15 março, 2015

A EVOLUÇÃO DO BASQUETEBOL DESDE A BOMBA QUE ESTOUROU EM JULHO DE 2012.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Em Julho de 2012 fomos surpreendidos com a suspensão da secção de basquetebol do FC Porto ao fim de 88 anos. Depois dessa notícia que veio como uma bomba e com a luta dos adeptos do FC Porto começou a desenhar-se um novo caminho passo a passo e formado 100% por atletas criados no clube para a reabilitação do basquetebol no nosso clube.

Foi dito pelos responsáveis que seria um projecto para a médio prazo (3 anos) voltarmos à principal liga de basquetebol. No fim da 1ª época o 1º degrau desse caminho era feito com a conquista de um título no basquetebol de formação seis anos depois, o campeonato nacional de Sub-20 no salão de festas de carnide, e com uma brilhante chegada à final do campeonato nacional do CNB2. Foi uma época em que disputamos 65 jogos e que vencemos 61.

Na época passada o plantel foi reforçado e disputamos um intenso campeonato da ProLiga. O principal rival foi o Illiabum e foi necessário esperar pela última jornada da fase regular da ProLiga onde recebemos o Illiabum para decidir quem era a 1ª equipa a garantir o direito a disputar o campeonato da Liga 2014/15. Uma vitória por margem mais dilatada que a derrota em Janeiro de 2014 deu-nos o direito a estar na Liga de 2014/15. A época culminou a 9 de Maio com a vitória no Play-Off ante o mesmo adversário com o Dragãozinho lotado. Na taça de Portugal alcançamos a meia-final e apenas perdemos para uma equipa da Liga e após prolongamento. No campeonato de sub-20 revalidamos o título conquistado em lisboa desta vez em Paços de Brandão. Nesta época vencemos 57 dos 62 encontros disputados.

Na partida para esta época e depois de reforçarmos o plantel, a direcção optou por não ocupar a vaga conquistada desportivamente na Liga de Basquetebol com a justificação de que o presidente da federação ainda era o responsável pelo abandono do FC Porto do basquetebol profissional. Felizmente essa fraca personagem já não lidera a federação e de acordo com a promessa do nosso grande presidente para o ano iremos para a Liga de Basquetebol se este ano for alcançado o sucesso desportivo.

No passado domingo deslocamo-nos a Sangalhos para no fim da 17ª jornada e com a 17ª vitória alcançarmos o 1º lugar na fase regular da ProLiga conquistando desde logo uma vaga para a Liga do próximo ano. No fim desse jogo a alegria do técnico Moncho Lopez era grande e confidenciou a quem estava a apoiar o FC Porto que para o ano íamos estar na Liga. Foi por este objectivo que ao longo destes 2 anos e 8 meses estive a apoiar os nossos atletas em muitos jogos de basquetebol onde em vários deles a nossa superioridade era tão grande à partida e os números finais revelavam-no. Ainda neste sábado pudemos assistir no Dragãozinho a um desequilibrado duelo contra o vasco da gama onde os números finais alcançaram uns expressivos 108-53.

Esta época sofremos, até este momento, uma única derrota que nos afastou da Final 8 da taça de Portugal. Até ao fim da época espero que possamos manter esta série de vitórias no campeonato da ProLiga e manter a série 100% vitoriosa.

Espero ainda que a promessa do presidente na última AG seja cumprida e que na próxima época (depois de 3 anos fora do mais alto patamar) voltemos a ter basquetebol ao mais alto nível.

Até breve,
Delindro

0 comentários:

Enviar um comentário