04 fevereiro, 2015

VENHA A SEGUNDA PARTE. CONFIANTE? SEMPRE!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Terminado o mês de Janeiro, com o devido fecho de mercado, é tempo de nos focarmos na segunda-parte do nosso jogo que é a época 2014/2015.

A entrada de Hêrnani, uma das revelações do campeonato vem colmatar a lesão de Adrian e, ao mesmo tempo, acrescentar qualidade portuguesa ao plantel. Note-se que existe uma proposta em discussão na Liga de Clubes para que, já na próxima época, os clubes tenham que ter três jogadores formados localmente na ficha de jogo. Além disso, é um jogador que entra na lista da Champions nas vagas que estavam livres para estes mesmos jogadores formados localmente.

Sami parece ser carta fora do baralho para o futuro. Ivo e Otávio podem, e devem, aproveitar este empréstimo e potenciar as suas capacidades, mostrando assim que podemos contar com eles em 2015/2016.

Ainda em relação à lista da Champions, a troca de Andrés por Hélton parece-me natural. O que não me parece natural é Hélton ainda não ser o titular indiscutível na baliza do FC Porto, tal é a diferença de qualidade para com o seu concorrente. A saída de Adrian e a entrada de Reyes é compreensível, dada a longa lesão que Adrian enfrenta. De forma realista, devemos encarar com grande responsabilidade esta eliminatória para estar entre as oito melhores equipas da Europa, algo que já não acontece desde 2008/2009. Tudo o que vier depois… será óptimo!

O mês de Janeiro trouxe-nos de volta Rúben Neves, que continua a mostrar que tem tudo para ser um dos melhores do mundo na sua posição (sei o risco que corro ao afirmar isto, tendo em conta que o futuro - então no futebol! - tem uma série de variáveis, algumas das quais não conseguimos controlar), trouxe-nos Campaña a um bom nível e potenciou as estreias de Ivo e Gonçalo Paciência. Relembro um texto anterior onde falava sobre a qualidade da nossa formação, sobre o treino individual dos PJE, etc. Volto a afirmar que o mal não está na formação mas sim na falta de aposta nestes jogadores. Com Lopetegui, as coisas parecem estar a mudar.

Ainda sobre Lopetegui, não tenho dúvidas em afirmar que, depois de Mourinho, nenhum treinador se envolveu tanto no futuro do clube. Lopetegui não é só treinador da equipa A, é um homem com grande sentido de responsabilidade e que está envolvido em diversas áreas do clube. Foi o homem que pediu alterações no CTFD Olival, foi o homem que aconselhou um nome para coordenar a formação, é o homem que se envolve em questões do clube como os anteriores treinadores não o fizeram. Relembre-se que Lopetegui foi seleccionador de uma das melhores escolas de futebol do mundo, foi responsável máximo pelo Scouting Internacional do Real Madrid (já pensaram na base de dados?), é um homem com humildade e uma grande capacidade de trabalho e sentido de clube. Trabalha a fundo no clube e não só na equipa A.

Ultrapassada a fase de grupos da Taça da Liga, apesar das machadadas que levámos para que isso não acontecesse, vamos defrontar o Marítimo e todos esperamos que o resultado seja diferente do bem recente jogo para o campeonato. De facto, este jogo da Madeira foi o grande ponto negativo do mês de Janeiro. Felizmente, nem com muita paixão “os outros” conseguiram aumentar a distância e, por isso, continuamos vivos. Acreditar até ao fim, fazer bem a nossa parte esperar pelo resto.

Quanto a nós, associados, não nos resta opção que não seja estar com o Futebol Clube do Porto nesta luta. Sempre no apoio ao clube, sem desistir! Como já escrevi várias vezes, só assim temos dignidade para exigir o que quer que seja ao staff e aos atletas.

Por fim, uma palavra para a equipa de Basquetebol e para as constantes vitórias que tem conseguido. A equipa de Andebol perdeu um jogo no Dragão Caixa. O recorde de vitórias estava estabelecido e sabíamos que isto podia acontecer a qualquer momento. Como é habitual, nem por isso deixaram de dar a volta final ao Dragão Caixa, cumprimentando os presentes.

Estamos na luta em todas as modalidades, vamos mostrar que estamos com o Porto e ajudar os nossos atletas para que voltemos a ter mais do que um S. João na nossa cidade.

Confiante? SEMPRE!

Um abraço Portista

2 comentários:

  1. "Ainda sobre Lopetegui, não tenho dúvidas em afirmar que, depois de Mourinho, nenhum treinador se envolveu tanto no futuro do clube. Lopetegui não é só treinador da equipa A, é um homem com grande sentido de responsabilidade e que está envolvido em diversas áreas do clube." - muito bem, estou plenamente de acordo com tudo o que dizes do nosso actual treinador. Mas... já sabes como é: se ele ganhar algo de importante, tudo será relevado; se perder... tudo será esquecido!
    Eu jamais esquecerei a postura dele no nosso Clube.
    Abraço e BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar