15 janeiro, 2015

UM DRAGÃO DE OURO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Já aqui sublinhei mais do que uma vez, que me tenho tornado ao longo dos últimos anos um crítico dos Dragões de Ouro pelas mais diferentes razões. A feira de vaidades em que este evento se tornou, a festa restrita aos amigos dos amigos por oposição à festa do portismo, a falta de verdadeiro amor desinteressado à causa, os critérios mais do que duvidosos na escolha dos galardoados, etc, etc, etc, são alguns dos pontos que me levam a uma cada vez menor identificação com uma gala que deveria ser um orgulho para todos: sócios, funcionários ou simples adeptos e amantes do clube.

Uma das categorias que mais espécie me tem causado a escolha, tem sido a de sócio do ano.
Recordo aqui os últimos 5 vencedores do galardão:

2010 – Rui Moreira
2011 – Paulo Teixeira Pinto
2012 – António Borges
2013 – Lourenço Pinto
2014 – Eduardo Vítor Rodrigues

Não farei comentários... digo apenas: sintomático!
Quantas vezes irão por ano ao Dragão Caixa estes sócios do ano?
Quantos pingos de chuva apanharão estes sócios do ano nos estádios onde o FC Porto joga?
Quantos kms farão por ano estes sócios do ano para acompanhar o clube?
Quantas viagens (excluir as borlas, pf!) por ano farão estes sócios do ano para apoiar o clube?

Não querendo responder a estas perguntas pois poderia escrever coisas feias, quero em particular centrar-me no sócio do ano de 2009: Rui Pedro Soares, actual líder da SAD do Belenenses.

Este Dragão de Ouro que nunca nada fez pelo nosso clube, a não ser estar numa comissão de inquérito da Assembleia da República e confessar-se publicamente portista, tem feito um trajeto profissional com várias suspeitas em seu redor, tendo entrado no futebol por aquele que afinal é o seu verdadeiro clube do coração: o Belenenses!
Desde logo não deixa de ser curioso, caricato ou simplesmente estapafúrdio, que alguém cujo seu primeiro clube não é o FC Porto possa ser considerado sócio/adepto do ano... é uma imbecilidade!

Mas para que a sua imparcialidade jamais pudesse ser posta em causa, o imbecil com tiques de parolo subserviente aos poderes centralistas da capital, fez questão de num acto de heroísmo bacoco e de inolvidável fair-play, assumir como natural a ausência de Miguel Rosa e Deyverson no jogo que o seu clube realizou no bairro de carnide. É que não fosse algum dos dois jogadores ser expulso ou falhar um penalti (o nosso Tozé emprestado ao Estoril afinal é que é o mau!), diz o Dragão do Ano, que foi então melhor eles não jogarem. Claro está que pensar que eles seriam profissionais, defenderiam o seu clube e até pudessem marcar um golo, era um cenário dantesco, seria um crime de lesa pátria, e portanto, mais valeu eles ficarem de fim de semana a repousar e não molestarem a sua suposta entidade patronal.
Ora, como a imbecilidade que rima com bacoca imparcialidade não tem limites, o Dragão de Ouro, veio com mais uma pérola ao ser muito rápido em pedir a despenalização de Deyverson para que este pudesse jogar no Dragão, após uma expulsão normalíssima no jogo do seu clube em Braga para a taça de Portugal.
Viva o Dragão de Ouro que é um gajo porreiro, pá!
Será que está à espera de receber mais algum Carlos Martins, Nelson, Miguel Rosa ou Deyverson, para que estes depois tenham uma caganeira de pastéis na antecedera da visita dos carneiros a Belém??? TENHAM VERGONHA!

Mas essencialmente, corem de vergonha aqueles que o escolheram para sócio do ano... nem para parolo do ano! Corem de vergonha aqueles que insistem em esquecer que o portismo se pratica e não precisa de paladinos da pureza desportiva! Corem de vergonha aqueles que continuam a esquecer todos os que dia após dia, semana após semana, ano após ano, continuam a fazer do apoio ao FC Porto um modo de vida! Corem de vergonha aqueles que pensam que o FC Porto crescerá com o apoio daqueles que falam por conveniência e sempre e apenas com vista a colher benefício próprio.

O PORTO SOMOS NÓS!!!

Até sábado, no sítio do costume... uma bancada perto de um recinto desportivo onde qualquer equipa do FC Porto defenda as nossas cores e o nosso brasão abençoado.

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto com este post grande Norte, mais verdades não podem ser ditas.
    É por estas e por outras que tais que voltamos a ser bons rapazes, os de carnide sempre a roubar sim roubar à descarada e do clube ou sad ou o raio que os parta nada?? o Portismo de hoje em dia é um Portismo de interesses só e mais nada.
    Execepto um ou dois perguntem aos sócios do ano quanto já gastaram do bolso deles para ir ver Porto??

    SEMPRE F.C.PORTO, O DO MESTRE PEDROTO!
    CONTRA TUDO, CONTRA TODOS E CONTRA OS NABOS!

    ResponderEliminar
  2. Jorge da Silva15 janeiro, 2015

    Boas ...
    Concordo em absoluto com o que o meu Amigo Norte disse !!!
    Então a parte da Feira das Vaidades foi a cereja em cima do bolo !!! E Sábado lá estaremos ... com a nossa única vaidade ... defender as cores do Nosso CLUBE !!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. De facto, UMA VERGONHA! Um insulto ao verdadeiro ADEPTO PORTISTA!
    Abraço, Norte.

    ResponderEliminar