07 dezembro, 2014

PASSEIO EM COIMBRA

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

académica-FC PORTO, 0-3

Primeira Liga, 12ª jornada
Sábado, 6 Dezembro 2014 - 20:15
Estádio: Estádio Cidade de Coimbra
Assistência: -


Árbitro: Manuel Mota (Braga)
Assistentes: Paulo Vieira e Pedro Fernandes.
4º Árbitro: -.

ACADÉMICA: Lee, Oualembo, Iago Santos, Ricardo Nascimento, Ofori, Fernando Alexandre, Obiora, Rui Pedro, Marcos Paulo, Magique, Salli.
Suplentes: Cristiano (49' Lee), Aníbal Capela, Schumacher, Ivanildo (73' Magique), Nuno Piloto, Aderlan, Rafael Lopes (70' Marcos Paulo).
Treinador: Paulo Sérgio.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Rúben Neves, Herrera, Óliver Torres, Tello, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Marcano, Quaresma (65' Tello), Quintero (55' Danilo), Adrián López, Campaña, Aboubakar (81' Jackson Martínez).
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-2.
Marcadores: Jackson Martínez (13' e 24'), Herrera (47').
Disciplina: Alex Sandro (93').

Julen Lopetegui tinha dito, em conferência de imprensa, que seria necessário um FC Porto forte e personalizado para levar de vencida uma Académica complicada. Foi isso mesmo que se viu em Coimbra: com uma exibição personalizada e segura, os Dragões venceram por 3-0 sem espinhas. Depois da goleada ao Rio Ave na semana passada, a locomotiva continua o seu caminho.

Os portistas provaram que estão prontos para o assalto ao 1º lugar, que tem sido seu por norma nos últimos 30 anos. O golo de Jackson, logo aos 13 minutos, proporcionou aos azuis e brancos a tranquilidade. Antes disso, o colombiano tinha ameaçado por duas vezes o golo. Na primeira vez, aos 3 minutos, chegou mesmo a introduzir a bola na baliza mas um fora-de-jogo impediu que o FC Porto se adiantasse no marcador.

Mas aos 24 minutos, Jackson repetiu a dose num golo fenomenal à entrada da área. O resultado estava praticamente feito e o trabalho estava facilitado. No arranque da segunda parte aos 47 minutos, Herrera, numa desmarcação de Tello, praticamente “fechou” o jogo, que pareceu sempre destinado a uma vitória do FC Porto. A partir daí o FC Porto pôde gerir toda a parte complementar como quis e começou a pensar nos dois próximos compromissos no Dragão com o Shakthar e com o Benfica.

Os dados estavam lançados à partida: não se esperava outra coisa que não fosse uma Académica defensiva a tentar explorar o contra-ataque e um FC Porto dominador e à procura do golo. Assim foi desde o primeiro minuto, mas, ao contrário de outras partidas, os Dragões marcaram na primeira ocasião clara de que dispuseram: numa recuperação de bola de Rúben Neves no meio-campo dos “estudantes”, Jackson recebeu a bola do português, entrou na área e com o pé esquerdo rematou forte e colocado ao ângulo inferior da baliza academista.

A equipa da casa tinha muitas dificuldades em ultrapassar o meio-campo portista, que tomava as rédeas do encontro e, no espaço de 15 minutos, os portistas dispuseram de oportunidades suficientes para resolver o seu destino. Jackson perdeu muito tempo na área num lance perigosíssimo e depois houve outras situações de apuro na baliza de Coimbra. No meio destas situações, aos 24 minutos numa recuperação de bola de Brahimi à entrada da área da Académica, a bola sobrou para Jackson e de pronto o colombiano rematou colocado ao ângulo superior da baliza de Lee.

Na segunda parte, nada se alterou, com a posse de bola do FC Porto a manter-se na casa dos 70 por cento. O terceiro golo surgiu por Herrera, aos 47 minutos, após uma grande assistência de Tello a isolar o mexicano. Este só teve que desviar a bola de Lee.

Mais um ou outro golo poderia ter surgido, nomeadamente por Rúben Neves dentro da área contrária e por Quintero a fechar a partida num remate para fora. No entanto o jogo na 2ª parte foi muito, muito tranquilo. Este foi um jogo raro para Fabiano. O guarda-redes canarinho nunca chegou a fazer uma defesa numa noite fria de inverno.

