08 dezembro, 2014

MEMÓRIA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Resumidamente, o futebol português chegou à seguinte situação: a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, gerida nos últimos anos por Mário Figueiredo, chegou a um caos tal em que faltou dinheiro para o spray de marcação para barreiras, bem como para se pagar aos árbitros, um dos requisitos mínimos para a realização da competição. Relativamente a esta situação, coloco duas perguntas com resposta fácil:

1) Que clube apoiou inicialmente Mário Figueiredo, um “ilustre” advogado cunhado de um dos anti-Portistas mais primários que há, o excelentíssimo presidente do marítimo? Dou uma dica, é o clube cujo estádio tem por vezes problemas de iluminação e sistema de rega, nomeadamente quando o FC Porto vai lá festejar campeonatos.

2) Quem apoiou Mário Figueiredo na sua última reeleição, quando já era evidente o mal-estar com a maioria dos clubes, e após o presidente da mesa da assembleia geral da Liga (apoiante e participante da candidatura de Figueiredo) numa manobra típica de um país africano tipo Ruanda ter por sua “interpretação” jurídica chumbado as outras candidaturas concorrentes de Figueiredo, nomeadamente as de Fernando Seara e Rui Alves? Dou uma dica, é um clube que nos últimos 30 anos foi campeão nacional apenas mais uma vez que o Boavista.

Não sou autista ao ponto de ignorar os graves problemas de organização do futebol português, por exclusiva responsabilidade de um bandalho que foi apoiado pelos dois clubes da 2ª circular. Mas há algo que me parece evidente no meio de toda esta bagunçada em que se transformou a organização do futebol profissional em Portugal: o FC Porto não pode contribuir com mais um cêntimo, nem com mais um minuto que seja do seu precioso tempo (por exemplo, tempo que pode ser utilizado na resolução dos problemas do clube) relativamente àquilo que todos os outros clubes o farão. O FC Porto nunca apoiou, nunca jantou, nem nunca cheirou o c* a Mário Figueiredo, como muitos outros o fizeram nomeadamente os dois clubes da 2ª circular e uma série de clubes que nele votaram devido à promessa de alargamento, o que permitiu a ida de mais clubes de pequena dimensão para a 1ª liga, uma autêntica barbaridade dado o atual contexto económico e social do país.

Os responsáveis do FC Porto com certeza agirão em conformidade com os seus princípios e de acordo com a estabilidade mínima necessária ao normal desenrolar das competições profissionais em Portugal. Mas tenho a CERTEZA absoluta que TODOS os responsáveis do FC Porto, por mais acordos e consensos que sejam necessários fazer, TÊM MEMÓRIA:

• Da agremiação que durante anos foi instrumentalizada pelo regime ditatorial que governou Portugal durante 40 anos e que dominava por completo toda a organização desportiva do país, ganhando sucessivos campeonatos e taças à moda de Calabote, cabendo ao FC Porto o simpático papel de clube regional que de 20 em 20 anos lá ganhava uma tacita de Portugal;

• Da agremiação que, juntamente com outro clube do Minho, tentou através da mais nojenta e ordinária manobra de secretaria (manobra depois dizimada pela justiça no local próprio) afastar o FC Porto da Champions League, após um campeonato ganho com mais de 20 pontos de vantagem;

• Da agremiação cuja televisão oficial através de um seu comentador desejou alto e bom som a morte de Pinto da Costa após mais um campeonato ganho pelo FC Porto, a mesma televisão em que outro comentador apelou à luta através de armas contra as gentes do FC Porto.

• Da agremiação cujos adeptos quase mataram Filipe Santos, incendiaram um autocarro de adeptos do FC Porto que por acaso estava vazio, mataram um adepto de outro clube em plena final do Jamor, etc, etc;

• Da agremiação que é tão nojenta a ganhar como a perder, que liga o sistema de rega e apaga as luzes quando o FC Porto lhe humilha em pleno galinheiro vencendo um campeonato histórico.

• Da agremiação que tem comentadores televisivos (alguns até dirigentes da própria agremiação) cujo único objetivo é destilarem ódio contra o FC Porto, através das mais vis e torpes mentiras, enredos e boatos infundados em relação a tudo e mais alguma coisa que diga respeito ao FC Porto.

Todos nós Portistas sabemos que o jogo do próximo domingo, mais do que simples 3 pontos, representa muito mais que isso. Representa um combate de décadas contra o nosso maior inimigo, aquele que tanto mal já nos tentou fazer dentro e fora do campo. Felizmente nos últimos anos, temos sido nós a fazer-lhes mais mal do que eles a nós. O segredo da preparação do jogo estará em Lopetegui saber incutir nos jogadores a importância do jogo. De resto, a qualidade dos jogadores tem falado por si, vê-se uma evolução na qualidade de jogo da equipa e constata-se um modelo tático, que mal ou bem, está a ser implementado, longe da anarquia tática e constantes erros individuais de quase todos os jogadores num passado nada longínquo. O próximo jogo vale 3 pontos, mas para todos nós vale mais que isso. Não é chavão, nem quero repetir-me, mas esta é a altura para todos nós adeptos, a equipa e os jogadores encarnarem na perfeição o espírito de SER PORTO, que é muito mais que 2 simples palavras.

4 comentários:

  1. "Lampião diz me o que sentes
    De na Europa não ganhar
    Eu juro que nas tuas derrotas
    Eu vou sempre festejar
    Gosto de te ver chorar
    E uma coisa tu vais ver
    Na Europa só o porto vai vencer
    Nunca mais vai acabar
    A maldição que o guttman fez
    A Europa com o caralho outra vez."


    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ou2jROBDg9I

    ResponderEliminar
  2. Portista em Lisboa08 dezembro, 2014

    Nem mais, é isto mesmo que temos de fazer no domingo, ganhar, e de preferência com uma grande exibição para calar estes bandalhos. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Neste domingo, irá ser o dia em que as roubalheiras, as manhas, e toda a porcalhice que eles têm feito durante este campeonato serem desmascaradas.
    A toda a nação portista só peço que o Dragão este domingo seja o verdadeiro inferno para aqueles que dizem ser os "diabos vermelhos".

    ResponderEliminar



  4. @ RCBC

    muito bom! excelente, mesmo.
    "pena" que tenhamos que ser nós, "simples" adeptos a ter que fazer um trabalho que certamente teria maior impacto (inclusive merdiático) se fosse o Clube a tomar a iniciativa...

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar