem encontrado, pela última vez, precisamente nos “quartos” da edição de 1999/2000 da Champions.

Em França estão outros dois candidatos a medir forças com a equipa de Lopetegui: o Paris Saint-Germain (actual segundo classificado da Liga francesa) e o Mónaco (quarto), que eliminaram os ingleses Chelsea e Arsenal, respectivamente. Mas a viagem até pode ser mais curta, caso calhe em sorte ao FC Porto uma das três formações espanholas: as duas da capital madrilena, Real e Atlético de Madrid, ou Barcelona, que deixaram pelo caminho o Schalke 04, o Bayer Leverkusen ou o Manchester City.

O próximo adversário dos azuis e brancos pode ainda vir a ser a Juventus. Líder isolado e destacado do campeonato italiano, o conjunto de Turim afastou o Borússia de Dortmund e pode vir a discutir com o FC Porto a presença nas meias-finais, repetindo um duelo que aconteceu pela última vez em 2001, ano em que as duas equipas se encontraram na fase de grupos da mais importante competição de clubes a nível europeu.

Oitavos-de-final da UEFA Champions League, segunda mão

Chelsea-Paris Saint-Germain, 2-2 (após prolongamento) (3-3 no total da eliminatória, o PSG qualificou-se por golos marcados fora)
Bayern Munique-Shakhtar Donetsk, 7-0 (7-0 no total da eliminatória)
FC Porto-Basileia, 4-0 (5-1 no total da eliminatória)
Real Madrid-Schalke 04, 3-4 (5-4 no total da eliminatória)
Mónaco-Arsenal, 0-2 (3-3 no total da eliminatória, o Mónaco qualificou-se por golos marcados fora)
Atlético de Madrid-Bayer Leverkusen, 1-0 (1-1 no total da eliminatória, o Atlético de Madrid qualificou-se no desempate por penáltis, 3-2)
FC Barcelona-Manchester City, 1-0 (3-1 no total da eliminatória)
Borussia Dortmund-Juventus, 0-3 (1-5 no total da eliminatória)

0 comentários:

Enviar um comentário