A vitória desta noite mostram um Dragão que transpira raça, concentrado, que simplificou as coisas e mostrou estar preparado para as duras “batalhas” que se avizinham. O FC Porto recebe o Shakhtar na próxima 4ª feira no Dragão a contar para a última jornada da fase de grupos da champions league e no próximo Domingo será a vez de receber no mesmo palco a equipa de lá de baixo de Marrocos.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “No futebol nada é fácil”

​A vitória do FC Porto em Coimbra acabou por ser tranquila, muito por fruto dos dois golos marcados nos primeiros 24 minutos. Porém, na sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra, Julen Lopetegui afirmou que “no futebol nada é fácil” e que o triunfo azul e branco só foi possível pela “concentração” da equipa num campo complicado. Segue-se o encontro com o Shakhtar Donetsk (quarta-feira, 19h45, sexta e última jornada do grupo H da Champions League), em que poderão alinhar alguns jogadores com menos minutos.

“Estou satisfeito com a mentalidade, a concentração e a atitude, que são coisas que a equipa tem de ter para vencer num campo destes”, resumiu o técnico, que depois elogiou o “acerto” dos portistas na hora de rematar e a “capacidade de controlar o jogo”. Jackson Martínez, autor de dois golos, mereceu uma menção especial: “É um jogador que traz muita coisa à equipa, não só junto à baliza. É um avançado com características para nos ajudar em muitas circunstâncias, com e sem bola. Se marcar, melhor”.

Para além de Jackson, também Rúben Neves mereceu elogios de Lopetegui. “É um jovem que já participou em muitos jogos. Tem de crescer muito mais e, com a atitude e mentalidade que tem, vai continuar a evoluir e crescer e hoje fez um bom jogo. Fez o que lhe pedimos e esteve num bom nível, como o resto da equipa”. O técnico explicou igualmente que Danilo saiu de aos 55 minutos para “não correr riscos” físicos, para além do facto de já ter um cartão amarelo.

Depois do jogo com o Shakhtar segue-se a recepção ao Benfica, para a Liga portuguesa (domingo, 20h00). Na superflash após a partida em Coimbra, Lopetegui considerou que a Champions é “sempre importante” e revelou que poderão alinhar alguns jogadores com menos minutos frente aos ucranianos: “Apesar do primeiro objectivo, a qualificação, e o segundo, o primeiro lugar do grupo, estarem atingidos, vamos procurar fazer um bom jogo frente aos nossos adeptos e vencer”.

Jackson Martínez: “Entrámos muito fortes”

Jackson Martínez apontou dois golos à Académica, o segundo dos quais de fazer levantar qualquer estádio, mas, no final do encontro que o FC Porto venceu por 3-0, o colombiano destacou o trabalho de equipa e não deu muito relevo ao facto de ser agora o melhor marcador da Liga portuguesa, com dez golos.

“Estou muito contente, agradecido, é sempre importante marcar golos, independentemente de serem bonitos ou não. Os golos desfrutam-se sempre e dou parabéns aos companheiros por todo o esforço”, afirmou, em superflash. O colombiano fez depois um breve resumo do encontro: “Entrámos muito fortes, o que não permitiu à Académica fazer um bom jogo no início. Marcar cedo dá sempre maior tranquilidade”.

O avançado sublinhou que a equipa já tem “a cabeça na Champions” e vai aproveitar os quatro dias até ao jogo frente ao Shakhtar Donetsk (quarta-feira, 19h45) para “descansar bem”, voltando ainda a virar o foco para o aspecto colectivo. “Tudo é resultado do bom trabalho que os colegas vão fazendo. Por mais golos que marque, eles são sempre mérito dos companheiros, todos nos esforçamos em benefício da equipa. Os recordes virão em seu devido tempo”, declarou.



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. Um Porto personalizado, forte, determinado. Uma equipa bem orientada, disciplinada, com excelentes jogadores. Um FC Porto à sua própria imagem: JOGAR PARA VENCER!
    “Um Clube de top mundial”, o nosso orgulho. A nossa maior vitória: esse orgulho! O ORGULHO DE SER PORTISTA!

    ResponderEliminar